Pequeno segredo - filme baseado na história real da família Schumann e de sua pequena filha Kat até os dias de sua morte, um filme muito bonito e comovente, uma história que emociona.
História digna de filme, porém explorada de maneira rasa. Falta complexidade aos personagens. Muitas coisas sem fechamento e sem explicação. Poderia ter sido uma grande obra, porém se saiu como uma "sessão da tarde", algo apenas agradável.
Dramatização de uma história triste, mas não se foca nas partes vitais da trama, deveriam ter trabalhado melhor a edição de flashbacks, faltou algo ali.
Os flashbacks necessários para contar as duas épocas em que se passa a história, são extremamente confusos, ( roteirista fraco ), para os que não conheciam a história da família, talvez até para quem conhecia também. O personagem do Marcelo Antonny é decorativo, chega a ser até antipático. O romance de Jeanne e Robert, pouquíssimo explorado, Jeanne com a Kat, nada, o amor da mãe biológica, não existiu no filme, e poderia ter dado um toque especial maior de emoção. A Júlia tenta salvar o filme com sua interpretação, mas a direção e o roteiro não ajudaram. O cenário é bonito, mas é um filme fraco, confuso, cheio de clichês, nada novo. A impressão é que foi feito para a família, em homenagem a Kat.
O filme é bastante melodramático, às vezes até piegas. Mas é extremamente sensível e bastante humano. Como é baseado em um fato real, ganha muita consistência e veracidade. Além de ser uma excelente produção, com belas imagens e boas atuações. Tem uma edição que mistura passado e presente de uma forma bem interessante.
Pontos negativos: Um filme abaixo da expectativa. Muitas falhas no enquadramento, plano e ângulos, câmera em constante close sobre os personagens. A imagem sempre desfocada ao fundo, o cenário sem movimentos secundários. Muito foco na mãe e filha, os outros membros da família, os dois irmãos, nem aparecem em cena. O filme ficou parecendo um documentário. Falha no roteiro. A história foi escrita para quem conhece o fato, quem não conhece, ou não leu a sinopse, fica totalmente sem entender. Um por do sol no leste? Não se explica em que região eles estão. Suponho que seja Santa Catarina, pois a garota está prestes a se apresentar em um balé, que ocorre em Sta. Catarina. Aquilo pareceu uma montagem. Enfatizou-se muito uma região pobre no norte do país. Do sul, onde a história se desenvolve, quase nada foi mostrado. Quando é que o cinema brasileiro irá valorizar as belezas que o Brasil tem? Nosso país é lindo! Chega de enfatizar a miséria. Os atores secundários não eram bons, o que faz com que o expectador "saia de cena".
Ponto positivo: Julia Lemmertz mereceu um prêmio. Maravilhosa!!!! É disso que tenho orgulho!!! Maria Flor também foi espetacular.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade