Moana - Um Mar de Aventuras
    Você assistiu Moana - Um Mar de Aventuras ?

Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 20 de dezembro de 2017
    Com uma qualidade incrível e com personagens bastante carismáticos (principalmente Moana), a animação do estúdios Disney é mais do mesmo. Com um humor bobinho mas que diverte até (principalmente o galinho). O grande erro aqui é o forçamento a todo o momento para os personagens cantarem alguma canção que são boas por sinal mas isso acaba deixando o filme um pouco cansativo.
    Com um roteiro um pouco previsível a animação decepciona até mas deve agradar bastante a criançada.
    Ana A.
    Ana A.

Enviada em 11 de dezembro de 2017
    É uma das melhores animações de princesas ,Moana luta por seus sonhos e nunca desiste deles...
    Uma ótima trilha sonora que explica sua indicação ao Óscar
    Jc V.
    Jc V.

Enviada em 16 de dezembro de 2017
    Os tempos mudam e a Disney mudou (um pouco) também. O empoderamento feminino é uma realidade e desde Valente os filmes infantis de princesas passaram a assumir uma postura firme nesse aspecto. Por isso, é impossível dissociar Moana de seu entorno social.
    A saga da princesa havaiana já chama atenção por esse aspecto, ela é havaiana. Nada de reinos mágicos fictícios ou florestas europeias genéricas. Moana é de uma cultura e etnia que não se vêem representadas todo dia na mídia. Sua história também tem outro viés disruptivo além do feminismo e representatividade, uma ruptura com o maniqueísmo típico dos contos de fadas. Não existe uma fada má por essência, nem rainha cuja única razão de vida é matar jovens garotas. A "vilã" do filme é a Mãe Natureza, que maltratada pelo homem (na figura de Maui) ficou rancorosa, porém buscando justiça e reparação, não vingança. Eis outra moral no já extenso rol de mensagens políticas de Moana: Cuide do planeta pra que ele cuide de você.
    Mas um filme não pode ser bom apenas por seu conteúdo filosófico, caso contrário seria chato com um ensaio científico. Moana diverte com seus personagens muito bem construídos. Uma protagonista inteligente, mas não invencível, com raízes muito fortes mas um desejo por inovação. Maui é um dos melhores personagens em muitos anos, um Semi Deus que oscila entre a arrogância e a covardia, mostrando que nem divindades são perfeitas. E as músicas são muito boas e servem para contar as histórias, não apenas pra vender trilha sonora. Claro, não espere encontrar nenhum Let It Go, ou algo desse tipo.
    Sendo assim Moana consegue navegar entre a importância política assumida como postura da Disney daqui em diante e o mais importante, a diversão para o público.
    Birovisky
    Birovisky

Enviada em 9 de novembro de 2017
    Sem espaços e o feminismo abordado da forma correta: h t t p s : / / rezenhando . wordpress . com /2017/11/09/rezenha-critica-moana-2016/

Esta talvez seja uma das animações mais bem desenvolvidas que eu vi até hoje, me arrependo de não ter ido no cinema ver 3D, tem excelentes efeitos além de uma história que é fantástica, instiga o imaginário de adultos e crianças, infelizmente foi subestimada até pelos fãs da Disney . Confiram a “rezenha” crítica de Moana.

Moana conta a história tradicional das ilhas polinésias próximas à Nova Zelândia mas nada tira da minha cabeça que o Semi Deus Maui retratado no filme foi inspirado em Israel iz Kamakawiwoʻole, é impossível não comparar, não à toa que gerou uma treta em vários portais de notícias em relação aos povos destas ilhas por terem sido retratados dessa forma, até o formato do rosto é igual vendo uma dele neste exato momento. Abaixo o vídeo mais famoso é impossível não comparar ksksks…

Uma curiosidade bacana é a voz original de Maui, que me pareca familiar, e nos créditos me deparo com os dizeres: Dwayne Johnson, o The Rock, o cara tá em todas meu!

Mas voltando sobre o que a animação se trata, Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores, que é seu maior hobbie e, também, trabalho. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar sua família e a ilha que passa por uma espécie de maldição, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é.

Como já adiantei, se bobear foi a animação com melhores efeitos visuais que eu vi na minha vida, fantástico, em diversos momentos parecia que o que estava sendo transmitido era uma gravação de algo real e não animação, é de encher os olhos, você fica emocionando com a beleza e o arinho com tudo é trtado por todo o filme, cada detalhe das ilhas por onde Moana e Maui passam fora as míticas criaturas que surgem, tudo muito belo e angariado por uma trilha sonora forte e que fica na sua cabeça, até agora a m´suca tema que Moana canta está na cabeça gente, pior que do Frozen ksksksksksksks…

Assim como de costume toda animação tenta transmitir alguma mensagem e Moana não é diferente, consegue isso com sucesso tentando nos passar várias delas como não negar o que somos e jamais nos acovardarmos para aquilo que fomos chamados ou quando nós podemos consertar os nossos erros lutando por um bem comum de todos, são mensagens importantes a se passar para uma criança ou até adulto.

Fora isso uma coisa que vale a pena ressaltar é a tentativa da Disney de criar princesas independentes dando um apoio ao feminismo de uma forma consciente sem exageros, como foi o caso, Moana não se apaixona por ninguém e não fica dependente de ninguém como eram os filmes antigos da Disney. O depender é algo interpretativo porque alguns momentos querendo ou não ela depende de Maui, mas o ponto positivo não foi forçar para nenhum lado, tudo muito naturalmente.

Gostei muito e me surpreendeu, assim como na época o tal do Frozen ksksksksksksksks.

Iria assistir de novo? sim.

Minha nota é 4/5.
    Lucas D.
    Lucas D.

Enviada em 26 de abril de 2018
    Como sempre, a Disney nos faz ser crianças de novo, e trás uma história de aventura que anima e ao mesmo tempo emociona. Trilha sonora sensacional!
    Igor S
    Igor S

Enviada em 12 de agosto de 2017
    Faltou apenas uma história diferente para ser considerado uma obra-prima das animações, mas sem dúvidas é uma animação muito linda de assistir.
    Joe Oliveira.
    Joe Oliveira.

Enviada em 24 de maio de 2017
    Uma boa ideia para um filme explorando uma cultura pouco conhecida traz essa "surpresa" para os espectadores.
    JR Costa
    JR Costa

Enviada em 12 de maio de 2017
    Mesmo parecendo uma mistura de várias ideias pontuais já exploradas antes, o longa-metragem consegue criar um conjunto original e interessante, primoroso tecnicamente (provavelmente o elemento água nunca foi tão bem desenvolvido assim em outra animação antes), comprovando que a Disney continua bem à frente da concorrência.

Mais em: padecin, com
    Manu Prado
    Manu Prado

Enviada em 10 de maio de 2017
    Particularmente não gostei muito, uma coisa minha as pessoas tem direito de gostar e não gostar de uma coisa... Mais a animação é muito bonita e chama muito a atenção....
    Alex Costa
    Alex Costa

Enviada em 24 de janeiro de 2019
    Moana é um excelente filme, que conta com otinas cenas musicais (as musicas são muito boas!), uma história bem envolvente, e além de do humor do filme ser muito bom! Com otinas cenas de ação, como por exemplo a cena dos cocos piratas, ela é muito boa e divertida! Os personagens da Moana e do Maui são muito carismáticos.
    A animação é muito bonita, as cenas do mar ou na ilha é tudo muito vivo e enchem os olhos com a beleza da animação, além de uma cena em que mistura animação 3d e com 2d que é muito bem feita.
    O inicio do filme da a impressão de que vai ser um filme bem clichê e bobinho, porém conforme a história vai desenvolvendo você percebe e entende o ritmo e a pegada do filme conseguindo se emergir completamente na história da Moana.