Viúva Negra (Black Widow)
Desde 2019 que não temos um filme da Marvel, sendo que de lá pra cá ela passou a investir nas séries dos seus personagens. O próprio filme da Viúva Negra foi adiado diversas vezes por causa da pandemia, o que de fato contribuiu ainda mais pra todo esse tempo.
Eu sempre achei que a Natasha Romanoff merecia ter seu filme solo, assim como o próprio Clint Barton/Gavião Arqueiro, isso desde a época dos Vingadores. Talvez este filme tenha chegado um pouco tarde demais, ou não na época que realmente deveria ter saído. Dessa forma eu vejo Viúva Negra mais como um tributo do que propriamente uma surpresa, por de fato achar que seu filme solo deveria ter saído antes da sua morte em "Vingadores: Ultimato", acho que causaria mais impacto.
Viúva Negra tem um começo muito bom, de fato a parte inicial é muito boa e conversa diretamente com o seguimento adotado pelo roteiro. Como o fato da Natasha Romanoff reviver todo o seu passado e descobrir que o programa responsável pela sua criação e treinamento ainda existir e continuar fazendo novas vítimas. Cate Shortland tem uma direção ok, afinal de contas não seria uma tarefa nada fácil contar a história de uma personagem cujo o seu final todos já conhecerem.
Natasha Romanoff sempre foi conhecida como uma espiã, porém seu filme não é propriamente uma espionagem, também temos os seus dramas e seu conflitos familiares. O longa aposta bastante na ação e traz cenas de lutas bem coreografadas, o que de fato nos faz lembrar diretamente de "Capitão América: Guerra Civil" (a própria inspiração do filme). O elenco conhecido como uma segunda família de Natasha é até funcional, apesar de achar que faltou espaço e tempo para criarmos uma empatia por cada um. Já entre as duas irmãs a empatia foi alcançada rapidamente.
Porém, mesmo com todos os pontos positivos destacados, Viúva Negra pode soar como um filme mais do mesmo, onde não temos grandes surpresas ou grandes reviravoltas. Talvez pelo fato da própria Viúva Negra já ter sido bastante explorada dentro do universo Marvel em todos os filmes que ela apareceu? Bem, eu não sei! O vilão que imita tudo que ver eu achei bem razoável, no começo eu até achei que ele oferecia mais perigo do que de fato foi entregue. O personagem Dreykov (Ray Winstone) é bem questionável.
Scarlett Johansson sempre foi uma realidade ao interpretar a Viúva Negra (como já vimos ao longo de todos esses anos) e mesmo com um certo atraso em seu filme solo, ela se despede bem da sua icônica personagem. A lindíssima Florence Pugh entrega uma ótima personagem, que consegue alcançar uma química muito boa (de irmã) com a Scarlett Johansson. A personagem Yelena me chamou bastante a atenção ao longo de todo o filme, achei uma personagem bem interessante e com muito potencial. David Harbour tem um começo promissor, mas depois fica canastrão e caricato demais, acho que deram uma pesada de mão encima do seu personagem do meio para o final do filme. Rachel Weisz é uma ótima atriz, porém pouco aproveitada no filme, eu fiquei com um gostinho de quero mais da sua personagem Melina Vostokoff.
Mesmo com todos os problemas que o longa enfrentou até a sua estreia e mesmo achando que poderiam ter lançado o filme bem antes, Scarlett Johansson consegue fechar muito bem o seu ciclo e a sua história como Natasha Romanoff/Viúva Negra.[18/07/2021]