Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Critikat.com
por Morgan Pokée
"Cemitério do Esplendor" é misteriosamente e plenamente político. É conhecida a relação de desconfiança de Apichatpong com o governo de seu país. [...] Ver soldados adormecidos é um primeiro indício da carga que o diretor tailandês embute no espírito do espectador...
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
Uma das características evidentes dos filmes de Apichatpong é a dissolução das duplicidades que tratamos como distintas. Vida e morte, corpo e espírito, masculino e feminino, realidade e imaginação perdem a usual separação-oposição...
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
The Playlist
por Jessica Kiang
Este é um mundo em que o presente existe por cima do passado, o impossível é embaralhado com a mais pura racionalidade, e os limites entre esses dois estados são porosos.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Chronic'art.com
por Sébastien Bénédict
Sozinha, a palavra tem a responsabilidade do peso fantasmático comum ao diretor, na intenção de estabelecer um diálogo entre os fantasmas e os vivos. A palavra, mas também a escuta atenta, encarrega-se tanto da memória quanto das lendas.
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
Cineplayers
por Francisco Carbone
[...] a intenção do diretor dessa vez era fazer encantar mais o pós-filme, com mensagens subliminares do que aparentemente o incomoda ao seu redor nos dias de hoje. Enquanto alerta social, "Cemitério do Esplendor" não só é relevante como (aí sim) representa um avanço cinematográfico.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Neusa Barbosa
Essa mistura de elementos e a inserção de imagens enigmáticas – como de uma espécie de balão alongado, ou uma forma de vida misteriosa, deslizando sobre um céu azul – cria estranhamento, é verdade. Mas também desperta curiosidade, graças a essa naturalidade que o diretor injeta em cada quadro...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Cinética
por Eduardo Valente
Talvez como todo cinema de Apichatpong, o grande prazer de "Cemitério do Esplendor" venha dessa afirmação do plano físico (o único que a câmera captura) como a encarnação de vários outras camadas cuja sucessão é muito menos clara do que parece.
A crítica completa está disponível no site Cinética
Screen International
por Allan Hunter
Trabalhando através de uma narrativa linear, o diretor cria um filme mais acessível que os seus trabalhos anteriores [...] Os amantes do cinema lento e os devotos seguidores deste diretor também encontrarão muitos motivos para gostar deste misterioso e melancólico filme...
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Peter Bradshaw
Este é um filme peculiar, ainda mais caso você não esteja familiarizado com o trabalho deste diretor, e o longa requer um verdadeiro investimento de atenção. No entanto, há algum sublime neste filme.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Télérama
por Louis Guichard
O batalhão de adormecidos deitados em um pequeno hospital se transforma num espetáculo fascinante, espécie de ficção, ou mesmo de ficção científica [...] "Cemitério do Esplendor" torna-se uma espécie de investigação num labirinto mental, no qual o espectador fica livre para imaginar o essencial.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Papo de Cinema
por Robledo Milani
Com tantos elementos em cena, Weerasethakul constrói um quebra-cabeças curioso, que vai jogando através do ritmo lento da narrativa, da câmera quase sempre estática e da edição discreta para provocar reações em sua audiência.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
O Globo
por Daniel Schenker
Weerasethakul se afasta de uma concepção tradicional de beleza, a julgar pelo modo como aborda o corpo — evidenciando certo fascínio pela deformação. E destaca a sexualidade distante de padronizações.
A crítica completa está disponível no site O Globo
The Hollywood Reporter
por Jordan Mintzer
Os filmes de Apichatpong Weerasethakul sempre transita a tênue linha entre os sonhos e a vida de acordado e é assim que a história de seu enigma "Cemitério do Esplendor" pode dar aos admiradores de seu trabalho uma estranha sensação de déjà vu.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Justin Chang
Poucos cineastas, e neste grupo está David Lynch, são tão hábeis ou intuitivos como Apichatpong Weerasethakul quando se trata de se apropriar da linguagem dos sonhos [...]
A crítica completa está disponível no site Variety
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
("Hotel Mekong") havia me levado a identificar um novo gênero, o “filme-aquário”, que descrevi como construído por “obras que compõem o ambiente, mas não são essenciais a este; você pode olhar para a tela ou não; ler as legendas ou não [...] Pois "Cemitério do Esplendor" é, neste sentido, um tanque.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
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"Cemitério do Esplendor" é misteriosamente e plenamente político. É conhecida a relação de desconfiança de Apichatpong com o governo de seu país. [...] Ver soldados adormecidos é um primeiro indício da carga que o diretor tailandês embute no espírito do espectador...
Folha de São Paulo
Uma das características evidentes dos filmes de Apichatpong é a dissolução das duplicidades que tratamos como distintas. Vida e morte, corpo e espírito, masculino e feminino, realidade e imaginação perdem a usual separação-oposição...
The Playlist
Este é um mundo em que o presente existe por cima do passado, o impossível é embaralhado com a mais pura racionalidade, e os limites entre esses dois estados são porosos.
Chronic'art.com
Sozinha, a palavra tem a responsabilidade do peso fantasmático comum ao diretor, na intenção de estabelecer um diálogo entre os fantasmas e os vivos. A palavra, mas também a escuta atenta, encarrega-se tanto da memória quanto das lendas.
Cineplayers
[...] a intenção do diretor dessa vez era fazer encantar mais o pós-filme, com mensagens subliminares do que aparentemente o incomoda ao seu redor nos dias de hoje. Enquanto alerta social, "Cemitério do Esplendor" não só é relevante como (aí sim) representa um avanço cinematográfico.
Cineweb
Essa mistura de elementos e a inserção de imagens enigmáticas – como de uma espécie de balão alongado, ou uma forma de vida misteriosa, deslizando sobre um céu azul – cria estranhamento, é verdade. Mas também desperta curiosidade, graças a essa naturalidade que o diretor injeta em cada quadro...
Cinética
Talvez como todo cinema de Apichatpong, o grande prazer de "Cemitério do Esplendor" venha dessa afirmação do plano físico (o único que a câmera captura) como a encarnação de vários outras camadas cuja sucessão é muito menos clara do que parece.
Screen International
Trabalhando através de uma narrativa linear, o diretor cria um filme mais acessível que os seus trabalhos anteriores [...] Os amantes do cinema lento e os devotos seguidores deste diretor também encontrarão muitos motivos para gostar deste misterioso e melancólico filme...
The Guardian
Este é um filme peculiar, ainda mais caso você não esteja familiarizado com o trabalho deste diretor, e o longa requer um verdadeiro investimento de atenção. No entanto, há algum sublime neste filme.
Télérama
O batalhão de adormecidos deitados em um pequeno hospital se transforma num espetáculo fascinante, espécie de ficção, ou mesmo de ficção científica [...] "Cemitério do Esplendor" torna-se uma espécie de investigação num labirinto mental, no qual o espectador fica livre para imaginar o essencial.
Papo de Cinema
Com tantos elementos em cena, Weerasethakul constrói um quebra-cabeças curioso, que vai jogando através do ritmo lento da narrativa, da câmera quase sempre estática e da edição discreta para provocar reações em sua audiência.
O Globo
Weerasethakul se afasta de uma concepção tradicional de beleza, a julgar pelo modo como aborda o corpo — evidenciando certo fascínio pela deformação. E destaca a sexualidade distante de padronizações.
The Hollywood Reporter
Os filmes de Apichatpong Weerasethakul sempre transita a tênue linha entre os sonhos e a vida de acordado e é assim que a história de seu enigma "Cemitério do Esplendor" pode dar aos admiradores de seu trabalho uma estranha sensação de déjà vu.
Variety
Poucos cineastas, e neste grupo está David Lynch, são tão hábeis ou intuitivos como Apichatpong Weerasethakul quando se trata de se apropriar da linguagem dos sonhos [...]
Cinema em Cena
("Hotel Mekong") havia me levado a identificar um novo gênero, o “filme-aquário”, que descrevi como construído por “obras que compõem o ambiente, mas não são essenciais a este; você pode olhar para a tela ou não; ler as legendas ou não [...] Pois "Cemitério do Esplendor" é, neste sentido, um tanque.