O co-diretor Richard Glatzer (falecido em 10 de março de 2015) sofria de ALS e não podia falar. Ele dirigiu o filme usando um aplicativo discursivo em um iPad. Tanto Julianne Moore e Kristen Stewart dedicaram seu "Desafio do Balde de Gelo" para Glatzer.
Julianne Moore sugeriu o papel de Dr. John Howland para Alec Baldwin, pois queria trabalhar com ele novamente.
Este papel marca o quinto personagem consecutivo com uma doença mental a ganhar o Oscar de Melhor Atriz. As anteriores são: Natalie Portman por Cisne Negro (2010) como uma dançarina com esquizofrenia; Meryl Streep por A Dama de Ferro (2011), a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que sofria de demência; Jennifer Lawrence por O Lado Bom da Vida (2012) que retrata uma neurótica; e Cate Blanchett por Blue Jasmine (2013) como uma socialite que sofre colapsos mentais.
Julianne Moore disse a Ellen DeGeneres que ela tirou um mês de folga das filmagens de Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014) para as de Para Sempre Alice (2014).
De acordo com a autora Lisa Genova, antes de Julianne Moore ser escalada a persoangem foi oferecida a Michelle Pfeiffer, Julia Roberts, Diane Lane e Nicole Kidman, mas todas recusaram. No entanto, foram sondadas novamente quando Brett Ratner foi escolhido para dirigir o longa.
O longa foi filmado em 23 dias e fora da ordem cronológica.
O filho de Julianne Moore faz uma participação no filme.
Alice é mostrada como uma jogadora compulsiva de "Words With Friends". Alec Baldwin, que interpreta o marido de Alice, foi notoriamente arrancado de um avião antes da decolagem, em 2011, pelo fato de se recusar a parar o jogo e desligar o telefone.
Por sua interpretação em Para Sempre Alice (2014), Julianne Moore ganhou o Quintuple Crown de Melhor Atriz (vencendo o Globo de Ouro, Screen Actors Guild Award, Critics' Choice Award, BAFTA e Oscar). Isto marca a segunda vez consecutiva que uma atriz ganhadora do Quintuple Crown foi casada com Alec Baldwin na tela. A anterior foi Cate Blanchett por seu papel em Blue Jasmine (2013). Isso também marca a segunda vez em sequência (para todos os prêmios), que a atriz vence por um longa que não foi indicado a Melhor Filme. Ambos as personagens tiveram seus nomes no respectivo título da obra.
No final de 2014, a Sony Pictures foi vítima de um hack em seus sistemas de computadores, que continha informações corporativas confidenciais e vários filmes inéditos para o consumo público. Entre várias outras informações, downloads com qualidade de DVD apareceram on-line antes de seu lançamento cinematográfico.
A peça discutida por Alice e Lydia é "Angels in America", de Tony Kushner.
A persoangem de Julianne Moore em Amor a Toda Prova (2011) relata ter visto o último filme da série "Crepúsculo" e que o achou "horrível". A estrela da franquia, Kristen Stewart interpreta Lydia, filha de Moore em Para Sempre Alice.
Lisa Genova, autora do romance "Still Alice," tem uma pequena participação como um membro da audiência na peça de Lydia.
Duas atrizes interpretaram a agente do FBI Clarice Starling: Jodie Foster em "O Silêncio dos Inocentes (1991)" e Julianne Moore em "Hannibal (2001)". E agora Kristen Stewart desempenhou a filha de ambas: "O Quarto do Pânico (2002)" com Foster e "Para Sempre Alice (2014)" com Moore.
Segunda vez que Hunter Parrish interpreta o filho de Alec Baldwin. Sua primeira colaboração com o ator foi em Simplesmente Complicado (2009).
A história de "Para Sempre Alice" é muito semelhante ao telefilme da CBS "Para Lembrar um Grande Amor (1985)", estrelado por Joanne Woodward como uma professora de Inglês, que descobre ter Alzheimer nos primeiros estágios. Ela ganhou um Emmy pelo papel. O falecido Richard Kiley interpretou seu marido e Geraldine Fitzgerald sua mãe.
Quando John (Alec Baldwin) sugere que Alice (Julianne Moore) leia algo mais leve, brincando ela diz "The Cat in the Hat." Alec Baldwin desempenhou um papel em "O Gato (2003)".
No romance qual o filme é baseado, há uma referência a personagem da Dra. Alice Howland ser destra, enquanto seu filho Tom é canhoto. Na realidade, Julianne Moore é canhota e Hunter Parrish destro.
Vencedora do Oscar 2015 de Melhor Atriz por Para Sempre Alice, Julianne Moore interpretou em seguida uma vilã no longa O Sétimo Filho (2015). Da mesma forma, Eddie Redmayne ganhou o Oscar de Melhor Ator por A Teoria de Tudo (2014) e seguiu interpretando um vilão em O Destino de Júpiter (2015).
Julianne Moore e Alec Baldwin também interpretaram o par romântico Nancy Donovan e Jack Donaghy na quarta temporada da comédia 30 Rock.
Ao conferir a coleção de peças teatrais da filha, a personagem de Julianne Moore encontra "Angels in America" e "Doubt". Ambas as obras foram adaptadas para o cinema e estreladas por Meryl Streep. Moore contracenou com Streep em As Horas (2001).
Para Sempre Alice reúne duas atrizes que apareceram em longas sobre a indústria de filmes adultos. Julianne Moore estrelou Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997), que é vagamente baseado na vida de John Holmes, inclui uma sequência inspirada nos assassinatos de Wonderland.Crimes em Wonderland (2003), sobre John Holmes, é estrelado por Kate Bosworth. Moore e Bosworth são mãe e filha em Para Sempre.
Esta é a segunda vez que Alec Baldwin aparece em um filme com o nome Alice no título. O longa anterior foi "Simplesmente Alice (1990)", de Woody Allen.
Julianne Moore estrelou ao lado de Robert Pattinson em Mapas Para as Estrelas (2014). Em Para Sempre Alice, Moore contracena ao lado de Kristen Stewart. Tanto Stewart e Pattinson foram protagonistas da Saga Crepúsculo.
Os diretores do filme, Wash Westmoreland e Richard Glatzer não puderam comparecer ao Oscar e presenciar a vitória de Julianne Moore, devido ao fato de que Glatzer estava sofrendo de ALS e sua condição havia piorado significativamente. Então infelizmente, em 10 de março de 2015, Glatzer veio a falecer. Kristen Stewart foi fotografada no enterro de Glatzer em Los Angeles.