Última lição é uma adaptação da autobiografia homônima que Noëlle Châtelet, publicado em outubro de 2005. O autor narra os últimos três dias de vida de sua mãe.
Marthe Villalonga, que interpreta Madeleine com 92 anos de idade, tem na verdade 83 anos na época. Pascale Pouzadoux explica que sua simpatia e popularidade foi o diferencial para dar vida ao papel de Marthe.
Pascale Pouzadoux chegou a acompanhar o fim da vida de uma pessoa, mas neste caso, foi de alguém doente e jovem. O livro de Noëlle Châtelet aprimorou a experiência da cineasta.
Quando Pascale Pouzadoux leu o livro de Noëlle Châtelet, ela queria obter os direitos para adaptá-lo, mas a escritora recusou o pedido. Outros cineastas também propuseram adaptar o livro dela, mas ela se manteve contra a ideia.
O que Noëlle Châtelet considera mais interessante no trabalho de Pascale Pouzadoux é o modo como ele faz comédia. Trata-se de uma maneira de abordar o tema “morte” de uma forma mais sutil.
O filme As Invasões Bárbaras (2002), que narra os últimos dias de um professor universitário doente na companhia de amigos e familiares, foi uma referência ao filme de Pouzadoux.
Assim como o livro de Noëlle Châtelet, Pascale Pouzadoux queria defender a causa de dar aos idosos a opção de deixar de viver sem sofrimento.
"Inspiração livre do livro de Noëlle Châtelet transportada para uma família fictícia” é uma referência especificada nos créditos finais, que destaca uma distinção entre a história narrada no livro e a que fica registrada no filme.
Marthe Villalonga e Sandrine Bonnaire já trabalharam juntas em Les Innocents de Téchiné.