Ela Volta na Quinta
    • Estado de São Paulo
    • Folha de São Paulo

Revista Interlúdio

por Heitor Augusto

[...] no filme de André Novais de Oliveira o que se retém é aquele sabor de filme temperado em tom menor. A verdade é que para a minha memória "Ela Volta na Quinta" ainda não acabou, continua sendo exibido.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Cinegrafando

por Ingrid Xavier

Num momento em que o cinema nacional se cerca de artifícios para parecer realidade, a falta destes em Ela Volta na Quinta pode causar estranhamento, mas é sem dúvida revigorante. A ousadia de se colocar diante das lentes sem firulas leva o filme a um outro nível de humanidade.

A crítica completa está disponível no site Cinegrafando

Cineplayers

por André LDC

E embora não haja uma abordagem explícita da questão racial no Brasil, há um discurso equilibrado e seguro quanto à auto-afirmação do negro no cinema brasileiro. Contra estereótipos e desfeitas [...] nada mais apropriado do que uma naturalidade oriunda de muita reflexão e sensibilidade imagética.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Neusa Barbosa

Até que ponto esta história toda tem um fundo de verdade e os personagens a estão reencenando ? [...] Andando nessa linha fina, o filme constrói aí sua originalidade, seguindo um percurso de risco e experimentação que pode ser fértil para apontar caminhos e firmar novos nomes do cinema brasileiro.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cinética

por Raul Arthuso

Novais deixa suas personagens dominarem e a duração estendida do plano marca um olhar para a integridade da fala e seu emissor, tenta encontrar um ritmo próprio para cada uma das personagens [...]

A crítica completa está disponível no site Cinética

O Globo

por Daniel Schenker

Por meio desses discretos conflitos, o diretor transcende o espaço da casa de Maria José e Norberto e confere importância a um arco maior (a grande Belo Horizonte). Tudo é mostrado sem qualquer pressa. André Novais preserva os tempos naturais das ações (como carregar uma geladeira) e conversas.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Marcelo Hessel

Novais propõe com seu longa uma dramaturgia que parte da intimidade, do caseiro, do secreto (às vezes até do vergonhoso), e se resolve socialmente, na alteridade, sem escândalos. Não é pouca coisa.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Cinemascope

por Guilherme Franco

"Ela Volta na Quinta" chega para discutir os comodismos e hipocrisias do dia-a-dia, injetando poesia e se distanciando emotivamente de nossas opiniões, assim como colocando frente a frente velhos hábitos e comportamentos que se congelaram e colocam uma armadura prensada em muitos sistemas nervosos por aí.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Almanaque Virtual

por Filipe Pereira

"Ela Volta na Quinta" é um drama mais comum do que a pretensa modernidade gosta de admitir. [...] Nada de novo fecha o filme, reafirmando a esmagante rotina na vida dos personagens, tudo prossegue como sempre foi, emulando a vida.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Estado de São Paulo

por A redação

Os "atores" não interpretam. Não se vê neles qualquer intenção de teatralizar cenas. Eles passam diante da câmera como se apenas repetissem atos e situações com os quais estão acostumados. Vivem e representam as coisas do dia a dia, típicas de uma família mineira como tantas outras.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

O filme explora a adesão imediata do público às histórias baseadas em fatos reais, tira proveito da crença na veracidade e da tentação ao voyeurismo. Oliveira, contudo, evita reduzir o filme a peça de demonstração teórica.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo