Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Critikat.com
por Morgan Pokée
É preciso reconhecer a beleza refinada das situações orquestradas por Philippe Garrel, a partir do retrato sentimental e pessoal que ele tem diluído através das vertigens da sua filmografia, em mais de 20 longas-metragens.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Estado de São Paulo
por Rodrigo Fonseca
Um triângulo amoroso que atomiza o machismo ao levantar uma bandeira de equalização na libido dos homens e das mulheres. Na visão do diretor, ambos os sexos têm fome (e direitos) para desejar com quantidade e qualidade.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por Sérgio Alpendre
Preto e branco, câmera solta, mas não trôpega, composições muito bem pensadas sem parecerem excessivamente calculadas, interpretações que alternam a discrição com uma espécie de desespero parcialmente contido.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Télérama
por Jacques Morice
Sem inocência, mas uma vez mais [o diretor apresenta] uma visão cruel e pouco amável do amor, que pode flertar com o desprezo. O filme evolui, na verdade, de uma desilusão à outra. Pequenas, humanas, inconsequentes, mas também algumas graves...
A crítica completa está disponível no site Télérama
Ccine10
por Davi Gonçalves
"À Sombra de duas Mulheres" é competente ao tratar a tensão de um tema tão controverso: a infidelidade. [...] Enquanto o adultério masculino é restrito ao apartamento da moça, Manon desfila com seu homem pelas ruas da cidade, entre cafés, sorrisos e carícias.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
Chronic'art.com
por Murielle Joudet
Garrel investiga um tema que atravessou todos os seus filmes, mas nunca tinha sido evocado tão claramente: a brutalidade e a injustiça dos sentimentos, a idiotice inerente a todo comportamento amoroso (masculino)...
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
Há uma discrepância, muito bem delineada pelo realizador em À Sombra de Duas Mulheres, entre o dizer e o sentir. [...] “À Sombra de Duas Mulheres” não precisa diminuir uns para enaltecer os demais. Nele, o jogo é tudo, menos maniqueísta.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
Da fotografia em preto e branco às atuações, o estilo é naturalista, com o toque nostálgico da Nouvelle Vague. E os personagens revelam mais camadas do que se esperava de uma obra tão sucinta.
A crítica completa está disponível no site Preview
Variety
por Scott Foundas
Como tantos trabalhos de Garrel, esta discussão intensamente pessoal sobre a vida, a política, a arte e a batalha dos sexos é um nicho muito específico de cinema para um público igualmente específico [...]
A crítica completa está disponível no site Variety
Cineplayers
por Felipe Leal
Curioso pensar: aos mais básicos dos cineastas, àqueles que o próprio nome “Cinema” nos faz remeter, parece sempre haver certo apreço ao preenchimento daquele a quem entregam o olhar: ao espectador cabe a única tarefa de completar tais lacunas...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Boston Globe
por Ty Burr
À medida que “À Sombra de duas mulheres” avança inexoravelmente sobre os egos de seus personagens, isso nos mostra que as pessoas são tolas, egoístas e pequenas - e que, de vez em quando, são abençoadas em perceber isso.
A crítica completa está disponível no site Boston Globe
O Globo
por Sérgio Rizzo
A trama se desenvolve de maneira autorreflexiva, como se estivéssemos em um filme da nouvelle vague feito meio século depois. O resultado pode ser charmoso e provocante para alguns espectadores, mas pode soar apenas presunçoso e afetado para outros.
A crítica completa está disponível no site O Globo
The Guardian
por Benjamin Lee
Em sua curta duração de 73 minutos, o filme amarra todas as pontas, no fim das contas e até demonstra uma boa fotografia, mas assim que termina, desaparece rapidamente da lembrança.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Boyd van Hoeij
[...] a ironia perversa, típica de alguns dos projetos Bunuel-Carriere pode ser sentida aqui - e prova ser um antídoto para a tendência de Garrel a trabalhar o elementos de forma mais linear e discreta.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Também dirigido por Philippe Garrel, "À Sombra de Duas Mulheres" foi filmado antes de "Amante por um Dia", já lançado nos cinemas. Ambos são trabalhos curtos, simples (porém carinhosos), em preto e branco, que tratam de relacionamentos afetivos com o toque e a experiência do mestre francês
A crítica completa está disponível no site Veja
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É preciso reconhecer a beleza refinada das situações orquestradas por Philippe Garrel, a partir do retrato sentimental e pessoal que ele tem diluído através das vertigens da sua filmografia, em mais de 20 longas-metragens.
