Minha conta
    Invadindo Bergman
    Críticas AdoroCinema
    4,5
    Ótimo
    Invadindo Bergman

    O olhar dos outros

    por Lucas Salgado

    Ingmar Bergman é uma das figuras mais icônicas do cinema. Responsável por clássicos como O Sétimo SeloMorangos SilvestresQuando Duas Mulheres Pecam, influenciou grandes diretores e está na lista de muitos como um dos maiores cineastas da história da sétima arte. Invadindo Bergman tem como principal mérito o fato de não querer contar toda a vida do diretor. Aborda vários momentos importantes de sua vida, mas foca sua atenção na visão de atores e diretores sobre o sueco.

    O longa começa chegando à ilha de Farö, onde Bergman se refugiou na Suécia e onde realizou vários de seus filmes. A existência de uma casa escondida no meio de uma ilha isolada mostra um pouco da personalidade do cineasta e é bem curioso descobrir que pessoas visitavam o local e procuravam pela casa dele. Uma dessas pessoas foi o diretor mexicano Alejandro González Iñárritu, que se revela um grande fã de Bergman, chegando a comparar sua visita à uma ida à meca ou ao Vaticano.

    Inicialmente, o filme foca sua atenção na visita de alguns diretores à casa de Bergman. John LandisTomas AlfredsonClaire DenisMichael HanekeDaniel Espinosa e Iñárritu foram os escolhidos para esta visita especial. É bem curioso ver a reação de cada um diante do local. Denis, por exemplo, fica extremamente nervosa e tem quase uma crise de pânico ao entrar em um lugar tão íntimo.

    Haneke foca sua atenção na biblioteca do diretor, enquanto que Landis e Espinosa ficam impressionados com sua videoteca e pela inusitada presença de obras como EmmanuelleDuro de Matar dentre os filmes que ele assistia.

    A partir daí, Invadindo Bergman foca em entrevistas de vários cineastas ao redor do mundo, como Ang LeeMartin ScorseseWoody Allen, Francis Ford CoppolaZhang Yimou, Wes AndersonTakeshi KitanoLars von Trier. É impressionante notar como vários deles, em especial Scorsese, ficam nervosos ao falar de Bergman. Atrizes que trabalharam com o cineasta, como Harriet AnderssonPernilla AugustLena Olin, também são ouvidas.

    As entrevistas são elementos importantíssimos na história, mas também são um problema para o longa, que parece querer ouvir todo mundo. Ouvir Isabella Rossellini, cuja mãe trabalhou com Bergman, faz sentido, mas os depoimentos de Robert De NiroHolly HunterLaura DernRidley ScottWes Craven são pouco interessantes.

    Dentre os entrevistados, Lars von Trier é um capítulo a parte. No início parece apenas querer causar mais uma polêmica boba, mas ao longo dos depoimentos vai se revelando um grande fã de Bergman, ao ponto de fazer uma declaração de amor e ter uma crise de ciúmes com o fato do cultuado diretor nunca ter respondido suas cartas e por ter ficado amigo de Thomas Vinterberg no final da vida.

    Outra falha da produção é tentar interpretar motivações e até mesmo trechos de obras de Bergman, mas ainda assim o documentário é uma ótima pedida para cinéfilos e fãs do cineasta. É curioso descobrir, por exemplo, que a taxa de divórcios cresceu na Suécia após o lançamento de Cenas de um Casamento. Aborda ainda as dificuldades no início da carreira, o pouco interesse no sucesso financeiro e seu trabalho com os atores.

    Quer ver mais críticas?
    Back to Top