Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Adriano Côrtes Santos
704 seguidores
300 críticas
Seguir usuário
4,5
Enviada em 16 de fevereiro de 2019
Filme obrigatório e antológico.Primeiro longa de Nelson Pereira que dirigiu e roteirizou mostrando a pobreza social da cidade mais linda do mundo, Rio de Janeiro. Contraste entre o Rio turístico, as favelas e o submundo. A filmagem acontece fora dos estúdios, com a câmera na rua, e utiliza atores não profissionais.Censurado pelo governo (por dizer que no Rio nunca havia feito 40 graus) e ser tachado de comunista. Cinco meninos que vendem amendoim para comprar uma bola em pontos consagrados do Rio como Copacabana, o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Quinta da Boa Vista e o Estádio do Maracanã. Diversos personagens secundários e outras histórias são contadas paralelamente. Cenas memoráveis. Em 1956, ano seguinte ao lançamento e liberação pela censura, Rio, 40 Graus ganha o Prêmio Saci, de Menção Especial para o diretor, e o Prêmio Governador do Estado, de Melhor Roteiro, ambos em São Paulo. No festival do Distrito Federal, recebe os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Jece Valadão) e Melhor Argumento.
Nelson Pereira dos Santos dirige esse que é considerado um dos melhores filmes da história do cinema nacional, com uma pegada suburbana temos aqui a vida como ela é, com pessoas em estado de pobreza, tanto física como mental, causada por uma sociedade injusta. Vale a pena vê.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade