Excelente filme que mostra uma acao importante que os alemaes fizeram para purgar seu passado nazista. Destaco ensinamentos importantes: 1) o processo de desnazificacao que permitiu que a Alemanha recuperasse seus ideais e praticas de democracia. Isto poderia servir de modelo a paises que desejem abandonar regimes totalitarios como os regimes socialistas e as teocracias islamicas radicais. 2) o papel chave que advogados e procuradores HONESTOS tem na dispensacao de Justica 3) o papel chave da cooperacao intenacional na localizacao, captura e punicao de criminosos 4) Deixa uma mensgaem de profunda esperanca de que o Bem tende semper a vencer o mal, mas precisa de uma ajuda decisiva dos homens de Bem.
O filme explora tambem os dramas psicologicos de uma geracao que estava sem saber o que ocorrera na verdade com seus pais durante o nazismo. Ve-se tambem a manipulacao feita para ocultar e maquiar a verdade do passado por uma minoria interessada em permanecer no poder. Lembra muito os metodos Petistas de distorcao dos fatos do regime militar democratico brasileiro.
Infelizmente poucos filmes europeus chegam aos cinemas brasileiros, que geralmente são bons; um filme alemão é raridade. Quem não se lembra do excelente 'Der Untergang', sobre os últimos dias de Hitler? Em 'Im Labyrinth des Schweigens' mostra o período do pós-Guerra, uma época que o povo alemão tenta esquecer os horrores da Guerra. Mas o que não pode ser esquecido são os crimes cometidos por aqueles que achavam-se acima da lei, e que desprezaram a vida humana. Excelente filme baseado em fatos reais. Diversão garantida.
Forte candidato ao Oscar pela Alemanha. Este filme retrata Frankfurt partir do ano de 1958, quando uma Alemanha dividida entre esquecer o nazismo ou julgar as atrocidades de guerra. Um jovem promotor se aventura a pesquisar profundamente as ocorrências em Auschwitz, acusando e julgando criminosos de guerra e ao mesmo tempo enfrentando a ambiguidade, pois muita gente, inclusive seu pai teriam colaborado com o nazismo. O julgamento em Frankfurt em 1963 foi muito importante para dar voz as testemunhas e vítimas do sofrimento e ao mesmo tempo trazer a memória tamanha atrocidade, para assim evitar que ocorra novamente. O jovem promotor usa uma scooter e tem hábitos comuns a qualquer cidadão. Ao final da sessão aqui no Estação Ipanema aconteceram aplausos entusiasmados. Merece ser assistido.
Um suspense fantástico que detalha muito bem o sentimento alemão em esconder os principais fatos e os principais culpados após a 2ª Guerra Mundial, ou por vergonha ou para preservar a continuidade da sociedade. Seria a forma mais correta de seguir em frente? Recomendo ver este filme e tirar as próprias conclusões.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade