Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cineweb
por Neusa Barbosa
Um ponto positivo do filme é conseguir equilibrar as complexas discussões teóricas que incendiaram o século 19 com os aspectos pessoais de cada um destes personagens cruciais, o que só valoriza o esforço de cada um para superar os limites de sua época e contextos familiares.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Screen International
por Lee Marshall
Uma rápida caminhada nos sete anos que antecederam a elaboração do Manifesto Comunista, o filme biogáfico de Raoul Peck dos primeiros anos de Karl Marx parece uma mistura entre um drama de BBC de prestígio e o primeiro exemplar de Marx Para Leigos.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Peter Bradshaw
["O Jovem Karl Marx"] não deveria funcionar, mas funciona por conta da inteligência da atuação, da resistência e da concentração do roteiro e da direção.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Télérama
por Samuel Douhaire
O grande mérito do novo filme de Raoul Peck é lembrar que o autor de "O Capital" foi, a princípio, um jovem alegre, amoroso, cheio de energia. Um pensador de talento precoce, cujas ideias surgiram de uma experiência concreta, focada na ação e movida pela raiva.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Ccine10
por Davi Gonçalves
O longa acerta ao não tratar Marx como o “mito” que ele se tornaria no futuro: visto como um homem comum (gente como a gente), Marx talvez jamais seria quem foi se seu caminho não cruzasse com essas pessoas. A direção de Peck, entretanto, é deveras “tradicional”, “clássica”.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
O filme trabalha aqui, e muito bem, a distância entre essa primeira Revolução Industrial e o vertiginosos momentos de transformação propiciados pela tecnologia contemporânea.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Papo de Cinema
por Leonardo Ribeiro
Ainda que sua simpatia pelo pensamento marxista seja perceptível, Peck evita o tratamento ufanista ou panfletário. Pelo contrário, o tom impresso sobre a obra é extremamente sóbrio, se mostrando convencional tanto em termos narrativos quanto formais.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
Uma olhar intelectualmente rigoroso, mas estilisticamente seguro sobre o autor de 20 e poucos anos de "O Capital" e "O Manifesto Comunista", " O Jovem Karl Marx" de Raoul Peck é ao mesmo tempo historicamente impecável e uma decepção fílmica.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Owen Gleiberman
É responsável, mas também é superficial e educado, e comete o pecado gentil das biografias antigas: transforma seu herói em um santo de gesso.
A crítica completa está disponível no site Variety
Observatório do Cinema
por Giovanni Rizzo
Uma introdução audiovisual aos ideais marxistas. A questão é como isso pode ser extremamente simplório, e algo que se inicia como uma boa intenção acaba não tendo um bom desenvolvimento, mostrando-se como um projeto muito mais questionável do que verdadeiramente relevante.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Critikat.com
por Josué Morel
Por fim, a direção de Peck reproduz inteiramente os esquemas das situações e os processos de montagem pertencentes a um "vocabulário" que o cineasta não questiona.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
O Globo
por André Miranda
Quando se espera realismo de um filme sobre Marx, seu “O Jovem Karl Marx” é uma obra estranhamente romântica. Os debates filosóficos são transformados em batalhas de arenas para jovens destilarem suas vaidades.
A crítica completa está disponível no site O Globo
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Cineweb
Um ponto positivo do filme é conseguir equilibrar as complexas discussões teóricas que incendiaram o século 19 com os aspectos pessoais de cada um destes personagens cruciais, o que só valoriza o esforço de cada um para superar os limites de sua época e contextos familiares.
Screen International
Uma rápida caminhada nos sete anos que antecederam a elaboração do Manifesto Comunista, o filme biogáfico de Raoul Peck dos primeiros anos de Karl Marx parece uma mistura entre um drama de BBC de prestígio e o primeiro exemplar de Marx Para Leigos.
The Guardian
["O Jovem Karl Marx"] não deveria funcionar, mas funciona por conta da inteligência da atuação, da resistência e da concentração do roteiro e da direção.
Télérama
O grande mérito do novo filme de Raoul Peck é lembrar que o autor de "O Capital" foi, a princípio, um jovem alegre, amoroso, cheio de energia. Um pensador de talento precoce, cujas ideias surgiram de uma experiência concreta, focada na ação e movida pela raiva.
Ccine10
O longa acerta ao não tratar Marx como o “mito” que ele se tornaria no futuro: visto como um homem comum (gente como a gente), Marx talvez jamais seria quem foi se seu caminho não cruzasse com essas pessoas. A direção de Peck, entretanto, é deveras “tradicional”, “clássica”.
Folha de São Paulo
O filme trabalha aqui, e muito bem, a distância entre essa primeira Revolução Industrial e o vertiginosos momentos de transformação propiciados pela tecnologia contemporânea.
Papo de Cinema
Ainda que sua simpatia pelo pensamento marxista seja perceptível, Peck evita o tratamento ufanista ou panfletário. Pelo contrário, o tom impresso sobre a obra é extremamente sóbrio, se mostrando convencional tanto em termos narrativos quanto formais.
The Hollywood Reporter
Uma olhar intelectualmente rigoroso, mas estilisticamente seguro sobre o autor de 20 e poucos anos de "O Capital" e "O Manifesto Comunista", " O Jovem Karl Marx" de Raoul Peck é ao mesmo tempo historicamente impecável e uma decepção fílmica.
Variety
É responsável, mas também é superficial e educado, e comete o pecado gentil das biografias antigas: transforma seu herói em um santo de gesso.
Observatório do Cinema
Uma introdução audiovisual aos ideais marxistas. A questão é como isso pode ser extremamente simplório, e algo que se inicia como uma boa intenção acaba não tendo um bom desenvolvimento, mostrando-se como um projeto muito mais questionável do que verdadeiramente relevante.
Critikat.com
Por fim, a direção de Peck reproduz inteiramente os esquemas das situações e os processos de montagem pertencentes a um "vocabulário" que o cineasta não questiona.
O Globo
Quando se espera realismo de um filme sobre Marx, seu “O Jovem Karl Marx” é uma obra estranhamente romântica. Os debates filosóficos são transformados em batalhas de arenas para jovens destilarem suas vaidades.