Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Zero Hora
por Daniel Feix
"Dólares de Areia" é um filme aparentemente simples sobre o amor impossível, mas que usa as questões morais contidas nessa aproximação de universos opostos para forjar uma dramaturgia complexa e absolutamente rica.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Cinema com Rapadura
por Thiago Siqueira
Em seus ágeis 80 minutos de projeção, o filme jamais julga severamente seus personagens, mostrando de maneira honesta os seus respectivos sofrimentos e os motivos para suas ações “condenáveis”. Neste sentido, Geraldine Chaplin e Yanet Mojica exibem não só uma química formidável, como também uma entrega sincera...
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Estado de Minas
por Carolina Braga
A câmera de Laura Guzmán e Israel Cárdenas se afasta positivamente das belezas naturais da República Dominicana. Há mar e praia, mas distantes do glamour. O que importa é tentar entender a cabeça e o sentimento dos personagens.
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
"Dólares de Areia" poderia ser apenas uma caricatura do turismo sexual, não fossem a delicadeza com que a história é tratada e a dedicação do elenco em jamais resvalar para a caricatura nesse tema tão propício aos clichês.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Papo de Cinema
por Robledo Milani
Um filme sem respostas óbvias, que conduz seu espectador por momentos tensos e reveladores, mas sem passagens gratuitas ou desnecessárias. Não que seja uma obra difícil, pois antes de qualquer coisa sabe recompensar à altura os que a ela se dedicarem com o afinco necessário.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Screen International
por Lee Marshall
Um filme em constante movimento, sobre pessoas sempre em trânsito (em motocicletas, a pé, na vida). Em "Dólares de Areia", a questão sobre ficar ou partir, e para onde ir, ganha uma resonância existencial.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Hollywood Reporter
por Jonathan Holland
O romance da areia e o realismo dos dólares repousam lado a lado com elegância nesse sutil e reflexivo terceiro filme de Israel Cardenas e Laura Amelia Guzmán. [...] Sua decisão de priorizar a veracidade da observação ao invés de meios meramente dramáticos pode soar lânguido para muitos.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Jay Weissberg
A atuação magnífica de Geraldine Chaplin adiciona profundidade a este filme incrivelmente sensível, um retrato sem julgamentos de uma relação lésbica desigual.
A crítica completa está disponível no site Variety
A Tarde
por Adalberto Meireles
O filme se ergue por um eixo movido pelo distanciamento dramático. [...] Guzmán e Cárdenas preferem a neutralidade, o movimento sutil e silencioso que acompanha o sentimento de Anne, Noelí e Yeremi, o que de certo modo esvazia, mas não compromete o interesse pelo filme.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Cineweb
por Neusa Barbosa
A grande joia do filme é mesmo Geraldine Chaplin. Sua Anne é nunca menos do que comovente, mesmo que também fique claro um viés manipulador, colonialista, até, em algumas de suas atitudes.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Almanaque Virtual
por Filipe Pereira
A observação passiva e tediosa das frivolidades do cotidiano grafam a amálgama entre ficção e documentário. A base da história é demasiado frágil, fazendo da comparação de fundamentos na areia algo óbvio, dada a não solidez do guião...
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
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Zero Hora
"Dólares de Areia" é um filme aparentemente simples sobre o amor impossível, mas que usa as questões morais contidas nessa aproximação de universos opostos para forjar uma dramaturgia complexa e absolutamente rica.
Cinema com Rapadura
Em seus ágeis 80 minutos de projeção, o filme jamais julga severamente seus personagens, mostrando de maneira honesta os seus respectivos sofrimentos e os motivos para suas ações “condenáveis”. Neste sentido, Geraldine Chaplin e Yanet Mojica exibem não só uma química formidável, como também uma entrega sincera...
Estado de Minas
A câmera de Laura Guzmán e Israel Cárdenas se afasta positivamente das belezas naturais da República Dominicana. Há mar e praia, mas distantes do glamour. O que importa é tentar entender a cabeça e o sentimento dos personagens.
Estado de São Paulo
"Dólares de Areia" poderia ser apenas uma caricatura do turismo sexual, não fossem a delicadeza com que a história é tratada e a dedicação do elenco em jamais resvalar para a caricatura nesse tema tão propício aos clichês.
Papo de Cinema
Um filme sem respostas óbvias, que conduz seu espectador por momentos tensos e reveladores, mas sem passagens gratuitas ou desnecessárias. Não que seja uma obra difícil, pois antes de qualquer coisa sabe recompensar à altura os que a ela se dedicarem com o afinco necessário.
Screen International
Um filme em constante movimento, sobre pessoas sempre em trânsito (em motocicletas, a pé, na vida). Em "Dólares de Areia", a questão sobre ficar ou partir, e para onde ir, ganha uma resonância existencial.
The Hollywood Reporter
O romance da areia e o realismo dos dólares repousam lado a lado com elegância nesse sutil e reflexivo terceiro filme de Israel Cardenas e Laura Amelia Guzmán. [...] Sua decisão de priorizar a veracidade da observação ao invés de meios meramente dramáticos pode soar lânguido para muitos.
Variety
A atuação magnífica de Geraldine Chaplin adiciona profundidade a este filme incrivelmente sensível, um retrato sem julgamentos de uma relação lésbica desigual.
A Tarde
O filme se ergue por um eixo movido pelo distanciamento dramático. [...] Guzmán e Cárdenas preferem a neutralidade, o movimento sutil e silencioso que acompanha o sentimento de Anne, Noelí e Yeremi, o que de certo modo esvazia, mas não compromete o interesse pelo filme.
Cineweb
A grande joia do filme é mesmo Geraldine Chaplin. Sua Anne é nunca menos do que comovente, mesmo que também fique claro um viés manipulador, colonialista, até, em algumas de suas atitudes.
Almanaque Virtual
A observação passiva e tediosa das frivolidades do cotidiano grafam a amálgama entre ficção e documentário. A base da história é demasiado frágil, fazendo da comparação de fundamentos na areia algo óbvio, dada a não solidez do guião...