Estado de São Paulo
Um triângulo amoroso que atomiza o machismo ao levantar uma bandeira de equalização na libido dos homens e das mulheres. Na visão do diretor, ambos os sexos têm fome (e direitos) para desejar com quantidade e qualidade.
Folha de São Paulo
Preto e branco, câmera solta, mas não trôpega, composições muito bem pensadas sem parecerem excessivamente calculadas, interpretações que alternam a discrição com uma espécie de desespero parcialmente contido.
Télérama
Sem inocência, mas uma vez mais [o diretor apresenta] uma visão cruel e pouco amável do amor, que pode flertar com o desprezo. O filme evolui, na verdade, de uma desilusão à outra. Pequenas, humanas, inconsequentes, mas também algumas graves...
Ccine10
"À Sombra de duas Mulheres" é competente ao tratar a tensão de um tema tão controverso: a infidelidade. [...] Enquanto o adultério masculino é restrito ao apartamento da moça, Manon desfila com seu homem pelas ruas da cidade, entre cafés, sorrisos e carícias.
Chronic'art.com
Garrel investiga um tema que atravessou todos os seus filmes, mas nunca tinha sido evocado tão claramente: a brutalidade e a injustiça dos sentimentos, a idiotice inerente a todo comportamento amoroso (masculino)...
Papo de Cinema
Há uma discrepância, muito bem delineada pelo realizador em À Sombra de Duas Mulheres, entre o dizer e o sentir. [...] “À Sombra de Duas Mulheres” não precisa diminuir uns para enaltecer os demais. Nele, o jogo é tudo, menos maniqueísta.
Preview
Da fotografia em preto e branco às atuações, o estilo é naturalista, com o toque nostálgico da Nouvelle Vague. E os personagens revelam mais camadas do que se esperava de uma obra tão sucinta.
Variety
Como tantos trabalhos de Garrel, esta discussão intensamente pessoal sobre a vida, a política, a arte e a batalha dos sexos é um nicho muito específico de cinema para um público igualmente específico [...]
Cineplayers
Curioso pensar: aos mais básicos dos cineastas, àqueles que o próprio nome “Cinema” nos faz remeter, parece sempre haver certo apreço ao preenchimento daquele a quem entregam o olhar: ao espectador cabe a única tarefa de completar tais lacunas...
Boston Globe
À medida que “À Sombra de duas mulheres” avança inexoravelmente sobre os egos de seus personagens, isso nos mostra que as pessoas são tolas, egoístas e pequenas - e que, de vez em quando, são abençoadas em perceber isso.
O Globo
A trama se desenvolve de maneira autorreflexiva, como se estivéssemos em um filme da nouvelle vague feito meio século depois. O resultado pode ser charmoso e provocante para alguns espectadores, mas pode soar apenas presunçoso e afetado para outros.
The Guardian
Em sua curta duração de 73 minutos, o filme amarra todas as pontas, no fim das contas e até demonstra uma boa fotografia, mas assim que termina, desaparece rapidamente da lembrança.
The Hollywood Reporter
[...] a ironia perversa, típica de alguns dos projetos Bunuel-Carriere pode ser sentida aqui - e prova ser um antídoto para a tendência de Garrel a trabalhar o elementos de forma mais linear e discreta.
Veja
Também dirigido por Philippe Garrel, "À Sombra de Duas Mulheres" foi filmado antes de "Amante por um Dia", já lançado nos cinemas. Ambos são trabalhos curtos, simples (porém carinhosos), em preto e branco, que tratam de relacionamentos afetivos com o toque e a experiência do mestre francês