ARTISTA DO DESASTRE (The Disaster Artist
O longa é baseado no livro não ficcional The Disaster Artist de Greg Sestero e Tom Bissell. Dirigido, produzido e estrelado por James Franco, juntamente com seu irmão Dave Franco e sua cunhada Alison Brie (tudo em família).
ARTISTA DO DESASTRE é baseado em uma história real que narra os acontecimentos por trás do longa The Room (2003), considerado um dos piores longas da história do cinema. The Room conta a história da vida de Tommy Wiseau, e James Franco decidiu reencarnar o personagem de Tommy nessa belíssima adaptação.
O filme é uma gostosa comédia, mas nada muito escrachado, pelo contrário, o roteiro usa um bom tom que consegue prender o espectador em cada cena. Acompanhamos a vida de Tommy Wiseau, um "quase ator" que passa por vários testes em Hollywood, mas nunca consegue um papel em nenhum filme. Em um desses dias de testes, Tommy conhece Greg Sestero (Dave Franco), os dois desenvolvem uma grande amizade (logo de cara) e decidem pactuar de um sonho juntos, que é a construção do seu próprio filme.
James Franco faz um de seus melhores trabalho na vida, juntamente com uma de suas melhores atuações da carreira. É impressionante o quanto James Franco encorpora o personagem de Tommy Wiseau, o quanto ele está seguro em sua interpretação. A maneira como ele atua com o personagem de Tommy, com seus trejeitos, facetas e sotaques, ficou algo muito grandioso, com uma leveza incrível. Até o próprio Tommy Wiseau elogiou o trabalho de James Franco, que pra nós ficou muito claro ao final do filme quando a tela se divide e exibe às cenas de ambos.
Dave Franco também dá um show na pele do amigo de Tommy. Dave enriquece a obra de James com sua atuação, o que deixa bem claro o quanto a relação de amizade entre eles nasceu e cresceu muito rápido, ao ponto de decidirem se mudar e morarem juntos. James Franco e Dave Franco criaram uma grande química entre seus personagens, o que funcionou e contribuiu diretamente para o desenrolar de cada cena no filme. Podemos observar o nascimento da amizade entre eles, a forma como a amizade é abalada com a chegada da namorada de Dave e a decisão de se separarem de casa, tudo muito bem trabalhado e muito funcional.
ARTISTA DO DESASTRE é muito bem trabalhado na direção de James Franco, contando com ótimos cenários dos anos 90 e 2000. Ótimas atuações e interpretações, com diálogos afiadíssimos. Com uma trilha sonora totalmente nostálgica (pelo menos pra mim). Com clássicos como Can’t Get You Out Of My Head – Kylie Minogue / Epic – Faith No More / Never Gonna Give You Up – Rick Astley / What You Want – Mase (feat. Total) e, a clássica balada dos anos 90: Corona - Rhythm Of The Night (nossa, como eu escutei essa música nos anos 90).
Vamos ser bem sinceros: Todos nós sabemos o motivo pelo qual o longa foi esquecido e ignorado pela academia. James Franco fez um trabalho estupendo em ARTISTA DO DESASTRE, tanto atuando quanto dirigindo, e é muito óbvio, muito claro (pelo menos pra mim), que ele merecia uma indicação à Melhor Ator, ou, Melhor Diretor. James foi indicado e premiado na categoria de Melhor Ator no Globo de Ouro e no SAG Awards, mas no Oscar ele foi totalmente esquecido pelo academia. Dizem que o filme estava muito bem cotado para receber indicações de Ator, Diretor e Melhor Filme, mas depois do escândalo envolvendo o nome de James Franco, o longa foi totalmente ignorado, recebendo apenas uma indicação na categoria de Melhor Roteiro Adaptado (que eu acho que nem vai levar).
Não quero entrar em polêmicas aqui, mas não sei quais são métodos usados pela academia quando confrontados com tais questões. Não sei qual a forma que eles avaliam o caso, ou simplesmente ignoram o ótimo trabalho apresentado pelo ator por uma denúncia que nem é realmente verídica. Uma coisa que eu acho engraçado, é o fato de denunciarem o James Franco exatamente um dia após o seu prêmio no Globo de Ouro. Se tinham provas para incriminá-lo, porque não fizeram logo, mas esperaram ele ganhar o prêmio para acabarem com suas chances no Oscar (o que de fato aconteceu). Enfim!!! Concordo plenamente com as denúncias sobre os atos de abusos na indústria cinematográfica Hollywoodiana, realmente é uma coisa que precisa urgentemente acabar. Mas acho que qualquer denúncia tem que ser no mínimo verídica, porque se realmente for, ai sim a pessoa tem que arcar com as consequências!
No mais: ARTISTA DO DESASTRE é um ótimo filme, um ótimo trabalho apresentado por James Franco, que deveria "sim" ser lembrado pela academia.