Quais os conceitos da vida para você?
REGRAS DA VIDA (The Cider House Rules
O longa é dirigido por Lasse Hallström, baseado no livro homônimo de John Irving, e integrou a lista dos indicados ao Oscar em 2000. Ganhou os Oscars de Melhor Ator Coadjuvante (Michael Caine) e Melhor Roteiro Adaptado, além de ter sido indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme em Drama e Melhor Ator Coadjuvante (Michael Caine). Foi indicado ao Leão de Ouro de Melhor Diretor do Festival de Veneza.
REGRAS DA VIDA é uma obra-prima!!! Um filme lindo, singelo, maravilhoso, impactante, surpreendente, tocante, profundo, que ao mesmo tempo é misterioso, intrigante e mergulhado em delicadas questões humanas. O longa tem um conceito, uma mensagem de vida que é questionado por muitos, uns conseguem sentir e se impactar com os relatos, outros nem tanto. O roteiro abrange vários pontos ao longa da trama, como questões sociais, fé, traições, aborto, pedofilia, visões humanas e conceitos de vida. O longa trabalha uma história mais crua, ao relatar os mais delicados pontos de vista de cada um ali presente, ou, o que cada um acredita, ou, a forma que cada um age em determinada situação - ponto alto da trama. O filme levanta questões que nos deixa com várias perguntas como: Quais são as regras da vida para você? De qual lado você está em questões como o aborto? Quais os verdadeiros significados da vida para você? Qual a sua posição perante o personagem Mr Rose? O que você vai levar de ensinamento desse filme?
Lasse Hallström é muito bom com dramas, ele consegue extrair a essência de cada detalhe da sua obra, consegue nos emocionar e nos fazer sorrir. Dois pontos que eu quero destacar - A fotografia e a trilha sonora. Uma fotografia maravilhosa, muito bem executada, de encher os nossos olhos com belos cenários mergulhados na neve. Uma trilha sonora suave, calma, delicada, ao sons de pianos, que nos envolvia e nos deixava maravilhados. Belos cenários contemporâneos, envolvidos em ambientes gelados, que em contrapartida, era confrontados com belos campos de macieiras, com um tom de vida colorido.
Tobey Maguire ainda muito jovem conseguiu um grande destaque no filme. Um órfão que cresceu em um orfanato, aos ensinamentos do Dr. Wilbur Larch, uma espécie de mentor, que lhe ensinou muitas coisas da vida, como a medicina. Porém, Homer Wells deseja buscar seu auto-conhecimento, suas curiosidades na vida, seus verdadeiros interesses, fazer novas descobertas. Nesse ponto ele deixa para trás o orfanato e parte em busca da outra parte da sua vida que ainda não foi despertada, como conhecer o mar, conhecer uma lagosta e se apaixonar. Tobey Maguire entregou um ótimo trabalho, muito bom mesmo, uma grata surpresa, visto que eu não conhecia essa parte da sua carreira.
Michael Caine é o Dr. Wilbur Larch, médico e mentor do orfanato. Junto com as enfermeiras, eles cuidam das crianças órfãs e socorre as pacientes que estão grávidas à beira da morte. Dr. Wilbur Larch defende o aborto e tem as suas razões e suas crenças, o que é confrontado diretamente pelo seu aluno Homer Wells. Um aluno que ele criou como filho, se dedicando ao máximo em todos os aspectos, que ele o via como seu substituto no orfanato. Baita atuação de Michael Caine, um trabalho grandioso, soberbo, muito bem apresentado, com momentos mais dramáticos e tensos. Oscar merecidíssimo de Melhor Ator!
Charlize Theron também era jovem quando interpretou o papel de Candy Kenda em REGRAS DA VIDA. Candy era a mocinha da história, filha de pescador e namorada de guerrilheiro, que vivia entre os campos de macieiras e já tinha passado por uma delicada situação na vida. Charlize Theron foi muito bem, mesma sendo bem jovem, ela segurou muito bem a personagem e não se intimidou em nenhum momento (mesmo nas cenas mais quentes).
Paul Rudd foi Wally Worthington, o namorado de Candy, que partiu para a guerra e a deixou sozinha. Mesmo com uma curta participação, Paul esteve bem em seu personagem. Delroy Lindo viveu o personagem Mr Rose, que trabalhava no campo de macieira junto com sua filha e amigos. Delroy me surpreendeu bastante na trama, eu diria que foi um dos que mais me impactou com suas revelações. Gostei muito da Erykah Badu, sua personagem Rose Rose me surpreendeu e me entristeceu.
Portanto: REGRAS DA VIDA é um filme verdadeiro, que nos faz pensar e refletir sobre várias questões da vida, até mesmo a nossa posição perante os acontecimentos destacados. A forma como é exposto os problemas e as dificuldades de cada personagem, é uma coisa grandiosa no filme, muito bem encaixada, e não foi apelativa, pelo contrário, foi refletiva. Um longa que emociona pela sua simplicidade em demonstrar a vidas daquelas pequenas crianças que viviam no orfanato esperando o dia em que iriam encontrar uma família, ao mesmo tempo nos indigna ao relatar os fatos que presenciamos ao longo da trama.
REGRAS DA VIDA é uma verdadeira filosofia de vida!!!
(detalhe: o filme está no Netflix)