Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinepop
por Pablo R. Bazarello
Embora "Dois Caras Legais" seja também violento e impróprio, flertando enormemente com o humor negro e o slapstick (o famoso estilo pastelão), o filme nunca perde o gás ou fica sem graça. A metralhadora de piadas saídas da mente de Black dispara incessantemente...
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Collider
por Matt Goldberg
"Dois Caras Legais" é um buddy movie perfeito, e mostra mais uma vez que o roteirista e diretor Shane Black é um mestre em subverter expectativas, criar diálogos mordazes e brincar sutilmente com o gênero noir.
A crítica completa está disponível no site Collider
Críticos.Com.Br
por Hamilton Rosa Jr.
Antes de tudo vem o prazer. Tudo no filme parece colocado em quadro pelo imenso prazer do encontro de um bom texto, com diálogos irreverentes, elenco afiado, e evocação muito inspirada de uma época passada: o final dos anos '70.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
The Playlist
por Russ Fischer
Este é o melhor dos filmes de Black. Seu humor é excêntrico, às vezes hilário, com atuações excelentes de Crowe e Gosling e um senso de ritmo perfeito, que ajuda a suavizar as falhas do roteiro e seus pontos cegos.
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Almanaque Virtual
por Zeca Seabra
Uma ótima oportunidade de ressuscitar os clássicos “noirs” de espionagem onde a amizade masculina é celebrada a base de socos e pontapés e as mulheres são mero objeto de desejo.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
O contraste entre os estilos dos dois atores, diga-se de passagem, é a base do humor da narrativa: se Crowe é o brutamontes que se especializou em encarnar, Gosling subverte a imagem de galã que tantos atribuem a ele...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cineweb
por Rodrigo Zavala
Embora a ação seja vertiginosa, é na comédia que o filme se relaciona com o público, a partir das desventuras dos protagonistas e das complexas relações entre eventos e pessoas. E para este espaço, é imprescindível o comprometimento dos atores centrais.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Critikat.com
por Nicolas Journet
Dentro de cada cena existe um achado burlesco, uma informação escondida no fundo do plano, uma pequena subversão que impede a sensação de déjà-vu. Todo o potencial cômico de "Dois Caras Legais" se encontra na busca permanente do distanciamento.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
A trama, como as letras de dance music, é do tipo para prestar nenhuma atenção. O prazer vem do ritmo, dos climas e das piadas cifradas que o roteirista-diretor espalha para o público de sua geração de tiozões entender e dar risadas.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Mário Abbade
Num primeiro momento, o filme parece mais um, com ação e humor, protagonizado por dois machões (Russell Crowe e Ryan Gosling, em tributo a Bud Spencer e Terence Hill), mas se revela sutil ao tratar o feminismo de maneira implícita.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Leonardo Ribeiro
A química da dupla é excelente e ambos embarcam na proposta do longa sem hesitar, especialmente Gosling, que visivelmente se diverte com a histeria e as situações muitas vezes patéticas que envolvem seu personagem. Crowe também se mostra à vontade na pele do brutamontes com princípios...
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Preview
por Edu Fernandes
A química entre os dois personagens é o que leva adiante o roteiro e conquista a plateia. […] O tom vintage está em toda parte: nos temas abordados, nos personagens, nos figurinos, no tom da comédia, etc.
A crítica completa está disponível no site Preview
ScreenCrush
por Matt Singer
"Dois Caras Legais" marca o retorno a outros tempos, quando grandes filmes ainda podiam ser estranhos e muito ousados. Em sua estrutura, esse é um filme policial, embora nenhum dos personagens realmente seja policial.
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The Guardian
por Peter Bradshaw
[O diretor Shane Black] cria sequências de tiroteio muito divertidas e uma ou duas cenas de ação explosivas. Mas ele também cria diálogos de alto nível.
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Variety
por Owen Gleiberman
“Dois Caras Legais” é uma comédia ultra-violenta, o tipo de filme de amizade divertidamente hostil que é uma marca registrada dos anos 80; a diferença é que este filme é especialmente consciente de sua própria trivialidade e que oferece grandes doses de diversão através de sua dupla de atores...
A crítica completa está disponível no site Variety
Chicago Sun-Times
por Richard Roeper
Com uma duração de 1 hora e 56 minutos, "Dois Caras Legais" tem uma sequência a mais do que precisava [...] Mas Ryan Gosling e Russel Crowe definitivamente salvam o dia.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Cinegrafando
por Pedro Melo
"Dois Caras Legais" é uma comédia divertida que homenageia o passado ao mesmo tempo que faz piada com ele. Além disso, acompanhamos uma trama de mistério que, mesmo não sendo particularmente interessante, consegue motivar a progressão do filme.
A crítica completa está disponível no site Cinegrafando
Cineplayers
por Felipe Leal
Maneirista cujo fascínio imagético se dá, encontra ritmo e emprega dinamismo através do filme de ação noventista, e alicerçando os mais descabidos tiroteios e porradas com o tom humorístico típico do pastelão Chapliniano...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Screen Rant
por Sandy Schaefer
A narrativa cheia de reviravoltas é sólida em sua construção. Black e Bagarozzi conseguem completar cada fio solto e cada piada apresentada ao longo da estranha investigação de Holland e Jackson.
A crítica completa está disponível no site Screen Rant
Boston Globe
por Ty Burr
Um filme de Shane Black acontece na intersecção das ruas da inteligência, do absurdo, da leveza e da presunção. Às vezes o tráfego flui bem. Às vezes, o tráfego emperra.
A crítica completa está disponível no site Boston Globe
Gazeta do Povo
por Anderson Gonçalves
A dupla criada para “Dois Caras Legais” segue à risca os requisitos do gênero. [...] Por fim, não perdem o senso de humor nem quando estão na iminência de serem mortos. Só fica faltando mesmo o carisma.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
Omelete
por Marcelo Hessel
Embora Black leve ao limite seu sarcasmo, a caricatura e o humor pastelão, o que ele faz aqui é uma reverência até bastante solene da nostalgia e da fantasia de um cinema artesanal comprometido com verdades...
A crítica completa está disponível no site Omelete
Rolling Stone
por Hamilton Rosa Junior
Por vezes, o filme lembra as situações de "Máquina Mortífera" [...] O desempenho repleto de carisma da dupla principal se comunica maravilhosamente com a plateia. Se fizer sucesso, "Dois Caras Legais" tem tudo para virar franquia.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Screen International
por Jonathan Romney
"Dois Caras Legais" volta à era de ouro dos suspenses policiais da década de 70, mas o resultado parece funciona mais como um déja vu, deixando de trazer um novo ângulo para o gênero.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Télérama
por Pierre Murat
Isso já foi visto mil vezes, às vezes com maior qualidade, mas a dupla de atores, ajudada por alguns papéis secundários excelentes, acaba tornando o conjunto empolgante.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Washington Post
por Ann Hornaday
Quando o filme começa a engrenar, Russel Crowe e Ryan Gosling desenvolvem uma química fácil e muito natural [...] muito "solarmente" engraçado, o filme não pode ser descrito como cínico, e nem pode ser descrito como otimista ou humanista também.
A crítica completa está disponível no site Washington Post
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
O fato do filme não funcionar o tempo inteiro tem mais a ver com o material pouco convincente do que com o trabalho de seus protagonistas, que estão mais do que aptos para realizarem as palhaçadas e loucuras que Shane Black e seu corroteirista Anthony Bagarozzi escreveram para eles...
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Com recriação de época detalhista e trilha sonora pulsante, a trama mistura elementos de filme noir, suspense, policial e drama numa salada recheada de humor, por vezes negro. Contudo, com tantos gêneros juntos, o filme não deslancha e se arrasta numa investigação pouco palpitante.
A crítica completa está disponível no site Veja
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Cinepop
Embora "Dois Caras Legais" seja também violento e impróprio, flertando enormemente com o humor negro e o slapstick (o famoso estilo pastelão), o filme nunca perde o gás ou fica sem graça. A metralhadora de piadas saídas da mente de Black dispara incessantemente...
Collider
"Dois Caras Legais" é um buddy movie perfeito, e mostra mais uma vez que o roteirista e diretor Shane Black é um mestre em subverter expectativas, criar diálogos mordazes e brincar sutilmente com o gênero noir.
Críticos.Com.Br
Antes de tudo vem o prazer. Tudo no filme parece colocado em quadro pelo imenso prazer do encontro de um bom texto, com diálogos irreverentes, elenco afiado, e evocação muito inspirada de uma época passada: o final dos anos '70.
The Playlist
Este é o melhor dos filmes de Black. Seu humor é excêntrico, às vezes hilário, com atuações excelentes de Crowe e Gosling e um senso de ritmo perfeito, que ajuda a suavizar as falhas do roteiro e seus pontos cegos.
Almanaque Virtual
Uma ótima oportunidade de ressuscitar os clássicos “noirs” de espionagem onde a amizade masculina é celebrada a base de socos e pontapés e as mulheres são mero objeto de desejo.
Cinema em Cena
O contraste entre os estilos dos dois atores, diga-se de passagem, é a base do humor da narrativa: se Crowe é o brutamontes que se especializou em encarnar, Gosling subverte a imagem de galã que tantos atribuem a ele...
Cineweb
Embora a ação seja vertiginosa, é na comédia que o filme se relaciona com o público, a partir das desventuras dos protagonistas e das complexas relações entre eventos e pessoas. E para este espaço, é imprescindível o comprometimento dos atores centrais.
Critikat.com
Dentro de cada cena existe um achado burlesco, uma informação escondida no fundo do plano, uma pequena subversão que impede a sensação de déjà-vu. Todo o potencial cômico de "Dois Caras Legais" se encontra na busca permanente do distanciamento.
Folha de São Paulo
A trama, como as letras de dance music, é do tipo para prestar nenhuma atenção. O prazer vem do ritmo, dos climas e das piadas cifradas que o roteirista-diretor espalha para o público de sua geração de tiozões entender e dar risadas.
O Globo
Num primeiro momento, o filme parece mais um, com ação e humor, protagonizado por dois machões (Russell Crowe e Ryan Gosling, em tributo a Bud Spencer e Terence Hill), mas se revela sutil ao tratar o feminismo de maneira implícita.
Papo de Cinema
A química da dupla é excelente e ambos embarcam na proposta do longa sem hesitar, especialmente Gosling, que visivelmente se diverte com a histeria e as situações muitas vezes patéticas que envolvem seu personagem. Crowe também se mostra à vontade na pele do brutamontes com princípios...
Preview
A química entre os dois personagens é o que leva adiante o roteiro e conquista a plateia. […] O tom vintage está em toda parte: nos temas abordados, nos personagens, nos figurinos, no tom da comédia, etc.
ScreenCrush
"Dois Caras Legais" marca o retorno a outros tempos, quando grandes filmes ainda podiam ser estranhos e muito ousados. Em sua estrutura, esse é um filme policial, embora nenhum dos personagens realmente seja policial.
The Guardian
[O diretor Shane Black] cria sequências de tiroteio muito divertidas e uma ou duas cenas de ação explosivas. Mas ele também cria diálogos de alto nível.
Variety
“Dois Caras Legais” é uma comédia ultra-violenta, o tipo de filme de amizade divertidamente hostil que é uma marca registrada dos anos 80; a diferença é que este filme é especialmente consciente de sua própria trivialidade e que oferece grandes doses de diversão através de sua dupla de atores...
Chicago Sun-Times
Com uma duração de 1 hora e 56 minutos, "Dois Caras Legais" tem uma sequência a mais do que precisava [...] Mas Ryan Gosling e Russel Crowe definitivamente salvam o dia.
Cinegrafando
"Dois Caras Legais" é uma comédia divertida que homenageia o passado ao mesmo tempo que faz piada com ele. Além disso, acompanhamos uma trama de mistério que, mesmo não sendo particularmente interessante, consegue motivar a progressão do filme.
Cineplayers
Maneirista cujo fascínio imagético se dá, encontra ritmo e emprega dinamismo através do filme de ação noventista, e alicerçando os mais descabidos tiroteios e porradas com o tom humorístico típico do pastelão Chapliniano...
Screen Rant
A narrativa cheia de reviravoltas é sólida em sua construção. Black e Bagarozzi conseguem completar cada fio solto e cada piada apresentada ao longo da estranha investigação de Holland e Jackson.
Boston Globe
Um filme de Shane Black acontece na intersecção das ruas da inteligência, do absurdo, da leveza e da presunção. Às vezes o tráfego flui bem. Às vezes, o tráfego emperra.
Gazeta do Povo
A dupla criada para “Dois Caras Legais” segue à risca os requisitos do gênero. [...] Por fim, não perdem o senso de humor nem quando estão na iminência de serem mortos. Só fica faltando mesmo o carisma.
Omelete
Embora Black leve ao limite seu sarcasmo, a caricatura e o humor pastelão, o que ele faz aqui é uma reverência até bastante solene da nostalgia e da fantasia de um cinema artesanal comprometido com verdades...
Rolling Stone
Por vezes, o filme lembra as situações de "Máquina Mortífera" [...] O desempenho repleto de carisma da dupla principal se comunica maravilhosamente com a plateia. Se fizer sucesso, "Dois Caras Legais" tem tudo para virar franquia.
Screen International
"Dois Caras Legais" volta à era de ouro dos suspenses policiais da década de 70, mas o resultado parece funciona mais como um déja vu, deixando de trazer um novo ângulo para o gênero.
Télérama
Isso já foi visto mil vezes, às vezes com maior qualidade, mas a dupla de atores, ajudada por alguns papéis secundários excelentes, acaba tornando o conjunto empolgante.
Washington Post
Quando o filme começa a engrenar, Russel Crowe e Ryan Gosling desenvolvem uma química fácil e muito natural [...] muito "solarmente" engraçado, o filme não pode ser descrito como cínico, e nem pode ser descrito como otimista ou humanista também.
The Hollywood Reporter
O fato do filme não funcionar o tempo inteiro tem mais a ver com o material pouco convincente do que com o trabalho de seus protagonistas, que estão mais do que aptos para realizarem as palhaçadas e loucuras que Shane Black e seu corroteirista Anthony Bagarozzi escreveram para eles...
Veja
Com recriação de época detalhista e trilha sonora pulsante, a trama mistura elementos de filme noir, suspense, policial e drama numa salada recheada de humor, por vezes negro. Contudo, com tantos gêneros juntos, o filme não deslancha e se arrasta numa investigação pouco palpitante.