O filme Um estado de liberdade se passa durante a década de 1860 nos EUA, num contexto de guerra civil onde o norte, abolicionista, e o sul, escravocrata, estão no auge da guerra para fazer valer seus ideais. Acompanhamos então a história do soldado confederado sulista Newton Knight que não concorda com os ideais dos povos do sul pois a escravidão só beneficiavam os grandes fazendeiros e as pessoas mais ricas daquela sociedade. Não vendo sentido algum em estar participando daquela guerra, Newton se revolta profundamente após assistir a morte do sobrinho no front de batalha, optando assim em fugir e consequentemente se tornando um desertor e tendo como punição a morte. Então, já como desertor, Newton se une a escravos fugitivos, outros soldados desertores, e pequenos fazendeiros que têm suas fazendas saqueadas pelo exército confederado e lidera uma rebelião e resistência no Mississippi.
De antemão digo que a produção foi primorosa.Toda o figurino e ornamentação muito sólidos, capazes de nos teletransportar àquela época dos fatos. Além da mixagem e som nos darem o real sentimento de que estávamos escondidos dentro de um pantano com a resistência. Como ponto negativo achei que o filme ficou esticado demais, algumas cenas poderiam ser cortadas para que não ficasse tão longo. Mas nada que atrapalhe nossa experiência nessa bela produção.
Em meio a tantas obras ruins na Netflix, esse e uma das exceções, filme de ouro... Como sempre, os filmes bons não tem o devido reconhecimento pela impressa.
Ainda que possa ser visto com "exagerado" na bondade de Newt, a reconstrução histórica, a fotografia e o figurino são sensacionais. Também deve ser considerada a força da mensagem sobre a formação dos EUA. É simplesmente absurdo o filme ser mal avaliado pela crítica e não bater indicado ao Oscar. É um filme que vale pela história e pelo que deixa de ensinamento para os dias de hoje.
Um filme que poderia ter sido levado mais a sério pelos críticos, pois tem suas boas qualidades e algumas falhas normais. Atuações ótimas, principalmente de Matthew McConaughey, que por sinal está esplendido, Roteiro no 1° ato não é bom, mas no 2° e 3° são ótimos. Estado de liberdade é filme que merece ser visto com atenção.
Excelente retrato da guerra civil americana e da luta do povo oprimido, brancos e negros, contra os ricos e poderosos,na luta que dura até hoje. Mccaughney é um ator fenomenal. Extremamente convincente em todo papel que faz, mais uma vez dá seu show particular nessa obra que alguns caracterizam de megalômana, mas que o meu ver conseguiu abordar o principal foco de tudo: a guerra como instrumento de massacre e miséria do povo para favorecimento e mais riqueza dos mais abastados. Adorei.
Matthew McConaughey é o ponto alto do filme e mantém o nível de Interestelar, Clube de Compras Dallas e True Detective, o segundo ato do filme é excelente, no final ele da uma caída mas é um bom filme.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade