Após o lançamento de Sexy e Marginal, os diretores John Cassavetes e John Milius recomendaram que Scorsese buscasse um projeto mais pessoal para seu próximo filme. Ambos o encorajaram a concluir o roteiro de Caminhos Violentos e produzi-lo.
O roteiro começou a ser escrito por Martin Scorsese em 1960, em parceria com Mardik Martin. Na época o filme ainda se chamada "Season of the Witch".
Foi o crítico Jay Cocks quem sugeriu a mudança do título original para "Mean Streets", tendo por base uma citação de Raymond Chandler que dizia "down these mean streets a man must go". Scorsese inicialmente o achou pretensioso, mas depois concordou que se encaixava melhor com o filme.
É o 1º de oito filmes em que o diretor Martin Scorsese e o ator Robert De Niro trabalharam juntos. Os demais foram Taxi Driver (1976), New York, New York (1977), Touro Indomável (1980), O Rei da Comédia (1983), Os Bons Companheiros (1990), Cabo do Medo (1991) e Cassino (1995).
Os financiadores queriam que Jon Voight interpretasse Charlie, mas ele recusou o papel.
Este é o 1º de cinco filmes em que Robert De Niro e Harvey Keitel atuam juntos. Os demais foram Taxi Driver - Motorista de Táxi (1976), Amor à Primeira Vista (1984), Cop Land (1997) e A Ponte de San Luis Rey (2003).
A compra dos direitos de uso das canções da trilha sonora custou metade do orçamento disponível.