MEMÓRIAS SECRETAS, UM AJUSTE COM O PASSADO SOMBRIO!
Quando se imagina que o tema da Segunda Guerra Mundial, do Nazismo e suas consequências já conferiu todas as histórias que poderia contar, eis que aparece mais uma, bastante forte e consistente, contada pelo cineasta Atom Egoyan, com as interpretações precisas e convincentes de Christopher Plummer e Martin Landau, com um pequeno brinde de Bruno Gans. Memórias Secretas um road movie em busca de um ajuste com o passado que não quer calar!
O horror que o nazismo produziu na primeira metade do Séc. XX ainda se faz presente. Produz libelos na literatura, na pesquisa jornalística, no cinema cuja essência não é mais denunciar, mas apontar para os novos flagelos humanitários, que desde então não pararam de acontecer em diversas partes do Planeta. Concomitantemente, é sempre bom lembrar houve o Stalinismo, na então URSS, com seus campos de extermínios de intelectuais discordantes das posturas e ordens do PCUS - o então todo poderoso Partido Comunista da União Soviética, comandado com mãos de ferro pelo ditador assassino Josef Stalim. Na China, algum tempo depois, mais outra página negra da humanidade, contra os que se distinguiam, pensavam diferente, não concordavam com a ditadura do partido comandado por Mao Tse Tung. E de vento em poupa a humanidade passou a segunda metade do séc. XX produzindo guerras e genocídios nos quatro cantos do Planeta.
A evolução, ou como alguns querem, revolução tecnológica das comunicações pela Internet, pela comunicação via satélite, transformou mesmo o Planeta Terra em uma pequena aldeia e tudo se torna muito próximo e presente. Assim, assistimos feito um filme de vídeo game as guerras do Iraque, Afeganistão, as torres gêmeas de NY e a fratricida guerra na Síria!
Pelo visto, ainda serão necessários muitos libelos acusadores para tentar salvar a humanidade da barbárie! Esse "Memórias Secretas" (Remember), é mais um tijolinho na construção daqueles que ainda acreditam nos seres humanos! Paulo Antunes