A artista de performance Marina Abramovic viaja por lugares místicos do Brasil, pesquisando comunidades espirituais, pessoas e lugares de poder. O filme faz um registro etnográfico enquanto observa os processos de apropriação artística e humana de Marina. Ela entra em contato com os rituais do Vale do Amanhecer, o xamanismo na Chapada Diamantina, o candomblé na Bahia, as curas do médium João de Deus e os cristais de Minas Gerais.
Críticas AdoroCinema
3,0
Legal
Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil
Reportagem do Brasil profundo
por Bruno Carmelo
Um primeiro elemento de interesse neste documentário é a visão de um Brasil distante das imagens turísticas. Não se trata do país colorido das capitais e dos cartões postais. A jornada privilegia pequenas regiões pobres do centro-oeste onde são praticadas todas as formas de crença e de misticismo, expandindo a ideia de uma população quase inteiramente católica e evangélica.
O Brasil em questão está distante das regras sociais, mantendo um diálogo singular com a transcendência. São retratadas cirurgias espirituais, cânticos com línguas distintas, adoração a ícones pagãos, reações a chás alucinógenos. Esta viagem jamais teria o mesmo interesse sem a presença de Marina Abramovic, artista de origem iugoslava com um profundo trabalho relacionado às expressões do corpo. Com comentários inteligentíssimos e um olhar respeitoso, ela explora o Brasil com vontade genuína de conhecer todos os rituai
Ler a crítica
Trailer
Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil Trailer Oficial
Uma visão interessante (e respeitosa) de um estrangeiro sobre a diversidade e complexidade religiosa e mística no Brasil, com uma coletânea bem representativa de várias de nossas correntes esotéricas e espiritualistas. Atesta-se nossa missão: o Brasil é o celeiro espiritual do mundo no século XXI.
Carolina L.
2 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 23 de maio de 2016
Acho que seria muito fácil o filme cair nos velhos estereótipos acerca da religiosidade no Brasil, mostrando-o como um lugar estranho e exótico. Marina, no entanto, mostra uma percepção muito sensível das diferentes experiências e "se joga" mesmo no que elas têm para oferecer, resultando em um documentário extremamente intenso que realmente nos faz pensar nas nossas próprias vivências com a espiritualidade. Sem dúvida vale muito à pena.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade