Minha conta
    Afterimage
    Média
    3,6
    publicações
    • Folha de São Paulo
    • Cinepop
    • Almanaque Virtual
    • Cinemascope
    • Cineweb
    • New York Times
    • Observatório do Cinema
    • Rubens Ewald
    • Cineplayers
    • Papo de Cinema
    • Críticos.Com.Br
    • Screen International
    • The Hollywood Reporter
    • Télérama
    • Variety
    • O Globo

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Folha de São Paulo

    por Inácio Araújo

    Em "Afterimage" estamos, primeiro, diante de uma reflexão sobre a imagem: o que significa, como se forma, aonde nos leva, que lugar ocupa na vida social. Andrzej Wajda serve-se do pensamento do pintor para discorrer, ele próprio, sobre o papel da arte.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Cinepop

    por Raphael Camacho

    Mesmo tendo um contexto melancólico e deveras triste, por tudo que cerca a vida do ilustre pintor após seus embates com os que comandam o pensamento em sua terra, o filme é poético ao abordar o amor pela arte e todos os inúmeros sentimentos que passa com ela.

    A crítica completa está disponível no site Cinepop

    Almanaque Virtual

    por Celso Rodrigues Ferreira Junior

    Em “Afterimage”, Wajda estabelece a arte como elemento de resistência e integridade diante da opressão do Estado, adotando a bandeira de que uma arte asséptica, que promova a falta de ideologia ou a propaganda oficial, é um desserviço ao povo.

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    Cinemascope

    por Lucas Torigoe

    Strzemiński é um personagem contraditório, e até certo ponto dotado de extrema teimosia. Sua força de vontade e a figuração de sua obra sendo tomada de si [...] é uma das representações mais fortes do cinema atual acerca da perseguição estética e ideológica sofrida por um membro da classe artística.

    A crítica completa está disponível no site Cinemascope

    Cineweb

    por Luiz Vita

    Uma obra que conclui um ciclo vigoroso, marcado pelo humanismo e pela defesa da liberdade em ambientes totalitários. [...] Wajda encerra sua filmografia com uma obra potente que tem muito a dizer nos dias de hoje.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    New York Times

    por Glenn Kenny

    Este é um filme bravo, vívido e apaixonado. O cinema está pior agora que Wajda, um dos grandes criadores da forma, morreu...

    A crítica completa está disponível no site New York Times

    Observatório do Cinema

    por Vítor Guimarães

    Wajda mais uma vez denuncia as mazelas do regime soviético reafirmando a identidade polonesa de sua obra ao narrar com maestria a história desse grande artista plástico polonês.

    A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    Não é preciso dizer qual é o final, e em momento nenhum Wajda faz discursos ou lança pedras no governo, prefere contar a vida triste e arruinada [...]. Um incrível cineasta que continuou fiel a si mesmo na sua despedida. Um filme que se enquadra entre os grandes de sua obra.

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

    Cineplayers

    por Bernardo D.I. Brum

    Pela última vez, Wajda falou sobre os nossos tempos usando outros tempos como referência - e não há como mensurar o tamanho da perda desse transformador e crítico empático e humanista, um dos responsáveis por reformular a forma que conhecíamos cinema europeu.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Papo de Cinema

    por Leonardo Ribeiro

    A composição de Boguslaw Linda no papel principal é fundamental para o sucesso do filme, fazendo de Strzeminski a figura carismática que se espera, trafegando também por outros aspectos de sua personalidade, como uma aparente indiferença no que tange às relações pessoais.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Críticos.Com.Br

    por Leonardo Luiz Ferreira

    Através de "Afterimage", Wajda mantém sua verve crítica ao regime comunista e reflete sobre os princípios dogmáticos que regem qualquer via de poder, mas ao mesmo tempo mostra um retrato unilateral de foco apenas no personagem principal e de sua verdade.

    A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

    Screen International

    por Dan Fainaru

    [...] a direção da arte enche a tela com conjuntos recém-feitos, anti-septicamente limpos, aparentemente nunca viveram antes. Isso pode estar bastante fora de sintonia, mas apesar disso, o filme ainda é um monumento imponente para a memória de um grande artista.

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    The Hollywood Reporter

    por Stephen Dalton

    Um retrato atraente, apesar de algumas pinceladas amplas. [...] A última peça do período de Wajda é mais prosa do que a poesia, mas seu sólido histórico de seis décadas deve ajudar a atrair mais atenção do festival e uma distribuição de nicho.

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    Télérama

    por Pierre Murat

    Talvez este filme não tenha o mesmo fervor e lirismo dos primeiros filmes de Wajda [...]. Mas este pintor que fracassa sem a menor esperança [...] mantém uma força inquestionável.

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Variety

    por Dennis Harvey

    Uma figura líder da arte moderna polonesa é o assunto da biografia de Andrzej Wajda. [...] O resultado é outro capítulo importante na história polonesa da Wajda, embora seja improvável que viaje tão amplamente quanto alguns de seus assuntos passados.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    O Globo

    por Ruy Gardnier

    O grande problema de “Afterimage” é que, com a desculpa de criar uma obra contundente contra o totalitarismo, a narrativa é construída apenas como uma escalada de humilhações em torno de Strzeminski, construindo o personagem como um joguete da luta de forças do período.

    A crítica completa está disponível no site O Globo
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top