Lion é baseado na história de vida de Saroo Brierly, que escreveu sua trajetória no livro "A Long Way Home" e também assina o roteiro do filme.
O Sunny Pawar, com oito anos na época, não conseguiu assistir à estreia nos EUA porque lhe foi negado um visto. Os produtores do filme fizeram um apelo à Segurança Interna para autorizá-lo a entrar no país.
Dev Patel passou cerca de oito meses se preparando para interpretar Saroo. Além de passar várias horas na academia, de deixar a barba crescer e desenvolver um sotaque australiano, o ator visitou o orfanato de Saroo Brierley na Índia e escreveu um diário enquanto viajava no trem originalmente usado por Brierley.
A Google ajudou a produção e deu à equipe acesso às suas imagens de satélite para usar no filme.
Os australianos Andrew Fraser e Shahen Mekertichian, produtores do longa, recusaram-se a mudar o cenário da Austrália pelo dos Estados Unidos.
Para internalizar seu personagem, Priyanka Bose viajou para Madhya Pradesh a fim de conhecer Kamla Munshi, a mãe em que seu personagem foi baseado.
Parte do longa-metragem foi filmado em Hobart, na Tasmânia, um lugar que não é muito utilizado como locação. Com uma equipe de mais de 300 pessoas e com financiamento internacional, o filme marca a maior produção cinematográfica realizada na ilha australiana.
Estreia de Sunny Pawar nas telonas. Durante o início das filmagens, o ator ainda não falava inglês, mas isto não impediu que logo surgisse uma amizade entre ele e Nicole Kidman, que interpreta sua mãe no longa.
A personagem de Rooney Mara foi baseada nas diversas namoradas que Saroo teve na vida real.
A primeira cena que Dev Patel filmou foi a última do longa.
Na Índia, mais de 80.000 crianças desaparecem todos os anos e mais de 11 milhões vivem nas ruas. Para o lançamento do filme, a fundação #LionHeart foi lançada em colaboração com as produtoras do longa. O objetivo é fornecer apoio financeiro para crianças que vivem nas ruas da Índia.
Rooney Mara pretendia tirar um tempo de folga, mas mudou de ideia ao receber o roteiro por Garth Davis.
Cerca de quatro mil garotos fizeram testes para interpretar o jovem Saroo Brierly, segundo o produtor de set Pravesh Sahni.
Nicole Kidman foi escolhida a dedo pela verdadeira Sue Brierley.
Dev Patel ficou nervoso ao gravar a cena em que seu personagem surfa em uma praia da Tasmânia. O local é o lar de vários tubarões.
Garth Davis queria desenvolver a história da forma mais linear possível, evitando flashbacks. Uma inspiração para o diretor fazer a primeira parte do filme foi o longa Wall-E (2008).
A verdadeira família Brierley foi convidada para visitar o set do filme na Tasmania.
Dev Patel considerou o roteiro um dos melhores que ele já leu.
Estreia de Garth Davis como diretor de um longa-metragem.
É a primeira vez que Nicole Kidman interpreta a mãe de um filho adotado. Na vida real, ela adotou duas crianças.
O filme foi anunciado em abril de 2013 e as filmagens estavam programadas para começarem em agosto de 2014, mas acabaram sendo adiadas para janeiro de 2015. Todas as cenas que aconteceram na Índia foram filmadas primeiro e as poucas cenas na Austrália, com Dev Patel, Rooney Mara e Nicole Kidman, foram filmadas em abril de 2015.
Rooney Mara, Garth Davis e Harvey Weinstein também trabalhara juntos em Mary Magdalene (2017).
Para trazer memórias da Índia durante as gravações na Austrália, Garth Davis filmaria Dev Patel e Sunny Pawar com comidas típicas e exibiria autênticos objetos indianos que apareceram em cenas anteriores na Índia.
Em maio de 2014, a Weinstein Company fechou um acordo de US $ 12 milhões para distribuição mundial do filme, antes mesmo de ser selecionado o elenco do filme.
Nicole Kidman e David Wenham já trabalharam juntos em Austrália (2008).
Saiu como quinta maior abertura de todos os tempos na Austrália de um filme independente australiano.
Sunny Pawar e Abhishek Bharate também estão no elenco de Love Sonia (2017).
Participante do Festival de Cinema de Cannes em 2015.
A personalidade da TV australiana, Todd Sampson, fez uma pequena participação na trama como um professor universitário, fazendo desta sua estréia no cinema.
O filme conta com uma vencedora do Oscar, Nicole Kidman, e uma indicada ao Oscar, Rooney Mara.
David Wenham e Garth Davis trabalharam juntos em Top of the Lake (2013).
Hugh Jackman e Colin Firth foram considerados para estrelar na trama.