Francofonia - Louvre Sob Ocupação : críticas imprensa
Francofonia - Louvre Sob Ocupação
Média
3,7
publicações
Chicago Sun-Times
Estado de São Paulo
Zero Hora
Cineweb
Boston Globe
O Globo
The Guardian
Télérama
Veja
Critikat.com
New York Times
Papo de Cinema
The Hollywood Reporter
Variety
Rubens Ewald
Washington Post
Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Chicago Sun-Times
por Richard Roeper
Sokurov examina a história do Louvre e nos dá um tour virtual do museu magnífico. Ele faz pontuações exatas sobre a importância vital da arte ao longo da história humana. Este é um dos mais belos filmes do ano.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
Na linha fina do filme, trata-se sempre de evocar a cultura, a arte, como possíveis antídotos à desumanização, barragens erguidas pela espécie contra as forças da morte e do obscurantismo.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Zero Hora
por Marcelo Perrone
"Francofonia" é um filme carregado de beleza e simbolismo. Sokurov oferece uma experiência cada vez mais rara de se encontrar na sala de cinema. Assina um monumento digno de figurar no museu que homenageia.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Cineweb
por Alysson Oliveira
Um filme de aspirações épicas que transita entre assuntos grandiosos – Arte, Poder, Política, Humanidade (todos com a primeira letra em maiúsculo para exaltar sua grandeza) – mas que reverbera de forma intimista.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Boston Globe
por Patricia Smith
Sokurov presta uma grande homenagem para a Europa – e também para a arte. Este tributo é eloqüente, cheio de sentimentos e desafiador.
A crítica completa está disponível no site Boston Globe
O Globo
por André Miranda
Um tremendo trabalho de montagem e chama a atenção pelos planos abertos e pelas variações de ângulos que consegue possivelmente com o uso de drones. Com incrível talento, Sokurov mais uma vez escolhe a arte como matéria para chegar à arte como cinema.
A crítica completa está disponível no site O Globo
The Guardian
por Peter Bradshaw
Francofonia é um ensaio fascinante e uma grande meditação sobre a arte, a história e as ciências humanas – que juntas constroem a ideia da própria humanidade.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Télérama
por Louis Guichard
"Francofonia" é muito mais, e vai muito além, de um filme histórico. Uma deambulação comovente no Louvre de ontem e de hoje. Além disso, é uma reflexão em primeira pessoa (com o diretor em voz off) sobre a vulnerabilidade da arte e a sua importância em nossas vidas.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
O cineasta russo Aleksandr Sokurov foi atrás de uma instigante história para realizar o formidável documentário "Francofonia — Louvre sob Ocupação". [...] Até Napoleão Bonaparte (interpretado por Vincent Nemeth) entra num registro bastante criativo e fora dos padrões convencionais do gênero.
A crítica completa está disponível no site Veja
Critikat.com
por Josué Morel
O filme fica melhor quando segue o fluxo de pensamento do autor, com associações de ideias e de colagens formais, saltando de uma temporalidade à outra. [...] Mas este passeio pelas galerias do Louvre encontra alguns problemas, como as cenas da Ocupação, tão pobres quanto mal dirigidas.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
New York Times
por A.O. Scott
É uma obra de arte que incomoda a consciência, em parte porque sugere, tanto por seu padrão e pelo design, que nenhuma arte é inocente, e que a sua preservação, como a sua destruição, depende da manutenção de um poder.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
A habilidade de Sokurov quase não dá conta de frear o caráter didático de "Francofonia". A câmera passeia contemplativa pelos corredores do Louvre, se demorando nas expressões de pinturas e esculturas, como que evocando a alma do inanimado. Há uma sacralização aberta da arte.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
O tema principal de Francofonía é a arte como os despojos de guerra, e o exemplo que ele dá é o período em que o Louvre - chamado em um ponto de "a capital do mundo" – esteve sob o controle nazista.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Jay Wisseberg
Será que todos elementos do filme se complementam? Bem, sim, se os espectadores pensarem no filme como um ensaio poético de roda livre, altamente pessoal, mas, ainda assim, cativante.
A crítica completa está disponível no site Variety
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
[...] pouco traz de novo ou mais criativo, se fixando em dois personagens reais, dando uma visão pessoal misturando material de arquivo com algumas cenas representadas, sobre Jacques Jaujard e o conde Franziskus Wolff-Metternich que colaboraram com o Louvre durante a Ocupação Nazista da França...
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Washington Post
por Michael O. Sullivan
O diretor Alexander Sokurov é cheio de virtudes visuais. Por isso, é estranho, para não mencionar um pouco decepcionante, descobrir que o seu mais recente projeto [...] é tão tagarela e, com raras exceções, visualmente sem graça.
A crítica completa está disponível no site Washington Post
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Chicago Sun-Times
Sokurov examina a história do Louvre e nos dá um tour virtual do museu magnífico. Ele faz pontuações exatas sobre a importância vital da arte ao longo da história humana. Este é um dos mais belos filmes do ano.
Estado de São Paulo
Na linha fina do filme, trata-se sempre de evocar a cultura, a arte, como possíveis antídotos à desumanização, barragens erguidas pela espécie contra as forças da morte e do obscurantismo.
Zero Hora
"Francofonia" é um filme carregado de beleza e simbolismo. Sokurov oferece uma experiência cada vez mais rara de se encontrar na sala de cinema. Assina um monumento digno de figurar no museu que homenageia.
Cineweb
Um filme de aspirações épicas que transita entre assuntos grandiosos – Arte, Poder, Política, Humanidade (todos com a primeira letra em maiúsculo para exaltar sua grandeza) – mas que reverbera de forma intimista.
Boston Globe
Sokurov presta uma grande homenagem para a Europa – e também para a arte. Este tributo é eloqüente, cheio de sentimentos e desafiador.
O Globo
Um tremendo trabalho de montagem e chama a atenção pelos planos abertos e pelas variações de ângulos que consegue possivelmente com o uso de drones. Com incrível talento, Sokurov mais uma vez escolhe a arte como matéria para chegar à arte como cinema.
The Guardian
Francofonia é um ensaio fascinante e uma grande meditação sobre a arte, a história e as ciências humanas – que juntas constroem a ideia da própria humanidade.
Télérama
"Francofonia" é muito mais, e vai muito além, de um filme histórico. Uma deambulação comovente no Louvre de ontem e de hoje. Além disso, é uma reflexão em primeira pessoa (com o diretor em voz off) sobre a vulnerabilidade da arte e a sua importância em nossas vidas.
Veja
O cineasta russo Aleksandr Sokurov foi atrás de uma instigante história para realizar o formidável documentário "Francofonia — Louvre sob Ocupação". [...] Até Napoleão Bonaparte (interpretado por Vincent Nemeth) entra num registro bastante criativo e fora dos padrões convencionais do gênero.
Critikat.com
O filme fica melhor quando segue o fluxo de pensamento do autor, com associações de ideias e de colagens formais, saltando de uma temporalidade à outra. [...] Mas este passeio pelas galerias do Louvre encontra alguns problemas, como as cenas da Ocupação, tão pobres quanto mal dirigidas.
New York Times
É uma obra de arte que incomoda a consciência, em parte porque sugere, tanto por seu padrão e pelo design, que nenhuma arte é inocente, e que a sua preservação, como a sua destruição, depende da manutenção de um poder.
Papo de Cinema
A habilidade de Sokurov quase não dá conta de frear o caráter didático de "Francofonia". A câmera passeia contemplativa pelos corredores do Louvre, se demorando nas expressões de pinturas e esculturas, como que evocando a alma do inanimado. Há uma sacralização aberta da arte.
The Hollywood Reporter
O tema principal de Francofonía é a arte como os despojos de guerra, e o exemplo que ele dá é o período em que o Louvre - chamado em um ponto de "a capital do mundo" – esteve sob o controle nazista.
Variety
Será que todos elementos do filme se complementam? Bem, sim, se os espectadores pensarem no filme como um ensaio poético de roda livre, altamente pessoal, mas, ainda assim, cativante.
Rubens Ewald
[...] pouco traz de novo ou mais criativo, se fixando em dois personagens reais, dando uma visão pessoal misturando material de arquivo com algumas cenas representadas, sobre Jacques Jaujard e o conde Franziskus Wolff-Metternich que colaboraram com o Louvre durante a Ocupação Nazista da França...
Washington Post
O diretor Alexander Sokurov é cheio de virtudes visuais. Por isso, é estranho, para não mencionar um pouco decepcionante, descobrir que o seu mais recente projeto [...] é tão tagarela e, com raras exceções, visualmente sem graça.