Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Emmanuela Oliveira
Esse talento sublime [da diretora] é de início levemente camuflado por um formato de narrativa mais comercial, com linguagem mais acessível para um público não familiarizado com a obra da japonesa.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Folha de São Paulo
por Carlos Carvalho
Em "Sabor da Vida", a cineasta Naomi Kawase retrata uma singela amizade, com toda a sutileza que é característica do cinema japonês desde os tempos de Yasujiro Ozu, e pode contar com o trunfo que é a emocionante atuação de Kirin Kiki.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Quarto Ato
por Arthur Gadelha
"Sabor da Vida" poderia muito bem ser uma história clichê de alguém que passa a conhecer a “doçura” da vida depois que motivado por uma pessoa inesperada. Mas não. O filme de Naomi Kawase é maduro o suficiente para encontrar muitos discursos entre os próprios significados que constrói [...] Belíssimo.
A crítica completa está disponível no site Quarto Ato
Papo de Cinema
por Leonardo Ribeiro
Através de um aparente despojamento narrativo e visual, Kawase impõe sua mise èn scene naturalista, de movimentos de câmera fluídos e alguns enquadramentos desfocados, que transmitem realismo e delicadeza a cada cena.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
[...] a própria ideia de trazer um confeiteiro que redescobre a doçura metafórica e literal da vida é excessivamente convencional. Ainda assim, não há como negar que, graças ao toque gentil de Kawase, o longa se mostra doce e gentil como a encantadora velhinha que enfoca, o que faz uma imensa diferença.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Gazeta do Povo
por Anderson Gonçalves
Mais do que comida e solidão, “Sabor da Vida” é sobre preconceito, tristeza, envelhecimento e respeito. É daqueles filmes que, talvez ajudados pela sabedoria oriental, conseguem transformar simplicidade em grandeza.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
Variety
por Guy Lodge
O delicado estudo de vida, perda e confeitaria de Naomi Kawase é facilmente a obra mais acessível da autora japonesa. [...] Vai acabar sendo a introdução de muitos à filmografia mais austera e poética de Kawase.
A crítica completa está disponível no site Variety
Cineweb
por Neusa Barbosa
Kawase concretiza cenas de grande beleza plástica, envolvendo as cerejeiras em flor que Tokue admira tanto, num filme que discute a discriminação e o preconceito contra os doentes de hanseníase, antes isolados em sanatórios.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
"Sabor da Vida" visa tão baixo que faz bem em suas modestas ambições. Estas servem para sublinhar a injustiça do antigo tratamento do Japão a pessoas com doenças contagiosas. [...] No geral, um drama delicado que soa exageradamente frágil e enjoativo.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
The Guardian
por Peter Bradshaw
Apesar de alguns momentos tocantes e atuações sinceras, confesso que fiquei exasperado com o sentimentalismo e os estereótipos servidos. O filme tem um acabamento técnico impecável, mas é insípido, artificial, solene, e levemente absurdo.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
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Almanaque Virtual
Esse talento sublime [da diretora] é de início levemente camuflado por um formato de narrativa mais comercial, com linguagem mais acessível para um público não familiarizado com a obra da japonesa.
Folha de São Paulo
Em "Sabor da Vida", a cineasta Naomi Kawase retrata uma singela amizade, com toda a sutileza que é característica do cinema japonês desde os tempos de Yasujiro Ozu, e pode contar com o trunfo que é a emocionante atuação de Kirin Kiki.
Quarto Ato
"Sabor da Vida" poderia muito bem ser uma história clichê de alguém que passa a conhecer a “doçura” da vida depois que motivado por uma pessoa inesperada. Mas não. O filme de Naomi Kawase é maduro o suficiente para encontrar muitos discursos entre os próprios significados que constrói [...] Belíssimo.
Papo de Cinema
Através de um aparente despojamento narrativo e visual, Kawase impõe sua mise èn scene naturalista, de movimentos de câmera fluídos e alguns enquadramentos desfocados, que transmitem realismo e delicadeza a cada cena.
Cinema em Cena
[...] a própria ideia de trazer um confeiteiro que redescobre a doçura metafórica e literal da vida é excessivamente convencional. Ainda assim, não há como negar que, graças ao toque gentil de Kawase, o longa se mostra doce e gentil como a encantadora velhinha que enfoca, o que faz uma imensa diferença.
Gazeta do Povo
Mais do que comida e solidão, “Sabor da Vida” é sobre preconceito, tristeza, envelhecimento e respeito. É daqueles filmes que, talvez ajudados pela sabedoria oriental, conseguem transformar simplicidade em grandeza.
Variety
O delicado estudo de vida, perda e confeitaria de Naomi Kawase é facilmente a obra mais acessível da autora japonesa. [...] Vai acabar sendo a introdução de muitos à filmografia mais austera e poética de Kawase.
Cineweb
Kawase concretiza cenas de grande beleza plástica, envolvendo as cerejeiras em flor que Tokue admira tanto, num filme que discute a discriminação e o preconceito contra os doentes de hanseníase, antes isolados em sanatórios.
The Hollywood Reporter
"Sabor da Vida" visa tão baixo que faz bem em suas modestas ambições. Estas servem para sublinhar a injustiça do antigo tratamento do Japão a pessoas com doenças contagiosas. [...] No geral, um drama delicado que soa exageradamente frágil e enjoativo.
The Guardian
Apesar de alguns momentos tocantes e atuações sinceras, confesso que fiquei exasperado com o sentimentalismo e os estereótipos servidos. O filme tem um acabamento técnico impecável, mas é insípido, artificial, solene, e levemente absurdo.