Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Collider
por Adam Chitwood
O roteiro afiado e sincero de Nick Hornby, além das maravilhosas atuações do elenco principal resulta numa crônica incrivelmente empática sobre o amor, a perda e a ideia de "lar".
A crítica completa está disponível no site Collider
The Playlist
por Rodrigo Perez
Uma história comovente e potente sobre escolhas, país, compromissos, sacrifício e amor, "Brooklin" é um retrato soberbo, luminoso e agridoce sobre quem somos, de onde viemos, para onde vamos, e os lugares que chamamos de lar.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Washington Post
por Ann Hornaday
Altivo, arrebatador e gentilmente nostálgico, "Brooklin" eleva o melodrama a um novo patamar com suas transparência emocional e sua simplicidade confiante.
A crítica completa está disponível no site Washington Post
Chicago Sun-Times
por Lindsey Bahr
Isso é o brilho desta história universal. Alguns certamente irão se decepcionar com a sua escolha, mas isso é a coisa - é a escolha da personagem. Apesar de todos boas intenções, conselhos e expectativas, é algo que só ela pode fazer.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Papo de Cinema
por Renato Cabral
O roteiro de Nicky Hornby é uma incrível adaptação do romance de Colm Tóibín, e perpassa os diversos estágios de alguém que está longe de sua família, da necessidade de apoio externo e a beleza do momento em que a personagem se vê madura...
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Screen Rant
por Sandy Schaefer
"Brooklin" [...] possui elementos de romances antigos com uma reflexão profunda sobre a experiência da imigração. [...] O resultado é uma narrativa terna e comovente, ajudada pelo trabalho excelente de todos envolvidos no filme, tanto em tela quanto nos bastidores.
A crítica completa está disponível no site Screen Rant
Almanaque Virtual
por Zeca Seabra
O roteiro consegue capturar o interesse do espectador convidando-o a participar de uma viagem sentimental e nostálgica repleta de personagens realmente cativantes.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Boston Globe
por Ty Burr
O diretor John e sua equipe criativa constroem um globo de neve cinematográfico repleto de nostalgia, um retrato de dois mundos que sofrem com as saudades e se alegram com a liberdade ganha. É uma bela experiência cinematográfica.
A crítica completa está disponível no site Boston Globe
CineClick
por Edu Fernandes
É pelos olhos e sentimentos de Ellis que o público tem contato com dramas típicos de imigrantes de ontem e de hoje [...]. Isso é possível muito devido ao talento inegável de Saoirse Ronan, que entrega as emoções e dilemas da personagem apenas com o olhar.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
"Brooklyn" é uma obra tocante construída a partir de uma história simples [...] Porém, não se engane: ao longo de seus 111 minutos, o filme faz um sensível estudo de personagem...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cineweb
por Alysson Oliveira
Muito da narrativa se passa, então, no interior das personagens. O desafio de Hornby e Crowley é traduzir isso em imagens, e eles encontraram em Saoirse – uma talentosa ex-atriz mirim que se tornou uma das melhores de sua geração – a intérprete perfeita para materializar a vida interna de Eilis.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Gazeta do Povo
por Helena Carnieri
A forma como Saoirse vivencia esse drama, contida, parecendo transparente, mas aos poucos revelando a profundidade de seu drama, coloca a atriz americana (sic) de apenas 21 anos como um nome promissor.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
New York Times
por A.O. Scott
Saiorse Ronan, que tem crescido de uma atriz nfantil inteligentemente estranha para uma performer de força notável e muita sensibilidade [...] ela usa tudo - sua postura, as sobrancelhas, sua respiração, seus dentes, seus poros [...]
A crítica completa está disponível no site New York Times
Omelete
por Natália Bridi
A câmera de Crowley, somada às cores de cartão postal dos anos 1950 da fotografia de Yves Bélanger, sabe como destacar Eilis, centralizando sua imagem e captando todas as nuances da bela atuação de Ronan.
A crítica completa está disponível no site Omelete
ScreenCrush
por Erin Whitney
Saoirse Ronan [...] traz intensidade e maturidade para Eilis com a sua atuação mais espetacular até o momento. A atriz irlandesa encontra profundidade tanto nos momentos mais tristes [...] quanto nos mais contagiantes.
A crítica completa está disponível no site ScreenCrush
The Guardian
por Peter Bradshaw
Sem a performance de Saoirse Ronan, "Brooklin" poderia ter sido um filme sem sabor. No entanto, ela é o ingrediente que amarra todos os elementos: sua atitude serena é o foco de quase toda cena e plano.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
Dos protagonistas até os menores papeis, o elenco e as atuações são perfeitos. A veterana e fenomenal Saiorse Ronan faz maravilhas com este papel excepcional de transição [...]
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Cécile Mury
A reconstituição de época é bem feita, clássica, talvez convencional demais, mas ela serve bem aos personagens e suas emoções - especialmente as de Eilis, interpretada por Saoirse Ronan em perfeito equilíbrio entre pudor e intensidade.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Peter Debruge
Muito bem escrito, mas ainda um pouco superficial na sua transição para a tela, esta adaptação sensível do best-seller de Colm Toibin, deve assimilar muito bem com os padrões do mainstream [...]. Um drama romântico robusto, rico em história e cheio de emoção [...]
A crítica completa está disponível no site Variety
Cinegrafando
por Pedro Souza Melo
Brooklyn não é o filme mais criativo do ano e sua indicação ao Oscar é justificada apenas pela visão romântica [...] Sua fraca segunda metade impede que ele seja marcante, mas não destrói a leveza do romance de época e sua produção excelente cria uma saudade mesmo em quem não viveu esses tempos distantes.
A crítica completa está disponível no site Cinegrafando
Cinepop
por Raphael Camacho
Por mais que não seja um filme profundo da maneira como podia ser, em relação à adaptação literária mesmo, é um projeto interessante que deve agradar quem curte finais felizes e histórias de amor e superação.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
O Globo
por Carlos Helí de Almeida
Saoirse e Emory conseguem transmitir a honestidade dos sentimentos de seus personagens apenas com os olhares, e é uma pena que esse encantamento seja sabotado por um truque de melodrama.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Quarto Ato
por Arthur Gadelha
Embora o registro muito ingênuo do diretor John Crowley, ‘Brooklin’ é um filme que [...] fala sobre “reconhecer nossa terra”. Sua mensagem final deixa evidente que nosso lar não é necessariamente onde nascemos ou onde edificamos nosso conforto. Nosso lar pertence ao tempo – e a tudo que ele nos fizer encarar. Mas é somente isso.
A crítica completa está disponível no site Quarto Ato
Rolling Stone
por Christian Petermann
É um filme pouco surpreendente, mas que se deixa assistir com prazer. E, além de Saoirse Ronan, há ótimos coadjuvantes, vividos pelos veteranos Julie Walters e Jim Broadbent...
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Screen International
por Anthony Kaufman
Saoirse Ronan é uma encarnação estonteante do empoderamento feminino. Vista em quase todos os planos do filme com seus penetrantes olhos azuis e sua luminosa tez pálida, ela é uma força e um rosto que eleva o filme.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Zero Hora
por Roger Lerina
"Brooklin" ecoa os grandes melodramas produzidos em Hollywood entre as décadas de 1940 e 1960 [...]. Essa nostalgia, contudo, é modernizada graças a uma permanente sensação de melancolia e a uma providencial contenção dramática...
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Critikat.com
por Josué Morel
"Brooklin" parece um bom manual de academicismo, por ser baseado numa mecânica cujos efeitos podem ser contados nos dedos de uma mão. [...] O filme não consegue fugir deste esquema, sobre uma menina perdida entre duas margens [...] e não traz nada além disso, ou quase nada.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
"Brooklin" teria a oferecer apenas algum conforto ao espectador que veja no cinema uma distração. Este é um filme para ver facilmente e esquecer com facilidade ainda maior.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Aos poucos fui achando que ela (Saoirse Ronan) era inexpressiva e sem graça, o que se confirma aqui neste filme antiquado e bobo, que não sei por que caiu nas graças de uma parte da imprensa estrangeira.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Collider
O roteiro afiado e sincero de Nick Hornby, além das maravilhosas atuações do elenco principal resulta numa crônica incrivelmente empática sobre o amor, a perda e a ideia de "lar".
The Playlist
Uma história comovente e potente sobre escolhas, país, compromissos, sacrifício e amor, "Brooklin" é um retrato soberbo, luminoso e agridoce sobre quem somos, de onde viemos, para onde vamos, e os lugares que chamamos de lar.
Washington Post
Altivo, arrebatador e gentilmente nostálgico, "Brooklin" eleva o melodrama a um novo patamar com suas transparência emocional e sua simplicidade confiante.
Chicago Sun-Times
Isso é o brilho desta história universal. Alguns certamente irão se decepcionar com a sua escolha, mas isso é a coisa - é a escolha da personagem. Apesar de todos boas intenções, conselhos e expectativas, é algo que só ela pode fazer.
Papo de Cinema
O roteiro de Nicky Hornby é uma incrível adaptação do romance de Colm Tóibín, e perpassa os diversos estágios de alguém que está longe de sua família, da necessidade de apoio externo e a beleza do momento em que a personagem se vê madura...
Screen Rant
"Brooklin" [...] possui elementos de romances antigos com uma reflexão profunda sobre a experiência da imigração. [...] O resultado é uma narrativa terna e comovente, ajudada pelo trabalho excelente de todos envolvidos no filme, tanto em tela quanto nos bastidores.
Almanaque Virtual
O roteiro consegue capturar o interesse do espectador convidando-o a participar de uma viagem sentimental e nostálgica repleta de personagens realmente cativantes.
Boston Globe
O diretor John e sua equipe criativa constroem um globo de neve cinematográfico repleto de nostalgia, um retrato de dois mundos que sofrem com as saudades e se alegram com a liberdade ganha. É uma bela experiência cinematográfica.
CineClick
É pelos olhos e sentimentos de Ellis que o público tem contato com dramas típicos de imigrantes de ontem e de hoje [...]. Isso é possível muito devido ao talento inegável de Saoirse Ronan, que entrega as emoções e dilemas da personagem apenas com o olhar.
Cinema em Cena
"Brooklyn" é uma obra tocante construída a partir de uma história simples [...] Porém, não se engane: ao longo de seus 111 minutos, o filme faz um sensível estudo de personagem...
Cineweb
Muito da narrativa se passa, então, no interior das personagens. O desafio de Hornby e Crowley é traduzir isso em imagens, e eles encontraram em Saoirse – uma talentosa ex-atriz mirim que se tornou uma das melhores de sua geração – a intérprete perfeita para materializar a vida interna de Eilis.
Gazeta do Povo
A forma como Saoirse vivencia esse drama, contida, parecendo transparente, mas aos poucos revelando a profundidade de seu drama, coloca a atriz americana (sic) de apenas 21 anos como um nome promissor.
New York Times
Saiorse Ronan, que tem crescido de uma atriz nfantil inteligentemente estranha para uma performer de força notável e muita sensibilidade [...] ela usa tudo - sua postura, as sobrancelhas, sua respiração, seus dentes, seus poros [...]
Omelete
A câmera de Crowley, somada às cores de cartão postal dos anos 1950 da fotografia de Yves Bélanger, sabe como destacar Eilis, centralizando sua imagem e captando todas as nuances da bela atuação de Ronan.
ScreenCrush
Saoirse Ronan [...] traz intensidade e maturidade para Eilis com a sua atuação mais espetacular até o momento. A atriz irlandesa encontra profundidade tanto nos momentos mais tristes [...] quanto nos mais contagiantes.
The Guardian
Sem a performance de Saoirse Ronan, "Brooklin" poderia ter sido um filme sem sabor. No entanto, ela é o ingrediente que amarra todos os elementos: sua atitude serena é o foco de quase toda cena e plano.
The Hollywood Reporter
Dos protagonistas até os menores papeis, o elenco e as atuações são perfeitos. A veterana e fenomenal Saiorse Ronan faz maravilhas com este papel excepcional de transição [...]
Télérama
A reconstituição de época é bem feita, clássica, talvez convencional demais, mas ela serve bem aos personagens e suas emoções - especialmente as de Eilis, interpretada por Saoirse Ronan em perfeito equilíbrio entre pudor e intensidade.
Variety
Muito bem escrito, mas ainda um pouco superficial na sua transição para a tela, esta adaptação sensível do best-seller de Colm Toibin, deve assimilar muito bem com os padrões do mainstream [...]. Um drama romântico robusto, rico em história e cheio de emoção [...]
Cinegrafando
Brooklyn não é o filme mais criativo do ano e sua indicação ao Oscar é justificada apenas pela visão romântica [...] Sua fraca segunda metade impede que ele seja marcante, mas não destrói a leveza do romance de época e sua produção excelente cria uma saudade mesmo em quem não viveu esses tempos distantes.
Cinepop
Por mais que não seja um filme profundo da maneira como podia ser, em relação à adaptação literária mesmo, é um projeto interessante que deve agradar quem curte finais felizes e histórias de amor e superação.
O Globo
Saoirse e Emory conseguem transmitir a honestidade dos sentimentos de seus personagens apenas com os olhares, e é uma pena que esse encantamento seja sabotado por um truque de melodrama.
Quarto Ato
Embora o registro muito ingênuo do diretor John Crowley, ‘Brooklin’ é um filme que [...] fala sobre “reconhecer nossa terra”. Sua mensagem final deixa evidente que nosso lar não é necessariamente onde nascemos ou onde edificamos nosso conforto. Nosso lar pertence ao tempo – e a tudo que ele nos fizer encarar. Mas é somente isso.
Rolling Stone
É um filme pouco surpreendente, mas que se deixa assistir com prazer. E, além de Saoirse Ronan, há ótimos coadjuvantes, vividos pelos veteranos Julie Walters e Jim Broadbent...
Screen International
Saoirse Ronan é uma encarnação estonteante do empoderamento feminino. Vista em quase todos os planos do filme com seus penetrantes olhos azuis e sua luminosa tez pálida, ela é uma força e um rosto que eleva o filme.
Zero Hora
"Brooklin" ecoa os grandes melodramas produzidos em Hollywood entre as décadas de 1940 e 1960 [...]. Essa nostalgia, contudo, é modernizada graças a uma permanente sensação de melancolia e a uma providencial contenção dramática...
Critikat.com
"Brooklin" parece um bom manual de academicismo, por ser baseado numa mecânica cujos efeitos podem ser contados nos dedos de uma mão. [...] O filme não consegue fugir deste esquema, sobre uma menina perdida entre duas margens [...] e não traz nada além disso, ou quase nada.
Folha de São Paulo
"Brooklin" teria a oferecer apenas algum conforto ao espectador que veja no cinema uma distração. Este é um filme para ver facilmente e esquecer com facilidade ainda maior.
Rubens Ewald
Aos poucos fui achando que ela (Saoirse Ronan) era inexpressiva e sem graça, o que se confirma aqui neste filme antiquado e bobo, que não sei por que caiu nas graças de uma parte da imprensa estrangeira.