A primeira vez em que o nome de Newt Scamander aparece na saga de Harry Potter é no filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004).
Primeiro roteiro escrito para cinema por J.K. Rowling.
J.K. revelou em entrevista que o filme não é nem uma prequel, tampouco uma sequência dos filmes Harry Potter. Na verdade os filmes são uma expansão do universo mágico criado em sua obra anterior.
Em novembro de 2015 foi revelado que a comunidade mágica americana não utiliza a palavra "trouxas" e sim "não-maj", diminutivo de "não-mágicos", para se referirem aos não-bruxos.
J.K Rowling escreveu este livro com aspirações filantrópicas, em 2001. 80% de todo o faturamento das vendas dos livros foram destinados para a caridade.
Ilvermorny é o nome da escola de magia dos Estados Unidos - e os personagens do filme que estudaram nela, atestam que ela é melhor de Hogwarts.
Dirigido por David Yates, diretor dos últimos quatro filmes da saga Harry Potter.
Inicialmente, a série foi planejada para ser uma trilogia. Em outubro de 2016, entretanto, a Warner Bros. anunciou que o time criativo por trás da história está preparando um arco de cinco longas.
Alfonso Cuarón, diretor de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, um dos melhores da saga, revelou que aceitaria um convite para dirigir um dos cinco filmes da série.
Matt Smith e Nicholas Hoult foram considerados para o papel de Newt, antes de Eddie Redmayne ser finalmente escalado.
Saoirse Ronan, Dakota Fanning, Kristen Stewart, e Lili Simmons foram consideradas para o papel de Queenie, que depois acabou ficando com Alison Sudol.
Michael Cera e Josh Gad foram considerados para o papel de Jacob, que acabou ficando com Dan Fogler.
O filme se passa em 1926.
Primeiro filme do universo de J.K. Rowling a contar com atores americanos em seu elenco.
Grindewald é interpretado por Johnny Depp neste filme, mas antes havia aparecido em flashbacks, sendo vivido por Jamie Campbell Bower. Os dois estrelaram juntos Sweeney Todd.