Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Filippo Pitanga
O cineasta consegue demonstrar a imprescindibilidade de sua direção segura se fazendo presente em momentos cruciais, pela já elogiada direção de atores, advinda da sua experiência com teatro, já que este é apenas seu terceiro longa, como também na montagem fora de ordem cronológica.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Boston Globe
por Ty Burr
[...] “Manchester à Beira-Mar" é uma experiência que vale a pena; nem tanto pela magnitude de seu impacto ou pela exótica grandeza de seu cenário, mas pela forma como o filme ilumina e faz brilhar a quietude e a realidade com que nós e nossos vizinhos lidamos com a vida, e também como não lidamos.
A crítica completa está disponível no site Boston Globe
Chicago Sun-Times
por Richard Roeper
[...] há algo shakesperiano no escopo da trama e nas emoções universais que são retratadas. "Manchester à Beira-Mar" é o melhor filme que vi neste ano.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Humanidade, aliás, é a palavra-chave para definir "Manchester à Beira-Mar", que não obriga seus personagens a se comportarem de forma artificial em busca do drama fácil...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cinepop
por Pablo R. Bazarello
Os envolvidos, em especial o diretor Kenneth Lonergan, estão de parabéns pela tamanha sensibilidade, e a criação de um produto artístico que não nos deixará mais, ressoando para sempre em nossas mentes e corações.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Collider
por Adam Chitwood
O diretor Kenneth Lonergan retrata os efeitos da perda e do luto de maneira ao mesmo tempo muito particular e universal, apoiando-se numa ótima atuação do elenco e numa espetacular performance de Casey Affleck.
A crítica completa está disponível no site Collider
Critikat.com
por Damien Bonelli
Uma direção extremamente atenta, que entrelaça as temporalidades e os gêneros (drama e comédia), com um domínio excepcional tanto do trabalho do roteiro quanto da direção.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Observatório do Cinema
por Bruno Pinheiro
Um filme que, desde o início, procura realizar um profundo mergulho dentro de cada personagem da trama, realizando assim, um estudo do sujeito e de sua maior angústia, a morte.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Screen International
por Fionnuala Halligan
O retorno extremamente emocionante de Kenneth Lonergan aos cinemas depois das tribulações de "Margaret" demonstra como ele é um narrador de raro talento, ritmando sua narrativa em um mundo que respira vida e guiando a magnífica performance de Casey Affleck, a melhor de toda a sua carreira.
A crítica completa está disponível no site Screen International
ScreenCrush
por Mike Sampson
"Manchester à Beira-Mar" deve seu sucesso, em parte, ao intenso realismo dos diálogos. Os personagens gaguejam e falam um por cima do outro. Não existe didatismo e o filme nunca sente a necessidade de explicar demais.
A crítica completa está disponível no site ScreenCrush
The Playlist
por Noel Murray
"Manchester à Beira-Mar" é o tipo de filme que não parece estar caminhando para lugar nenhum durante a maior parte do tempo. E então, quase inesperadamente, ele chega.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Variety
por Justin Chang
A eternidade do luto e a esperança de redenção são temas tão antigos quanto a própria dramaturgia, mas eles raramente são apresentados através do turbilhão extraordinário de amor, raiva, ternura e humor seco que é "Manchester à Beira-Mar"...
A crítica completa está disponível no site Variety
Washington Post
por Ann Hornaday
“Manchester à Beira-Mar” é um filme de beleza e coração transcendentes. Mesmo em suas profundezas mais melancólicas, este filme transborda uma vida direta, honesta e infatigável.
A crítica completa está disponível no site Washington Post
Screen Rant
por Sandy Schaefer
"Manchester à Beira-Mar" é um raro filme que explora plenamente os efeitos devastadores que uma tragédia pode ter não apenas na vida de uma pessoa, mas nos outros ao redor dela, ao invés de usar um evento trágico como reviravolta barata para um drama superficial.
A crítica completa está disponível no site Screen Rant
CineClick
por Iara Vasconcelos
Casey Affleck convence na pele desse sujeito "esquisitão", de olhar morto, mas seu personagem não lhe permite avançar em termos de atuação. Mas sejamos justos, a ideia de Lee é justamente que suas emoções sejam contidas ao extremo.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinemação
por Daniel Cury
Casey Affleck, de fato, atua de maneira primorosa, e consegue dar a carga dramática necessária ao personagem, passando sempre a impressão de uma bomba prestes a explodir – e quase explode em uma forte cena na delegacia.
A crítica completa está disponível no site Cinemação
Críticos.Com.Br
por Hamilton Rosa Junior
O passado é um novelo que vai acumulando mal-entendidos e equívocos e, de uma forma sempre elegante, jogando com uma espécie de fora de campo do som e das palavras, Kenneth Lonergan vai nos alertando para o que ficou por dizer.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
Essa estrutura em espiral pede certa paciência ao espectador. Atitude que será recompensada pela delicadeza e profundidade dedicadas ao tema central - o que fazer de uma dor que não passa, como levar a vida adiante após um trauma sem possibilidade de assimilação?
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
New York Times
por A. O. Scott
Casey Affleck, em uma das mais corajosas e disciplinadas performances cinematográficas dos últimos anos, retrata tanto a avalanche interior de emoções de Lee quanto o decoro entorpecido que a interrompe.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
Sem oferecer respostas fáceis para os questionamentos complexos propostos, Lonergan faz um filme bonito, com destaque à organicidade do transcorrer análogo ao comportamento do mar, ou seja, alternando agitações e calmarias.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
Casey Affleck [...] vai muito longe psicologicamente e leva o público junto em uma jornada dura e inesquecível. O elogio se estende à Michelle Williams, que tem poucas cenas como a ex-mulher do protagonista, mas se entrega de corpo e alma em cada uma delas.
A crítica completa está disponível no site Preview
Rolling Stone
por Paulo Cavalcanti
O diretor e roteirista, Kenneth Lonergan, não usa de melodrama – nada de epifania, grandes discursos ou redenção. Mesmo com temas pesados, o longa tem um humor que aparece na hora certa. "Manchester à Beira-Mar" mostra vidas banais e rotineiras.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
[...] Casey Affleck se aprofunda, aqui, mais do que nunca, com sua postura esquisita, suas hesitações e seu discurso rascante sendo uma expressão significativa da complexidade de seu personagem...
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Louis Guichard
A beleza quase clássica de "Manchester à Beira-Mar" evoca os dramas destinados ao público adulto que Hollywood costumava produzir nos anos 1980, com Al Pacino, Dustin Hoffman, Robert De Niro...
A crítica completa está disponível no site Télérama
Cinemascope
por Guilherme Franco
"Manchester À Beira-Mar" não cutuca a ferida do luto que a maioria das pessoas têm dentro de si, ele arranha discreta e friamente deixando tudo em dormência.
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Cineweb
por Neusa Barbosa
Nada, aliás, em "Manchester à Beira-Mar" é derramado ou excessivo – basta a realidade da tragédia na vida de Lee e Randi. É aí que Lonergan exerce sua afinação de dramaturgo que também é, desfiando com sutileza o impasse de seu protagonista, sem visar sua redenção.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Cineplayers
por Pedro Tavares
Se o melodrama é um gênero de exatidão e não de subjetividade, Kenneth Lonergan consegue o balanço necessário para que o filme seja, antes de tudo, o fim do abismo e ode à observação.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
O Globo
por Daniel Schenker
A sensibilidade do diretor, com experiência acumulada no teatro, aparece especialmente na relação protetora que Joe estabelece com Lee [...] O filme, porém, bate na tela de maneira previsível, impressão acentuada pela alternância entre passado e presente.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
[...] para quem gosta de um bom filme baseado na construção de personagens e revelações, cada uma a seu ritmo, se trata de um belo filme, sensível e até emocionante.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
The Guardian
por Lanre Bakare
"Manchester à Beira-Mar" é um estudo sobre uma família disfuncional e sobre a pior perda imaginável na vida de uma pessoa, mas cuja potência é diluída pelo fato de ser filtrada pela performance comedida de Casey Affleck.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Embora abuse da duração e apele para o tristíssimo (e manjado) Adágio, de Albinoni, para pontuar a sequência mais trágica da história, o realizador mostra pulso firme no enfoque do drama de seu protagonista sem cair na tentação do sentimentalismo
A crítica completa está disponível no site Veja
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Almanaque Virtual
O cineasta consegue demonstrar a imprescindibilidade de sua direção segura se fazendo presente em momentos cruciais, pela já elogiada direção de atores, advinda da sua experiência com teatro, já que este é apenas seu terceiro longa, como também na montagem fora de ordem cronológica.
Boston Globe
[...] “Manchester à Beira-Mar" é uma experiência que vale a pena; nem tanto pela magnitude de seu impacto ou pela exótica grandeza de seu cenário, mas pela forma como o filme ilumina e faz brilhar a quietude e a realidade com que nós e nossos vizinhos lidamos com a vida, e também como não lidamos.
Chicago Sun-Times
[...] há algo shakesperiano no escopo da trama e nas emoções universais que são retratadas. "Manchester à Beira-Mar" é o melhor filme que vi neste ano.
Cinema em Cena
Humanidade, aliás, é a palavra-chave para definir "Manchester à Beira-Mar", que não obriga seus personagens a se comportarem de forma artificial em busca do drama fácil...
Cinepop
Os envolvidos, em especial o diretor Kenneth Lonergan, estão de parabéns pela tamanha sensibilidade, e a criação de um produto artístico que não nos deixará mais, ressoando para sempre em nossas mentes e corações.
Collider
O diretor Kenneth Lonergan retrata os efeitos da perda e do luto de maneira ao mesmo tempo muito particular e universal, apoiando-se numa ótima atuação do elenco e numa espetacular performance de Casey Affleck.
Critikat.com
Uma direção extremamente atenta, que entrelaça as temporalidades e os gêneros (drama e comédia), com um domínio excepcional tanto do trabalho do roteiro quanto da direção.
Observatório do Cinema
Um filme que, desde o início, procura realizar um profundo mergulho dentro de cada personagem da trama, realizando assim, um estudo do sujeito e de sua maior angústia, a morte.
Screen International
O retorno extremamente emocionante de Kenneth Lonergan aos cinemas depois das tribulações de "Margaret" demonstra como ele é um narrador de raro talento, ritmando sua narrativa em um mundo que respira vida e guiando a magnífica performance de Casey Affleck, a melhor de toda a sua carreira.
ScreenCrush
"Manchester à Beira-Mar" deve seu sucesso, em parte, ao intenso realismo dos diálogos. Os personagens gaguejam e falam um por cima do outro. Não existe didatismo e o filme nunca sente a necessidade de explicar demais.
The Playlist
"Manchester à Beira-Mar" é o tipo de filme que não parece estar caminhando para lugar nenhum durante a maior parte do tempo. E então, quase inesperadamente, ele chega.
Variety
A eternidade do luto e a esperança de redenção são temas tão antigos quanto a própria dramaturgia, mas eles raramente são apresentados através do turbilhão extraordinário de amor, raiva, ternura e humor seco que é "Manchester à Beira-Mar"...
Washington Post
“Manchester à Beira-Mar” é um filme de beleza e coração transcendentes. Mesmo em suas profundezas mais melancólicas, este filme transborda uma vida direta, honesta e infatigável.
Screen Rant
"Manchester à Beira-Mar" é um raro filme que explora plenamente os efeitos devastadores que uma tragédia pode ter não apenas na vida de uma pessoa, mas nos outros ao redor dela, ao invés de usar um evento trágico como reviravolta barata para um drama superficial.
CineClick
Casey Affleck convence na pele desse sujeito "esquisitão", de olhar morto, mas seu personagem não lhe permite avançar em termos de atuação. Mas sejamos justos, a ideia de Lee é justamente que suas emoções sejam contidas ao extremo.
Cinemação
Casey Affleck, de fato, atua de maneira primorosa, e consegue dar a carga dramática necessária ao personagem, passando sempre a impressão de uma bomba prestes a explodir – e quase explode em uma forte cena na delegacia.
Críticos.Com.Br
O passado é um novelo que vai acumulando mal-entendidos e equívocos e, de uma forma sempre elegante, jogando com uma espécie de fora de campo do som e das palavras, Kenneth Lonergan vai nos alertando para o que ficou por dizer.
Estado de São Paulo
Essa estrutura em espiral pede certa paciência ao espectador. Atitude que será recompensada pela delicadeza e profundidade dedicadas ao tema central - o que fazer de uma dor que não passa, como levar a vida adiante após um trauma sem possibilidade de assimilação?
New York Times
Casey Affleck, em uma das mais corajosas e disciplinadas performances cinematográficas dos últimos anos, retrata tanto a avalanche interior de emoções de Lee quanto o decoro entorpecido que a interrompe.
Papo de Cinema
Sem oferecer respostas fáceis para os questionamentos complexos propostos, Lonergan faz um filme bonito, com destaque à organicidade do transcorrer análogo ao comportamento do mar, ou seja, alternando agitações e calmarias.
Preview
Casey Affleck [...] vai muito longe psicologicamente e leva o público junto em uma jornada dura e inesquecível. O elogio se estende à Michelle Williams, que tem poucas cenas como a ex-mulher do protagonista, mas se entrega de corpo e alma em cada uma delas.
Rolling Stone
O diretor e roteirista, Kenneth Lonergan, não usa de melodrama – nada de epifania, grandes discursos ou redenção. Mesmo com temas pesados, o longa tem um humor que aparece na hora certa. "Manchester à Beira-Mar" mostra vidas banais e rotineiras.
The Hollywood Reporter
[...] Casey Affleck se aprofunda, aqui, mais do que nunca, com sua postura esquisita, suas hesitações e seu discurso rascante sendo uma expressão significativa da complexidade de seu personagem...
Télérama
A beleza quase clássica de "Manchester à Beira-Mar" evoca os dramas destinados ao público adulto que Hollywood costumava produzir nos anos 1980, com Al Pacino, Dustin Hoffman, Robert De Niro...
Cinemascope
"Manchester À Beira-Mar" não cutuca a ferida do luto que a maioria das pessoas têm dentro de si, ele arranha discreta e friamente deixando tudo em dormência.
Cineweb
Nada, aliás, em "Manchester à Beira-Mar" é derramado ou excessivo – basta a realidade da tragédia na vida de Lee e Randi. É aí que Lonergan exerce sua afinação de dramaturgo que também é, desfiando com sutileza o impasse de seu protagonista, sem visar sua redenção.
Cineplayers
Se o melodrama é um gênero de exatidão e não de subjetividade, Kenneth Lonergan consegue o balanço necessário para que o filme seja, antes de tudo, o fim do abismo e ode à observação.
O Globo
A sensibilidade do diretor, com experiência acumulada no teatro, aparece especialmente na relação protetora que Joe estabelece com Lee [...] O filme, porém, bate na tela de maneira previsível, impressão acentuada pela alternância entre passado e presente.
Rubens Ewald
[...] para quem gosta de um bom filme baseado na construção de personagens e revelações, cada uma a seu ritmo, se trata de um belo filme, sensível e até emocionante.
The Guardian
"Manchester à Beira-Mar" é um estudo sobre uma família disfuncional e sobre a pior perda imaginável na vida de uma pessoa, mas cuja potência é diluída pelo fato de ser filtrada pela performance comedida de Casey Affleck.
Veja
Embora abuse da duração e apele para o tristíssimo (e manjado) Adágio, de Albinoni, para pontuar a sequência mais trágica da história, o realizador mostra pulso firme no enfoque do drama de seu protagonista sem cair na tentação do sentimentalismo