Pensando na relação entre arte e poder, o documentário filmado no Museu do Louvre questiona a arte pode nos ensinar sobre nós mesmo, inclusive nos momentos mais sangrentos do mundo.
Assista ao filme
SVOD / Streaming
Reserva Imovision+
Por assinatura
Assistir
Veja todas as opções de streaming
Críticas AdoroCinema
1,0
Muito ruim
Francofonia - Louvre Sob Ocupação
Divagando sobre o Louvre
por Francisco Russo
Não é de hoje que o diretor Alexandr Sokurov demonstra uma profunda devoção aos museus. Seu filme mais conhecido, Arca Russa, nada mais é do que um plano único rodado dentro do Hermitage, localizado em São Petersburgo. Desta vez, Sokurov volta seu olhar para o ícone maior desta seara: o museu do Louvre - só que sem a mesma criatividade e qualidade.
Em Francofonia, há vários olhares do diretor sobre o Louvre. Por um lado, explora imagens de arquivo para contar um pouco sobre como seu imenso acervo foi montado, ano após ano. Encenações estreladas por personagens históricos, Napoleão Bonaparte a frente, são criadas de forma não apenas a auxiliar tais explicações, mas também para demonstrar um pouco da personalidade dos citados. Os enquadramentos nos objetos em exposição, sempre contemplativos em relação à beleza exposta, são constantes. Assim como os passeios pelos imensos corredores do mus
Ler a crítica
Trailer
Francofonia - Louvre sob Ocupação Trailer Legendado
PARÁGRAFO] O diretor russo Alexander Sokurov impressionou com seu ‘Arca Russa’ em 2002, rodado em um plano-sequência único, que durava 97 minutos, rendendo diversas indicações a prêmios de reconhecimento pela façanha, como a Palma de Ouro no Festival de Cannes, ainda que não tenha saído vencedor. Retratar e discutir a cultura clássica parece ser um de seus principais interesses, pois além de seu longa-metragem mais conhecido, entre ...
Leia Mais
Marco G.
516 seguidores
244 críticas
Seguir usuário
3,0
Enviada em 18 de agosto de 2016
Filme patrocinado pelo Louvre, em grande parte falado em russo, tentando mostrar uma conexão entre o acervo, o presente e o passado. Interessante.
gianpaulo
7 seguidores
30 críticas
Seguir usuário
0,5
Enviada em 5 de setembro de 2016
Apesar de saber que se tratava de um documentário, não gostei da montagem que mescla o presente com o passado, de uma forma desordenada e desorganizada, além de uma narração, em russo, que não muda o tom de voz e dá um baita sono. Sobre o documentário em si, espremendo sobra pouca informação que valha a pena.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade