Baseado no livro Jogador Nº 1, de Ernest Cline. A obra que prevê um futuro imerso na cultura pop dos anos 80 foi publicada em 2011 e se tornou um fenômeno mundial. Foi impressa em 58 países e traduzido para 37 idiomas.
Elle Fanning e Lola Kirke foram consideradas para o papel que mais tarde seria dado a Olivia Cooke. Quem também foi cogitado para o elenco foi Michael Keaton. Já na direção, os cineastas cogitados para liderarem a trama foram Christopher Nolan, Robert Zemeckis, Matthew Vaughn, Peter Jackson e Edgar Wright.
Steven Spielberg e Mark Rylance trabalharam juntos em Ponte dos Espiões (2015) e O Bom Gigante Amigo (2016).
Steven Spielberg convidou Gene Wilder para participar da trama, mas ele repeitadamente recusou a proposta.
A data foi estreia foi adiada de 15 de dezembro de 2017 para 29 de março de 2018 a fim de evitar competir com a estreia de Star Wars: Os Últimos Jedi (2017).
Este é um dos poucos trabalhos que Spielberg não realiza com o compositor John Williams. Williams estaria trabalhando na trilha sonora deste filme, mas teve que abandonar o projeto por já estar inserido em The Post: A Guerra Secreta (2017), também de Spielberg.
A última ficção científica de Spielberg foi Guerra dos Mundos (2005).
Steven Spielberg revelou em entrevista que este foi um dos filmes mais difíceis que ele já fez, atrás somente de Tubarão (1975) e O Resgate do Soldado Ryan (1998).
O Gigante de Ferro, personagem da animação homônima de Brad Bird, também aparece no filme.