Whiplash - Em Busca da Perfeição : críticas imprensa
Whiplash - Em Busca da Perfeição
Média
4,2
publicações
Chicago Sun-Times
Cinema com Rapadura
Cinepop
Críticos.Com.Br
Estado de Minas
Rubens Ewald
Télérama
Variety
Zero Hora
CineClick
Cinemascope
Cineplayers
Chronic'art.com
Cinema em Cena
Cineweb
New York Times
O Globo
Omelete
Revista Interlúdio
Rolling Stone
Screen International
The Guardian
The Hollywood Reporter
Papo de Cinema
Folha de São Paulo
Gazeta do Povo
Critikat.com
Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Chicago Sun-Times
por Brian Tallerico
"Whiplash" é adrenalina cinematográfica. Numa era em que tantos filmes aparecem mais refinados para públicos ou gerentes de marketing, esse é um drama profundamente pessoal e vibrantemente vivo.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Cinema com Rapadura
por Wilker Medeiros
[...] este petardo de Damien Chazelle aparece como o primeiro diamante do ano e abre com maestria o circuito cinematográfico brasileiro. É um filme poderoso, chocante e sufocante, de direção primorosa e trilha sonora matadora, que deixa o público ligado do início ao fim...
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinepop
por Raphael Camacho
Eletrizante, emocionante, magnífico, espetacular. [...] Para completar essa busca pela perfeição, o filme conta com a grande interpretação de um ator no ano passado: J.K. Simmons está simplesmente espetacular!
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Críticos.Com.Br
por Gabriel Papaléo
A precisão do jazz é captada pela câmera de Chazelle com maestria, em planos-detalhe movidos por uma ágil e excepcional montagem que conduz os ensaios do filme como uma sinfonia furiosa.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Estado de Minas
por Ana Clara Brant
Não à toa "Whiplash – Em busca da perfeição" foi o grande vencedor de Sundance em 2014 [...] com os prêmios de melhor filme do público e de melhor diretor, pois o drama musical é ao mesmo tempo delicado, eletrizante, comovente, dinâmico e, sobretudo, surpreendente.
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
De todos os filmes indicados ao Oscar® deste ano que já assisti este é o certamente o meu favorito, o que mais me tocou, me fez participar, emocionar. [...] Os atores estão ótimos, a direção é incrível, mas é a musica que realmente nos conquista e torna o filme excepcional.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Télérama
por Mathilde Blottière
Com um talento incrível, Damien Chazelle faz desta simples trama um duelo cativante onde o jazz, música prazerosa, é fabricada através da dor, com muito suor e sangue. A direção é ritmada, a tensão é permanente, a iluminação é digna de um filme noir...
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Peter Debruge
Miles Teller toca bateria com todo o seu coração - e mesmo um pouco mais - neste filme estelar de Damien Chazelle, que destrói todos os clichês do gênio musical, carregando os tradicionais ensaios em um conservatório com a intensidade psicológica de um campo de batalha.
A crítica completa está disponível no site Variety
Zero Hora
por Marcelo Perrone
[...] não vemos na encenação enxuta, calcada no grande desempenho dos atores, prospecções psicológicas e edificantes mensagens de superação comuns nos filmes desse modelo que patinam no melodrama raso. "Whiplash" é um filme emocionalmente cru e duro.
CineClick
por Daniel Reininger
O longa é impressionante não só pela forma como explora o preço do sucesso e o absurdo da procura pela perfeição, mas também pela qualidade estética, de roteiro e direção.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinemascope
por Lívia Fioretti
A interação entre as personagens de [J.K.] Simmons e [Miles] Teller é um show a parte [...]. Tudo bem que é necessário ceticismo para alguns aspectos, mas "Whiplash" é um filme que merece ser visto com coração e ouvidos bem abertos
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Cineplayers
por Francisco Carbone
Se Teller é um dos jovens atores do momento, cujo talento só se expande, a figura de Fletcher ganha personificação em JK Simmons, que aqui sai de uma zona de conforto para se tornar um furacão.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Chronic'art.com
por Yal Sadat
Um espetáculo implacável: o jazz furioso, a fábula de iniciação e a mecânica de precisão (da escritura, da montagem) combinam-se de maneira incrível em "Whiplash", o que explica sem dúvida todos os seus prêmios, e que deve lhe render um grande sucesso popular.
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
[...] este longa representa uma experiência atípica ao levar o espectador ao riso com os excessos do mestre vivido por J.K. Simmons ao mesmo tempo em que provoca um profundo incômodo diante de seus métodos cruéis...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cineweb
por Rodrigo Zavala
Chazelle, que também é o diretor de fotografia, é inventivo em seu apurado jogo de câmera que, junto à trilha sonora e à intensidade psicológica do que se vê na tela, transforma os ensaios da banda em batalha campal. Conceito muito adequado ao conflito que impinge ao espectador.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
New York Times
por A.O. Scott
Talvez um pouco nítido demais em alguns momentos. [...] Ainda assim, a batalha entre mestre e discípulo é emocionante e assustadora de se testemunhar, e, no seu ápice, o filme se torna tão selvagem e espontâneo, tão arriscado e preciso, como uma jam session ao vivo.
A crítica completa está disponível no site New York Times
O Globo
por André Miranda
“Whiplash” só não é perfeito graças a algumas opções do roteiro [...] É claro que coincidências existem, mas num filme quase inteiramente baseado nas decisões de seus personagens, elas soam como um caminho fácil para a solução dos conflitos.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Omelete
por Érico Borgo
Chazelle filma com economia. Guarda seus solos para o fim, preferindo usar quando pode uma única câmera, fechada nos músicos e suas performances. Ele parece aceitar que o jazz não pode ser filmado de maneira convencional, então não se arrisca.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Revista Interlúdio
por Wellington Sari
[...] é possível encontrar no filme de [Damien] Chazelle algo que deve ser sempre louvado: o brilho na execução. Pouco importa se "Whiplash" é tematicamente uma variação de um arquétipo tão explorado quando nosso interesse pode se derramar sobre a forma...
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Rolling Stone
por André Rodrigues
[Damien] Chazelle não só dá conta de filmar a atmosfera do jazz, gerando imagens marcantes, como também nos surpreende com a história da relação entre aluno e professor.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Screen International
por Tim Grierson
Um drama intenso, ancorado em duas atuações magníficas de Miles Teller e J.K. Simmons. [O filme] vai à essência da ambição artística, jogando um dedicado estudante de bateria contra o seu professor agressivo.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Henry Barnes
A relação entre Andrew e Fletcher é sadomasoquista, mas nunca melodramática. Chazelle parece estar adentrando o território de "Cisne Negro", até ele devolver ao filme um ritmo calmo, preparando o público para os intensos quinze minutos finais.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
Depois de algumas oscilações dramáticas convulsivas, a climática e, do ponto de vista da performance musical, catártica sequência [final] retrata uma passagem de mera laboriosidade a arte, de escalar a montanha a alcançar o cume.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Papo de Cinema
por Robledo Milani
A estrutura um tanto conhecida do duelo entre experiência e inovação apenas revive o clichê de Davi superando Golias, dentro de um contexto que se direciona a um fechamento dentro do esperado.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
Não aspira a uma "cena perfeita", assim como Andrew sonha com um solo perfeito? Pode ser. Parece ser, até. Em todo caso, eis aí um filme americano, sobre esforço, sobre artistas, com aspiração a prêmio, que não termina em aplausos. Eis um bom ponto de partida.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Gazeta do Povo
por Rafael Rodrigues Costa
"Whiplash" parece mostrar que os fins justificam os meios, e que somente a obsessão e a tortura física e emocional geram um grande artista. Mais que criatividade e originalidade, ironicamente as maiores qualidades dos verdadeiros mestres do jazz.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
Critikat.com
por Damien Bonelli
Um filme caricatural sobre o jazz onde temos dificuldade de reconhecer a música que amamos tanto. [...] É um filme sobre a dialética do mestre e do escravo. Ora, mesmo aparentando denunciar esta violência, a história apenas eleva a competitividade e o culto da performance aos valores musicais.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
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Chicago Sun-Times
"Whiplash" é adrenalina cinematográfica. Numa era em que tantos filmes aparecem mais refinados para públicos ou gerentes de marketing, esse é um drama profundamente pessoal e vibrantemente vivo.
Cinema com Rapadura
[...] este petardo de Damien Chazelle aparece como o primeiro diamante do ano e abre com maestria o circuito cinematográfico brasileiro. É um filme poderoso, chocante e sufocante, de direção primorosa e trilha sonora matadora, que deixa o público ligado do início ao fim...
Cinepop
Eletrizante, emocionante, magnífico, espetacular. [...] Para completar essa busca pela perfeição, o filme conta com a grande interpretação de um ator no ano passado: J.K. Simmons está simplesmente espetacular!
Críticos.Com.Br
A precisão do jazz é captada pela câmera de Chazelle com maestria, em planos-detalhe movidos por uma ágil e excepcional montagem que conduz os ensaios do filme como uma sinfonia furiosa.
Estado de Minas
Não à toa "Whiplash – Em busca da perfeição" foi o grande vencedor de Sundance em 2014 [...] com os prêmios de melhor filme do público e de melhor diretor, pois o drama musical é ao mesmo tempo delicado, eletrizante, comovente, dinâmico e, sobretudo, surpreendente.
Rubens Ewald
De todos os filmes indicados ao Oscar® deste ano que já assisti este é o certamente o meu favorito, o que mais me tocou, me fez participar, emocionar. [...] Os atores estão ótimos, a direção é incrível, mas é a musica que realmente nos conquista e torna o filme excepcional.
Télérama
Com um talento incrível, Damien Chazelle faz desta simples trama um duelo cativante onde o jazz, música prazerosa, é fabricada através da dor, com muito suor e sangue. A direção é ritmada, a tensão é permanente, a iluminação é digna de um filme noir...
Variety
Miles Teller toca bateria com todo o seu coração - e mesmo um pouco mais - neste filme estelar de Damien Chazelle, que destrói todos os clichês do gênio musical, carregando os tradicionais ensaios em um conservatório com a intensidade psicológica de um campo de batalha.
Zero Hora
[...] não vemos na encenação enxuta, calcada no grande desempenho dos atores, prospecções psicológicas e edificantes mensagens de superação comuns nos filmes desse modelo que patinam no melodrama raso. "Whiplash" é um filme emocionalmente cru e duro.
CineClick
O longa é impressionante não só pela forma como explora o preço do sucesso e o absurdo da procura pela perfeição, mas também pela qualidade estética, de roteiro e direção.
Cinemascope
A interação entre as personagens de [J.K.] Simmons e [Miles] Teller é um show a parte [...]. Tudo bem que é necessário ceticismo para alguns aspectos, mas "Whiplash" é um filme que merece ser visto com coração e ouvidos bem abertos
Cineplayers
Se Teller é um dos jovens atores do momento, cujo talento só se expande, a figura de Fletcher ganha personificação em JK Simmons, que aqui sai de uma zona de conforto para se tornar um furacão.
Chronic'art.com
Um espetáculo implacável: o jazz furioso, a fábula de iniciação e a mecânica de precisão (da escritura, da montagem) combinam-se de maneira incrível em "Whiplash", o que explica sem dúvida todos os seus prêmios, e que deve lhe render um grande sucesso popular.
Cinema em Cena
[...] este longa representa uma experiência atípica ao levar o espectador ao riso com os excessos do mestre vivido por J.K. Simmons ao mesmo tempo em que provoca um profundo incômodo diante de seus métodos cruéis...
Cineweb
Chazelle, que também é o diretor de fotografia, é inventivo em seu apurado jogo de câmera que, junto à trilha sonora e à intensidade psicológica do que se vê na tela, transforma os ensaios da banda em batalha campal. Conceito muito adequado ao conflito que impinge ao espectador.
New York Times
Talvez um pouco nítido demais em alguns momentos. [...] Ainda assim, a batalha entre mestre e discípulo é emocionante e assustadora de se testemunhar, e, no seu ápice, o filme se torna tão selvagem e espontâneo, tão arriscado e preciso, como uma jam session ao vivo.
O Globo
“Whiplash” só não é perfeito graças a algumas opções do roteiro [...] É claro que coincidências existem, mas num filme quase inteiramente baseado nas decisões de seus personagens, elas soam como um caminho fácil para a solução dos conflitos.
Omelete
Chazelle filma com economia. Guarda seus solos para o fim, preferindo usar quando pode uma única câmera, fechada nos músicos e suas performances. Ele parece aceitar que o jazz não pode ser filmado de maneira convencional, então não se arrisca.
Revista Interlúdio
[...] é possível encontrar no filme de [Damien] Chazelle algo que deve ser sempre louvado: o brilho na execução. Pouco importa se "Whiplash" é tematicamente uma variação de um arquétipo tão explorado quando nosso interesse pode se derramar sobre a forma...
Rolling Stone
[Damien] Chazelle não só dá conta de filmar a atmosfera do jazz, gerando imagens marcantes, como também nos surpreende com a história da relação entre aluno e professor.
Screen International
Um drama intenso, ancorado em duas atuações magníficas de Miles Teller e J.K. Simmons. [O filme] vai à essência da ambição artística, jogando um dedicado estudante de bateria contra o seu professor agressivo.
The Guardian
A relação entre Andrew e Fletcher é sadomasoquista, mas nunca melodramática. Chazelle parece estar adentrando o território de "Cisne Negro", até ele devolver ao filme um ritmo calmo, preparando o público para os intensos quinze minutos finais.
The Hollywood Reporter
Depois de algumas oscilações dramáticas convulsivas, a climática e, do ponto de vista da performance musical, catártica sequência [final] retrata uma passagem de mera laboriosidade a arte, de escalar a montanha a alcançar o cume.
Papo de Cinema
A estrutura um tanto conhecida do duelo entre experiência e inovação apenas revive o clichê de Davi superando Golias, dentro de um contexto que se direciona a um fechamento dentro do esperado.
Folha de São Paulo
Não aspira a uma "cena perfeita", assim como Andrew sonha com um solo perfeito? Pode ser. Parece ser, até. Em todo caso, eis aí um filme americano, sobre esforço, sobre artistas, com aspiração a prêmio, que não termina em aplausos. Eis um bom ponto de partida.
Gazeta do Povo
"Whiplash" parece mostrar que os fins justificam os meios, e que somente a obsessão e a tortura física e emocional geram um grande artista. Mais que criatividade e originalidade, ironicamente as maiores qualidades dos verdadeiros mestres do jazz.
Critikat.com
Um filme caricatural sobre o jazz onde temos dificuldade de reconhecer a música que amamos tanto. [...] É um filme sobre a dialética do mestre e do escravo. Ora, mesmo aparentando denunciar esta violência, a história apenas eleva a competitividade e o culto da performance aos valores musicais.