Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Um visitante
4,0
Enviada em 6 de fevereiro de 2016
-Filme assistido em 06 de Fevereiro de 2016 -Nota 8/10
A figura do palhaço sempre foi aproveitada por grandes humoristas do cinema.O humor parece ser tão triste,que só pode ser retratado por aquele que realmente conheça da situação.Charlie Chaplin se adequou a essa ideia.Um dos grandes ícones da comédia da história do cinema,conhecido por fazer grandes filmes mudos,e que divide a tela com outro grande gênio do gênero,estou falando de Buster Keaton,que podemos considerar também um dos pioneiros da comédia.
Na historia,temos Calvero (Chaplin),um palhaço bastante famoso,que era adorado antigamente por seus números divertidos.Certo dia,chega em sua casa,e se depara com uma moça tentando se suicidar.Theresa,mas conhecida como 'Terry' (Claire Bloom),uma ex-dançarina,que também trabalhava no circo.A relação dos dois começa então a se fortalecer.O filme em preto e branco só realça ainda mais a depressão sobre o personagem de Chaplin.Que se une a uma trilha sonora melancólica,que nos leva a se entristecer vendo aquelas cenas.
"Luzes da Ribalta" é um filme curioso.Primeiro,porque temos Chaplin interpretando um personagem que não seja aquele que lhe deu fama no cinema,o engraçado 'vagabundo' Carlitos.Aqui não temos o ator com aquele bigodinho mundialmente conhecido,não temos o chapéu e nem sua memorável bengala.Temos um Chaplin triste,que acaba nos passando a imagem que sua carreira estava tão perto do fim,mesmo ele se esforçando para continuar.Segundo,não temos uma apresentação de humor.Charles Chaplin prefere aqui mostrar seu lado dramático.O filme tem sim alguns momentos engraçados,mas não da forma que costumamos a ver na maioria de seus filmes antigos.Um ponto forte,já que temos ótimos momentos de diálogos entre ele,Buster Keaton e Claire Bloom.
É Um filme que mistura comédia ao drama, esplêndida atuação de Charles Chaplin e Claire Boom. Comovente, para mim grande fã deste gênio representa o canto do cisne do Cineasta que além de Grande artista, também atuou em favor da liberdade e dos direitos humanos. Essencial!
É um filme bem artístico, exige um pouco de paciência para quem não aprecia números artísticos, pois tem cenas razoavelmente longas nesse estilo, com o humor característico de Charles Chaplin, além das cenas de danças de ballet de Thereza. Mas é um filme bem encenado, com boas atuações e diálogos bem construídos.
Um filme com excelentes diálogos, com um certo tom melancólico, e que é inspirador, não somente pelas reviravoltas ao longo da trama, mas também pelos vários momentos de reflexão dos personagens em relação a suas trajetórias, do longe que chegaram e aproveitaram, e do que ainda podem oferecer ao mundo. Excelente!
Para mim um dos melhores de Chaplin. É como se fosse uma alto biografia de um ator que quando envelhece é deixado de lado mas encontra na jovialidade de uma moça que ele salva da morte e com isso ela também o salva.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade