Baseado na obra "Quarto", de Emma Donoghue.
Brie Larson isolou-se por um mês e seguiu uma rigorosa dieta, a fim de ter uma noção do que Ma e Jack passaram.
Jacob Tremblay não conseguia gritar com Brie Larson na cena em que está irritado por seu bolo de aniversário não ter velas. Sendo assim, o diretor pediu para que todo o elenco e equipe começassem a pular e gritar, a fim de que Tremblay se sentisse menos acanhado.
Uma das histórias que Ma conta a Jack, é sobre o Conde de Monte Cristo, que também ficou preso em uma cela por diversos anos.
Brie Larson afirmou ter evitado lavar o rosto durante as filmagens, a fim de deixar claro o fato dela não estar usando maquiagem.
"Velho Nick", o nome do antagonista no filme, é outro nome dado para o 'diabo' no cristianismo, que remonta a meados do século 17.
Shailene Woodley e Brie Larson foram as duas últimas atrizes consideradas para o papel de Ma. Emma Watson e Rooney Mara também cotadas para viver a personagem.
Em diversas entrevistas, Emma Donoghue, a autora do livro e roteirista do filme, revelou que a história de O Quarto de Jack não é inspirada em nenhum caso específico da vida real.
O verdadeiro nome de Ma é Joy. O Quarto de Jack é um dos três filmes lançados em 2015, nos Estados Unidos, e indicados ao Oscar 2016, que envolvem personagens chamadas Joy (Alegria). Os outros são Divertida Mente (2015) e Joy: O Nome do Sucesso (2015).
No quarto de Joy (Brie Larson), na casa de sua mãe, há um cartaz da banda Phantom Planet na parede. Larson namora o vocalista do grupo, Alex Greenwald.
Joan Allen e William H. Macy também aparecem em Lances Inocentes (1993) e Pleasantville - A Vida em Preto e Branco (1998), em que interpretam marido e mulher.
Mesmo que a polícia no filme seja de Akron, Ohio, o cenário real parece ser de Toronto e Ontário, Canadá.
Os pontos de referência de Toronto mostrados no filme são: o viaduto Bloor, onde a Bloor St. atravessa o Don Valley Parkway e as construções em Waterfront Trail, vistas da Gardiner Expressway.