Boa parte do elenco original de Alien, o 8º Passageiro foi contratado para dublar seus personagens em Alien: Isolation, que inclui duas missões bônus.
Os jogadores de Alien: Isolation são transportados para os sets de filmagens de Alien, o 8º Passageiro nos conteúdos especiais Crew Expendable e Last Survivor. O primeiro deles é situado a bordo da nave Nostromo, enquanto que o segundo retoma a história logo após a tenente Ripley escapar da nave Narcissus.
Embora o jogo se passe no futuro, a tecnologia retratada é feita para olhar como se fosse projetado na década de 1970, a fim de combinar com o visual do primeiro filme da série "Alien".
Em vez de seguir um caminho predeterminado, a inteligência artificial do Alien foi programada para caçar ativamente o jogador por visão, audição e olfato. O Alien I.A foi idealizado com um complexo conjunto de projetos comportamentais, que desbloqueiam progressivamente à medida que incentiva o jogador a criar a ilusão de que o Alien está aprendendo com seus encontros com o mesmo, e ajustando a sua estratégia de caça de forma adequada. Isso inclui a capacidade para o Alien de investigar "fontes secundárias" perturbadoras; por exemplo, se percebe que um armário ou bloqueio de ar está aberta, o Alien vai procurar quem abriu.
O jogo só contará com tiroteios limitado, já que o estúdio sente que os jogos orientados para a ação, como Dead Space tem quadros reais de terror "marginalizados".
O Alien em si foi projetado para ser semelhante ao projeto original de H. R. Giger para a criatura do primeiro filme, incluindo a cabeça semitransparente com crânio visível por baixo. Os desenvolvedores alteraram o projeto Aliens para caracterizar pernas recurvadas em oposição às pernas mais humanóides que o monstro tinha no filme original, a fim de proporcionar ao Alien um ciclo de caminhada que iria realizar-se ao escrutínio durante longos encontros com o jogador.
Os desenvolvedores ficaram frustrados por não conseguir falar sobre Alien: Isolation durante o conturbado lançamento de Aliens: Colonial Marines (2013).
A 20th Century Fox forneceu a Creative Assembly com três terabytes de dados arquivados relacionados ao filme original "Alien", incluindo notas sobre prop e cenografia, fotos dos bastidores, vídeos e gravações de efeitos sonoros originais do filme para ajudar a autêntica Creative Assembly recriar a atmosfera do filme. Entre o material de origem fornecido pela 20th Century Fox, encontrava-se a trilha sonora original do filme, para o qual os desenvolvedores regravaram várias das faixas originais com uma orquestra completa, incluindo alguns dos músicos que trabalharam na trilha sonora do primeiro filme.
O Alien emite vocalizações que o jogador pode ouvir para ganhar a compreensão de suas intenções atuais; um grito pode indicar que a criatura está prestes a atacar, enquanto outros sons podem indicar que o Alien tenha visto alguma coisa, está pesquisando ou perdeu todos os vestígios de sua presa.
A Creative Assembly anunciou duas peças de pré-venda DLC. Todos os pedidos antecipados recebem um upgrade gratuito para a Edição Nostromo, que inclui a missão "Tripulação Dispensável" com a equipe original da Nostromo. Além disso, ao ordenar a Edição Ripley de seletas lojas os jogadores receberão a missão "Último Sobrevivente", que apresenta Ellen Ripley tentando definir o sistema de auto-destruição e fugir a bordo do Narcissus.
Alien: Isolation possui um motor de som dinâmico, que faz com que os efeitos de áudio e música mudem de forma apropriada com base nas ações dos jogadores, como se eles estivessem se escondendo ou fugindo do Alien.
O jogo é ambientado entre "Alien" e "Aliens".
O jogo apresenta um sistema de crafting que permite ao jogador criar armas e ferramentas para se defender. Objetos Crafting aparecem em locais aleatórios, forçando os jogadores a explorar o nível para encontrá-los em cada jogada, em vez de memorizar suas localizações. Os jogadores também irão encontrar computadores e outros dispositivos que podem hackear para acessar informações ou engatilhar no jogo acções, usando um sistema que é semelhante ao acompanhamento de fita de vídeo.
Os níveis são concebidos para serem não-linear com múltiplos pontos de entrada e saída para cada sala, proporcionando rotas alternativas, tanto para o Alien quanto para o jogador atacar ou fugir, respectivamente.
A voz de Marshal Waits é dublada por William Hope, que interpreta o Tenente Gorman em "Aliens".
O design da personagem de Amanda Ripley é baseado na atriz britânica Elizabeth Inglis durante sua juventude. Inglis é a falecida mãe da atriz Sigourney Weaver, intérprete de Ellen Ripley nos filmes. A primeira referência de Amanda Ripley no Alien era uma fotografia de Amanda que é visto na Edição Especial estendida de Alien, em que Amanda é mostrada como uma mulher idosa em uma foto dada a Ripley por Burke antes da cena da sala de conferências. Uma foto de Inglis foi usado para essa cena.
A Creative Assembly criou entre 70 e 80 diferentes tipos de animação para o Alien.