Ao todo são cinco episódios, rodados por diretores diferentes, que abordam histórias inspiradoras.
A Origem da Inspiração
Criada em 1953, ao longo de 60 anos a Petrobras passou por diversos desafios e conquistas até se tornar uma das principais empresas não apenas do Brasil, mas do mundo.
Márcia Barbosa e a Origem da Inspiração
Uma das cientistas brasileiras mais importantes da atualidade, Márcia conta um evento ocorrido quando tinha apenas 12 anos. Na época ela ajudava os professores da escola em que estudava a preparar o laboratório de química e física. Um dia, durante a construção de um forno para a secagem de substâncias, um curto-circuito apagou as luzes da escola. Refeita do susto, ela própria descobriu o que tinha acontecido de errado e resolveu o problema.
Panmela Castro e a Origem da Inspiração
Ainda adolescente, Panmela pixava muros no bairro carioca da Penha como forma de expressar sua insatisfação com os valores rígidos e machistas de sua criação. Já adulta, ela adotou a alcunha Anarkia Boladona e se tornou uma das grafiteiras mais renomadas do país.
Antônia Maria Faleiros e a Origem da Inspiração
Criada no interior de Minas Gerais, Antônia começou a trabalhar na lavoura muito jovem. Já adolescente, ela se mudou para Belo Horizonte, onde passou a trabalhar como empregada doméstica. Sem ter onde dormir, por oito meses ela passava as noites em um ponto de ônibus movimentado, fingindo que iria pegar um Ônibus que nunca vinha. Até que uma senhora, percebendo as dificuldades que ela passava, decidiu ajudá-la.
César Crispim e a Origem da Inspiração
Já há vários anos Cesar percorrer dezenas de cidades do interior do Piauí e do Maranhão, levando à população local a encenação do auto da paixão de Cristo. Um dia, ele e seu grupo ficaram ilhados durante uma chuva forte e enfrentaram muitas dificuldades para chegar ao lugar da próxima apresentação.