Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Alexandre P.
1 seguidor
19 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 20 de junho de 2019
Filme muito bom, esqueça um pouco os comentários engajados, mas trata de uma cultura que de fato oprime a todos, e a luta das meninas para fazerem suas próprias escolhas e dos parentes para tentar se equilibrarem num mundo onde também são pressioandos por tradições impostas e passadas de uma geração a outra. Uma dose certa de humor e drama.
Cinco Graças como é o tratamento cultural e social da mulher na Turquia, ambientado num vilarejo distante da capital. Vemos aqui toda opressão, conformismo e obediência que as mulheres são "ensinadas" a seguir pela vida. Isso muda quando cinco meninas, vindas da capital, são obrigadas por necessidade a viver com a vó e o tio. Elas vão questionar os costumes, querer viver a sua maneira e sofrerão as consequências. Mesmo com tudo isso o filme é bastante fraco e possui poucos momentos que sensibilizem.
Muito bom. Mais um indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro de alto nível. 5 meninas tentam sustentar a alegria numa família extremamente religiosa e conservadora no interior da Turquia. O filme mantém um clima de tensão e leveza, metaforizando com precisão a dramaticidade vivenciada pelas meninas, presas em casa à espera de um casamento arranjado ainda antes de acabarem sua adolescência.
Ótimo filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro com uma crítica e relatando os costumes islâmicos praticados em cinco irmãs no interior da Turquia . Excelente fotografia e música.
Cinco Graças é um filme bom que retrata assuntos pesados (conservadorismo, religião, cultura, etc) de forma leve. A atenção fica voltada para as crianças que vão perdendo a ingenuidade a medida que a infância lhes são tiradas e a vontade de fuga da realidade.
Filme muito bom. Um retrato da submissão feminina, que apesar de mais intensa nas sociedades muçulmanas, ainda persiste sob diferentes formas em várias sociedades. O filme retrata os eternos confrontos entre liberdade e opressão, individualidade e sociedade, antigo e moderno. E estes conflitos assumem contornos ainda mais trágicos em um país como a Turquia, dividida entre o secularismo moderno e as tradições religiosas. O filme ainda consegue apresentar os dilemas do término da infância de uma forma lúdica, com belas meninas desabrochando como mulheres.
Filme surpreendente por tratar o tema da discriminação da mulher na Turquia muçulmana de forme leve e poética, sem deixar de apresentar a dureza do sistema de controle e punição dos atos considerados obscenos pelo sistema. 5 irmãs caem em desgraça por terem brincado com meninos na praia e no bosque. A partir dai vivem reclusas e sendo preparadas para casamentos, após exames clínicos comprovarem que são virgens.
Filme muito bem produzido, dinâmico, forte pelo sofrimento que as meninas passam. Chegou um momento que meu coração quase saltou pra fora, mas não posso falar em que momento se não pode estragar pra quem não assistiu. Além de ser muito engraçado em alguns momentos. Vale a pena.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade