Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore
    Bom
    Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

O passado volta para atormentar Dumbledore

por Bruno Botelho

Harry Potter e seu mundo mágico é um dos universos mais ricos da cultura pop e, por isso, se tornou uma das sagas mais populares no cinema. Portanto, era de se esperar que, mesmo depois do término da história de Harry (Daniel Radcliffe) e Voldemort (Ralph Fiennes) em Relíquias da Morte - Parte 2 (2011), produções derivadas fossem lançadas. A franquia Animais Fantásticos é o primeiro resultado disso, com a história ambientada entre os anos de 1920 e 1945 durante eventos que antecedem a Primeira Guerra Bruxa.

Depois de Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016) e, principalmente, Os Crimes de Grindelwald (2018) – que não foi bem recebido pela crítica e não atendeu às expectativas em bilheteria –, o terceiro filme intitulado de Os Segredos de Dumbledore (2022) se mostra o mais bem resolvido e com o melhor desenvolvimento da história em comparação com os anteriores. Mas ele ainda sofre com problemas em seu tom e, principalmente, com a escolha de prolongar a saga Animais Fantásticos para além do necessário.

Qual é a história de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore?

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore é a sequência das aventuras de Newt Scamander (Eddie Redmayne), um magizoologista que carrega em sua maleta uma coleção de fantásticas criaturas do mundo da magia descobertas em suas viagens. Dessa vez, ele é convocado por Alvo Dumbledore (Jude Law) na luta contra o vilão Grindelwald (Mads Mikkelsen).

A trama mostra por que o célebre bruxo de Hogwarts, que sabe da busca por controle de Grindelwald e é incapaz de detê-lo sozinho, confia no magizoologista para liderar uma equipe de bruxos, bruxas e um bravo padeiro trouxa em uma missão perigosa.

Ao longo do enredo, eles encontrarão velhos e novos animais fantásticos, além de enfrentar a crescente legião de seguidores do vilão. Mas o que o grupo de Scamander não sabe é que Grindelwald colocará o Mundo Mágico em uma luta contra o mundo dos trouxas. Enquanto o universo da magia fica mais dividido, Dumbledore deve decidir por quanto tempo ele ficará à margem da guerra que se aproxima.

Dumbledore confronta os demônios de seu passado em Animais Fantásticos

O sábio e poderoso Alvo Dumbledore é uma peça chave nos filmes de Harry Potter, quando foi interpretado pelos atores Michael Gambon e Richard Harris. Nos dois primeiros Animais Fantásticos, Jude Law vive uma versão em formação do personagem, enquanto no terceiro filme nos aprofundamos ainda mais em seus segredos, quando ele confronta seu passado misterioso e sua culpa. As nuances dessas fragilidades são passadas perfeitamente pela atuação do ator, especialmente se tratando de um personagem poderoso.

Esse passado de Dumbledore está, obviamente, ligado ao de Gellert Grindelwald. Neste filme o vilão é interpretado por Mads Mikkelsen, que chegou para substituir Johnny Deppdemitido da franquia depois de polêmicas na vida pessoal. Combinando mais com o papel do que Depp, Mikkelsen explora a complexidade de Grindelwald com o equilíbrio perfeito entre a imponência no comportamento ameaçador e seu charme.

Desta forma, Jude Law e Mads Mikkelsen são os maiores destaques de Os Segredos de Dumbledore, especialmente quando estão juntos em cena, devido à química e tensão sexual entre eles. Finalmente temos maiores detalhes sobre a relação e o envolvimento amoroso dos personagens no passado.

O final do segundo filme tem uma reviravolta importante, quando Grindelwald revela para Credence Barebone (Ezra Miller) que ele seria o irmão perdido de Alvo, Aurélio Dumbledore. Isso poderia resultar em problemas no cânone da franquia, mas felizmente o terceiro filme resolve bem essa situação. Quem sai prejudicado dessa história é Credence, que se torna um vilão unidimensional em busca de vingança e sem desenvolvimento, servindo apenas como uma marionete para Grindelwald.

Os animais fantásticos ofuscados pelo embate entre Dumbledore e Grindelwald

Como citei anteriormente, Newt Scamander é convocado por Dumbledore para ajudar na batalha contra Grindelwald ao lado de um grupo formado por Theseus Scamander (Callum Turner), Bunty (Victoria Yeates), Eulalie Hicks (Jessica Williams), Yusuf Kama (William Nadylam) e Jacob Kowalski (Dan Fogler). Estes personagens rendem os principais momentos de aventura e descontração na narrativa, relacionados à sua missão e à presença de antigos e novos animais fantásticos na produção.

O problema é que esse grupo parece servir apenas como um artifício do roteiro escrito por J.K. Rowling e Steve Kloves para resultar nas principais, e mais interessantes, tramas da franquia de filmes: o confronto entre Dumbledore e Grindelwald e a crescente guerra no Mundo Mágico.

Portanto, esse tom mais descontraído dos animais fantásticos não combina com o restante do enredo, bem mais sombrio e político, que no terceiro filme conversa ainda mais com eventos atuais no mundo. Para se ter uma ideia, a história até passa pelos conflitos no Ministério da Magia da Alemanha e na Confederação Internacional de Bruxos.

Assim, Os Segredos de Dumbledore ganha força quando foca nos embates políticos e desdobramentos das as eleições para a Confederação Internacional de Bruxos, que reforçam como os ideais extremistas de Grindelwald estão se perpetuando progressivamente à medida que uma guerra se aproxima.

Esse talvez seja um dos principais problemas do filme (ou até mesmo de Animais Fantásticos como um todo): as histórias nunca parecem fechadas e satisfatórias, mas sim uma preparação arrastada para o verdadeiro embate entre Dumbledore e Grindelwald, que deve acontecer apenas no quinto filme planejado.

Se tratando da direção, David Yates está no comando da franquia desde Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007) e conhece bem esse universo, mas não apresenta muitas novidades em relação aos trabalhos anteriores – o que pode significar um certo esgotamento em ideias criativas e talvez sinalizar o momento ideal para se testar novos nomes no cargo.

Maria Fernanda Cândido em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Não posso deixar de mencionar a participação da atriz brasileira Maria Fernanda Cândido, que interpreta Vicência Santos, a Ministra da Magia do Brasil e uma das candidatas ao cargo principal na Confederação Internacional de Bruxos contra Liu Tao (Dave Wong).

Ela aparece pouco, mas é uma personagem importante na conclusão da trama, que provavelmente terá um papel ainda mais importante nos próximos filmes.

Vale a pena assistir Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore?

Os Segredos de Dumbledore é o filme mais maduro de Animais Fantásticos até o momento e se destaca por explorar personagens complexos como Dumbledore e Grindelwald, assim como a relação de amor e ódio entre eles, que se tornaram os elementos mais interessantes da franquia atualmente.

Assim como os anteriores, o longa sofre em alguns momentos por ser uma preparação para um conflito maior, mas acaba se saindo bem por mostrar uma narrativa mais urgente em relação às questões políticas no Mundo Mágico.