Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Emmanuela Oliveira
“Últimas Conversas”, imensamente eficaz, deixa ainda mais vivas as lembranças da habilidade maior de Eduardo Coutinho. Dar voz a indivíduos calados e corpo a vivências ocultas. Uma autenticidade que permanece inalterada por mãos corretas, de Jordana Berg e João Moreira Salles.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinemascope
por Frederico Cabala
[...] Coutinho, mesmo cheio de autodesconfiança, mostra uma empatia afinadíssima com os adolescentes. Os personagens se desvelam em filosofias de vida, experiências traumáticas devido ao bullying ou à ausência da figura paterna [...], em diálogos nos quais o diretor é capaz de reduzir a distância de seis décadas.
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
A última conversa do filme é com uma criança, com quem Coutinho se encanta [....] Talvez seja uma nostalgia de ancião: a entrevista pouco acrescenta ao longa, a não ser um discurso pleno de real e desprovido de densidade. No geral, o filme é o fecho notável de uma obra invulgar.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
Mas, ainda uma vez, Coutinho conseguiu o milagre. As experiências de vida que se expõem em seguida, ainda que a contrapelo ou mesmo a contragosto, são de uma riqueza extraordinária.
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
Revista Interlúdio
por Sérgio Alpendre
"Últimas Conversas" é simples só na aparência: uma sala vazia. [...] Há um contraste entre sua [de Coutinho] voz rouca, cheia de marcas do cigarro e da vida, e as vozes e entonações dos jovens [...]. Entre um e outro, temos um filme tortuoso, que encerra sua carreira dignamente e de maneira desconcertante.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Um documentário de depoimentos sinceros e reveladores, que eram financiados pelos Irmãos Moreira Salles e que faziam descortinar um universo encantador e tocante, até mesmo por sua simplicidade.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Cineplayers
por Heitor Romero
Nunca saberemos o que seria de "Últimas Conversas" se não fosse a morte de Coutinho, mas o produto final só atinge tal beleza e força por conta da soma das circunstâncias em que foi realizado.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Neusa Barbosa
"Últimas Conversas" é um retrato provisório deste novo Brasil, fruto das recentes mudanças sociais, o que bate na tela, nos rostos destes jovens, que falam de bullying, religião, conflitos familiares, abusos, preferências musicais.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Críticos.Com.Br
por Carlos Alberto Mattos
Independente do contexto pós-filme, este é um dos trabalhos mais comoventes e divertidos da obra de Coutinho. [...] Uma surpresa fica reservada para a última entrevista, quando o filme quebra seu padrão [e] deixa entrever o que poderia ser um futuro filme seu, [...] quem sabe mais uma obra-prima.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
Coutinho evitava entrevistar gente que tinha alguma coisa a perder – políticos, pessoas ricas, famosos. Aspirava, talvez, a uma pureza absoluta de diálogo que, acreditava, encontraria apenas na infância, no diálogo com crianças. De certa forma, este filme é como a realização póstuma desse desejo.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
O Globo
por Daniel Schenker
Todas as conversas soam interessantes. Talvez suscitem no espectador a vontade de ouvir os jovens durante mais tempo [...] Realizado em formato próximo ao dos recentes documentários de Coutinho [...] “Últimas conversas” encerra com propriedade uma carreira brilhante.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Edu Fernandes
O longa oferece uma oportunidade para a classe média (o público corriqueiro do cinema) entrar em contato com uma parcela da população que, apesar de majoritária numericamente, é praticamente invisível, muda ou fantasiada no cinema brasileiro.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Zero Hora
por Roger Lerina
O resultado desse trabalho conjunto diz tanto sobre o universo observado – o imaginário da juventude brasileira das classes populares – quanto a respeito do observador. Célebre por seu "cinema de conversação" [...], Coutinho emperra em "Últimas Conversas"...
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Gazeta do Povo
por Cristiano Castilho
Não deu errado. Mas não é um grande Coutinho. [...] "Últimas Conversas" é, de certa forma, uma análise qualitativa da juventude da classe média-baixa brasileira.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Almanaque Virtual
“Últimas Conversas”, imensamente eficaz, deixa ainda mais vivas as lembranças da habilidade maior de Eduardo Coutinho. Dar voz a indivíduos calados e corpo a vivências ocultas. Uma autenticidade que permanece inalterada por mãos corretas, de Jordana Berg e João Moreira Salles.
Cinemascope
[...] Coutinho, mesmo cheio de autodesconfiança, mostra uma empatia afinadíssima com os adolescentes. Os personagens se desvelam em filosofias de vida, experiências traumáticas devido ao bullying ou à ausência da figura paterna [...], em diálogos nos quais o diretor é capaz de reduzir a distância de seis décadas.
Folha de São Paulo
A última conversa do filme é com uma criança, com quem Coutinho se encanta [....] Talvez seja uma nostalgia de ancião: a entrevista pouco acrescenta ao longa, a não ser um discurso pleno de real e desprovido de densidade. No geral, o filme é o fecho notável de uma obra invulgar.
Instituto Moreira Salles
Mas, ainda uma vez, Coutinho conseguiu o milagre. As experiências de vida que se expõem em seguida, ainda que a contrapelo ou mesmo a contragosto, são de uma riqueza extraordinária.
Revista Interlúdio
"Últimas Conversas" é simples só na aparência: uma sala vazia. [...] Há um contraste entre sua [de Coutinho] voz rouca, cheia de marcas do cigarro e da vida, e as vozes e entonações dos jovens [...]. Entre um e outro, temos um filme tortuoso, que encerra sua carreira dignamente e de maneira desconcertante.
Rubens Ewald
Um documentário de depoimentos sinceros e reveladores, que eram financiados pelos Irmãos Moreira Salles e que faziam descortinar um universo encantador e tocante, até mesmo por sua simplicidade.
Cineplayers
Nunca saberemos o que seria de "Últimas Conversas" se não fosse a morte de Coutinho, mas o produto final só atinge tal beleza e força por conta da soma das circunstâncias em que foi realizado.
Cineweb
"Últimas Conversas" é um retrato provisório deste novo Brasil, fruto das recentes mudanças sociais, o que bate na tela, nos rostos destes jovens, que falam de bullying, religião, conflitos familiares, abusos, preferências musicais.
Críticos.Com.Br
Independente do contexto pós-filme, este é um dos trabalhos mais comoventes e divertidos da obra de Coutinho. [...] Uma surpresa fica reservada para a última entrevista, quando o filme quebra seu padrão [e] deixa entrever o que poderia ser um futuro filme seu, [...] quem sabe mais uma obra-prima.
Estado de São Paulo
Coutinho evitava entrevistar gente que tinha alguma coisa a perder – políticos, pessoas ricas, famosos. Aspirava, talvez, a uma pureza absoluta de diálogo que, acreditava, encontraria apenas na infância, no diálogo com crianças. De certa forma, este filme é como a realização póstuma desse desejo.
O Globo
Todas as conversas soam interessantes. Talvez suscitem no espectador a vontade de ouvir os jovens durante mais tempo [...] Realizado em formato próximo ao dos recentes documentários de Coutinho [...] “Últimas conversas” encerra com propriedade uma carreira brilhante.
Papo de Cinema
O longa oferece uma oportunidade para a classe média (o público corriqueiro do cinema) entrar em contato com uma parcela da população que, apesar de majoritária numericamente, é praticamente invisível, muda ou fantasiada no cinema brasileiro.
Zero Hora
O resultado desse trabalho conjunto diz tanto sobre o universo observado – o imaginário da juventude brasileira das classes populares – quanto a respeito do observador. Célebre por seu "cinema de conversação" [...], Coutinho emperra em "Últimas Conversas"...
Gazeta do Povo
Não deu errado. Mas não é um grande Coutinho. [...] "Últimas Conversas" é, de certa forma, uma análise qualitativa da juventude da classe média-baixa brasileira.