Paul Scofield era a 1ª escolha do diretor George Pal para o personagem George.
A lava vulcânica que aparece nos subterrâneos foi feita com base em mingau de aveia, sendo adicionados corantes vermelho e laranja.
A cantora Peggy Lee compôs uma música para o filme, chamada "The Land of the Leal", que não foi usada em sua versão final.
O diretor George Pal era grande amigo do animador Walter Lantz, criador do personagem Pica-Pau, desde que ele o ajudou em Destination Moon (1950). Como uma espécie de tributo, Pal passou a incluir em seus demais filmes referências ao personagem Pica-Pau. Em A Máquina do Tempo é possível ouvir a risada típica do personagem em algumas cenas.
Yvette Mimieux completou 18 anos durante as filmagens de A Máquina do Tempo. Devido à sua idade ela não poderia trabalhar durante todo o período das filmagens, mas foi isto que aconteceu.
Quando George chega ao ano 802701 a máquina do tempo marca a data de 12 de outubro. Trata-se de uma referência à data em que Cristóvão Colombo descobriu a América.
Numa placa no painel de controle da máquina do tempo pode ser lido "manufactured by H. George Wells (traduzindo, "produzido por H. George Wells"). Trata-se de uma homenagem ao autor do livro o qual A Máquina do Tempo é baseado.
Durante muitos anos George Pal planejou a realização de uma sequência para este filme. Entretanto a MGM sempre recusou os projetos de roteiro que apresentava.
Refilmado como A Máquina do Tempo (2002).
Alan Young é o único ator a estar presente nas duas versões de cinema já lançadas do livro de H.G. Wells.
OSCAR
1961
Ganhou
Melhores Efeitos Especiais