Transsexuais, transgêneros, adeptos do crossdressing e entusiastas debatem sobre a construção individual do próprio corpo. Uma defesa da livre escolha de gênero.
Críticas AdoroCinema
3,5
Bom
De Gravata e Unha Vermelha
Junto e misturado
por Francisco Russo
Em fevereiro de 2015, o Facebook permitiu que os próprios usuários definissem sua identidade de gênero. A iniciativa não foi inédita, já havia ocorrido no Google+ e Tumblr, e visa justamente atender à imensa variedade de definições sexuais hoje existente, um cenário pouco conhecido por quem ainda se atém ao binômio masculino e feminino. É justamente esta a questão principal do documentário De Gravata e Unha Vermelha, vencedor do Prêmio Felix no Festival do Rio 2015, que impressiona pela quantidade e simplicidade dos relatos apresentados.
Mais do que propriamente se aprofundar em questões específicas do universo LGBT, a diretoraMiriam Chnaiderman está mais interessada é em ressaltar a diversidade existente e, desta forma, abre espaço para todos. Apesar de haver uma clara tendência a símbolos do porte de Ney Matogrosso, Laerte e Rogéria, com cada um deles recebendo um bom espaço para narra
Eu esperava mais do documentário. Não sei se eu achei regular porque esperava outra pegada, ou se porque ele é regular mesmo. Eu não consegui capturar qual era o objetivo do documentário. O que eu vi foram cenas de pessoas de diversos gêneros e orientações sexuais relatando sobre sua experiência não cis-heterossexual. Mas e aí? Aí, eu não sei. Talvez eu tive esta impressão porque já tivesse trabalhado antes com o tema... Se ...
Leia Mais
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade