Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
A Tarde
por Adalberto Meireles
O filme alcança nível superior ao mostrar os acidentes de veículos, os incêndios e assassinatos como fraturas expostas em uma sociedade que se alimenta de tragédias, tendo a representação desses objetos como metáfora do poder. [...] Uma sequência que remete a "Taxi Driver", de Martin Scorsese, é exemplar.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Almanaque Virtual
por Raíssa Rossi
Embalado por uma trilha sonora marcante e inquietante, “O Abutre” é o tipo de filme que te prende do início ao fim e te faz pedir por mais. O desfecho, incrivelmente real, confirma mais uma vez que a Cidade dos Anjos é habitada, na verdade, por outro tipo de seres com asas.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Chicago Sun-Times
por Matt Zoller Seitz
É um filme sobre como sociopatas passam por cima de todo mundo, e retrato de um solitário perturbado e marginal que se encaixa perfeitamente em uma sessão tripla com "Taxi Driver" e "Retrato de um Assassino". É também uma sátira à mídia [...] É uma comédia.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Cinema com Rapadura
por Jurandir Filho
O diretor demonstra muita segurança em seus planos, criando tensão quando necessário e fazendo – absurdamente – você gostar do Louis, mesmo sabendo que muitas de suas ações são extremamente questionáveis.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinepop
por Raphael Camacho
"O Abutre" é um soco no estômago, possui uma frieza absurda para mostrar os fatos que levam o público à perplexidade instantânea. Jake Gyllenhaal tem uma de suas melhores atuações na carreira.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Críticos.Com.Br
por Luiz Fernando Gallego
O principal trunfo de "O Abutre" é uma das mais convincentes composições de uma “personalidade psicopática” para o personagem principal: desde o roteiro até a interpretação precisa de Jake Gyllenhaal.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
Gylenhaal, notável [...] Suas palavras não desmentem o que o rosto diz, apenas explicitam: pode ser humilde, bajulador, chantagista, preciso. "O Abutre" é a história de um homem talhado para o êxito. O mundo da mídia apenas facilita as coisas.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Mario Abbade
O longa é uma homenagem contemporânea a "A Montanha dos Sete Abutres" (1951), do mestre Billy Wilder. [...] “O Abutre” é um filme reflexivo e satírico sobre uma sociedade voyeurística e apática que segue seu caminho rumo à indiferença.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Cineplayers
por Gabriel Papaléo
Filmes recentes [...] tentam trazer respostas para as interações humanas no mundo do hoje, e "O Abutre" levanta perguntas ao partir de uma análise dessa época sob ótica intimista, na construção de seu protagonista e no estudo do personagem, para então encaixá-lo no contexto.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
CineClick
por Daniel Reininger
O longa é pesado, cruel e, estranhamente, divertido, além de apresentar uma das atuações mais esquisitas e impactantes de Jake Gyllenhaal.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Tenso e angustiante como o mundo que retrata, "O Abutre" é um estudo de personagem notável – mas, acima de tudo, é uma condenação eficaz de um tipo de jornalismo que, mesmo longe de representar novidade, persiste em apelar para o lado mais animalesco de seus consumidores...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cinemascope
por Lívia Fioretti
A atuação de [Jake] Gyllenhaal merece destaque à parte. O ator está praticamente irreconhecível e distante da imagem de galã hollywoodiano e consegue carregar o filme nas costas, fazendo com que o espectador perca o ar em cenas mais quentes que os próprios acidentes das telas.
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Cineweb
por Neusa Barbosa
Dan Gilroy estreia na direção com um filme de ritmo nervoso, que tira bom partido da dedicação de seus intérpretes, da fotografia sombria de Robert Elswit (parceiro habitual do premiado diretor Paul Thomas Anderson) e da inegável propriedade de seu tema.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Correio Braziliense
por Ricardo Daehn
Radical e com olhar insano, aos poucos Jake Gyllenhaal engole o filme [...]. Magro e com os olhos esbugalhados, que parecem extensões da câmera que maneja, Gyllenhaal é convincente ao fazer render temas básicos do longa, entre os quais ética, transgressão de lei e misantropia.
A crítica completa está disponível no site Correio Braziliense
Critikat.com
por Adrien Mitterand
O filme adota um olhar que poderia ser chamado de pessimista. Neste sentido, ele é um verdadeiro sucesso. As derivas morais de Lou não são causadas pela modernidades, elas são o produto das gerações anteriores, que ele apenas reproduz e amplifica.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Estado de Minas
por Carolina Braga
"O Abutre" é assustador – e desanimador – porque deixa para segundo plano o debate sobre a ética não apenas do jornalista, mas de qualquer cidadão. O diretor, que também assina o roteiro, optou pela sutileza. [Dan] Gilroy mostra, não discute.
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
Gazeta do Povo
por Rafael Rodrigues Costa
Com uma fotografia elegante e perturbadora, um roteiro bem-feito e cenas de ação arrebatadoras, o longa se desenrola, talvez, da única forma que poderia: uma escalada de atos cada vez mais bárbaros [...], em uma espécie de exercício filosófico sobre um microcosmo em que não há ética.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
New York Times
por A.O. Scott
Sua busca por temas importantes é uma distração. "O Abutre" é um thriller urbano modesto eficiente, cheio de suspense e divertido à sua maneira [...] A atuação de Gyllenhaal, embora nem remotamente persuasiva, é disciplinada e meticulosa em bizarrice.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Omelete
por Érico Borgo
A crítica da mídia que "O Abutre" faz de maneira tão profissionalmente voyeuristica é um olhar incisivo sobre quem efetivamente consome seu produto. Mais do que isso, é também um ensaio sobre extremismo, solidão e a obsessão sobre o que significa vencer.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Papo de Cinema
por Robledo Milani
A ausência de moral e a obstinação violenta que cega até o mais racional dos envolvidos desperta questionamentos profundos, nunca ignorados, porém abordados de uma maneira longe da convencional. [...] Mas será a imagem de Gyllenhaal que ficará marcada na memória do espectador...
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Revista Interlúdio
por Sérgio Alpendre
Grande parte do valor de "O Abutre", de Dan Gilroy, reside na performance de [Jake] Gyllenhaal, que confere ao personagem uma desafiadora complexidade, entre o doente e o calculista, entre a fragilidade de um solitário e a ganância de um egocêntrico.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Rolling Stone
por Christian Petermann
Nesse filme noturno e soturno, [Dan] Gilroy manipula bem o espectador em uma trama moral e tensa. Funciona como perfeita tradução para a dubiedade ética tanto do jornalismo quanto das relações sociais de hoje, e o faz com precisão climática.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
The Guardian
por Henry Barnes
"O Abutre" é um filme indecente e divertido. Uma homenagem à maldade e uma celebração das trevas. [...] Gyllenhaal, magro e com os olhos arregalados, se parece com Nosferatu, mas tem a vulnerabilidade maníaca de Andy Kaufman.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Jordan Mintzer
É uma atuação acrobática [de Jake Gylenhaal] num filme que oscila constantemente – às vezes de modo impressionante, outras de modo entediante – entre o neo-noir e a sátira contemporânea.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Cécile Mury
Amoralidade violenta, mas também engraçada, para quem gosta de experimentar um humor muito sombrio. [... Dan Gilroy] filma Los Angeles como raramente se viu antes: uma cidade de luzes fracas, um organismo infectado pelo mais moderno dos monstros do cinema.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Diário de Pernambuco
por Júlio Cavani
Sombrio, predominantemente noturno, "O Abutre" é um bom filme policial, com direito a uma das melhores sequências de perseguição dos últimos tempos. Ao mesmo tempo, adentra em temas mais psicológicos, como a questão da ética e do humanismo nas relações profissionais, sobretudo no jornalismo.
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
Chronic'art.com
por Yal Sadat
Se existe sátira em "O Abutre", ela ataca menos o mercado de imagens chocantes do que certa ideia do "business plan", obsessão maníaca que se transforma em loucura assassina.
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
[Jake Gyllenhaal] desenhou seu rosto como o bicho, procurou piscar o mínimo possível [...]. Tudo isso o ajudou a compor um tipo detestável e carismático e que torna este filme modesto um trabalho interessante e curioso.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Screen International
por Tim Grierson
Jake Gyllenhaal apresenta uma atuação dedicada e visceral [...] Infelizmente, o filme de estreia ousado de Dan Gilroy não consegue combinar as suas diferentes ambições, resultando em uma história que não satisfaz nem como estudo de personagem, nem como suspense amoral...
A crítica completa está disponível no site Screen International
Variety
por Scott Foundas
Um filme de estreia chocante, mas superficial [...] que não tem muito a dizer além da denúncia óbvia e gasta de fotógrafos dispostos a tudo para filmar e dessensibilizar a plateia - nós mesmos.
A crítica completa está disponível no site Variety
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
A Tarde
O filme alcança nível superior ao mostrar os acidentes de veículos, os incêndios e assassinatos como fraturas expostas em uma sociedade que se alimenta de tragédias, tendo a representação desses objetos como metáfora do poder. [...] Uma sequência que remete a "Taxi Driver", de Martin Scorsese, é exemplar.
Almanaque Virtual
Embalado por uma trilha sonora marcante e inquietante, “O Abutre” é o tipo de filme que te prende do início ao fim e te faz pedir por mais. O desfecho, incrivelmente real, confirma mais uma vez que a Cidade dos Anjos é habitada, na verdade, por outro tipo de seres com asas.
Chicago Sun-Times
É um filme sobre como sociopatas passam por cima de todo mundo, e retrato de um solitário perturbado e marginal que se encaixa perfeitamente em uma sessão tripla com "Taxi Driver" e "Retrato de um Assassino". É também uma sátira à mídia [...] É uma comédia.
Cinema com Rapadura
O diretor demonstra muita segurança em seus planos, criando tensão quando necessário e fazendo – absurdamente – você gostar do Louis, mesmo sabendo que muitas de suas ações são extremamente questionáveis.
Cinepop
"O Abutre" é um soco no estômago, possui uma frieza absurda para mostrar os fatos que levam o público à perplexidade instantânea. Jake Gyllenhaal tem uma de suas melhores atuações na carreira.
Críticos.Com.Br
O principal trunfo de "O Abutre" é uma das mais convincentes composições de uma “personalidade psicopática” para o personagem principal: desde o roteiro até a interpretação precisa de Jake Gyllenhaal.
Folha de São Paulo
Gylenhaal, notável [...] Suas palavras não desmentem o que o rosto diz, apenas explicitam: pode ser humilde, bajulador, chantagista, preciso. "O Abutre" é a história de um homem talhado para o êxito. O mundo da mídia apenas facilita as coisas.
O Globo
O longa é uma homenagem contemporânea a "A Montanha dos Sete Abutres" (1951), do mestre Billy Wilder. [...] “O Abutre” é um filme reflexivo e satírico sobre uma sociedade voyeurística e apática que segue seu caminho rumo à indiferença.
Cineplayers
Filmes recentes [...] tentam trazer respostas para as interações humanas no mundo do hoje, e "O Abutre" levanta perguntas ao partir de uma análise dessa época sob ótica intimista, na construção de seu protagonista e no estudo do personagem, para então encaixá-lo no contexto.
CineClick
O longa é pesado, cruel e, estranhamente, divertido, além de apresentar uma das atuações mais esquisitas e impactantes de Jake Gyllenhaal.
Cinema em Cena
Tenso e angustiante como o mundo que retrata, "O Abutre" é um estudo de personagem notável – mas, acima de tudo, é uma condenação eficaz de um tipo de jornalismo que, mesmo longe de representar novidade, persiste em apelar para o lado mais animalesco de seus consumidores...
Cinemascope
A atuação de [Jake] Gyllenhaal merece destaque à parte. O ator está praticamente irreconhecível e distante da imagem de galã hollywoodiano e consegue carregar o filme nas costas, fazendo com que o espectador perca o ar em cenas mais quentes que os próprios acidentes das telas.
Cineweb
Dan Gilroy estreia na direção com um filme de ritmo nervoso, que tira bom partido da dedicação de seus intérpretes, da fotografia sombria de Robert Elswit (parceiro habitual do premiado diretor Paul Thomas Anderson) e da inegável propriedade de seu tema.
Correio Braziliense
Radical e com olhar insano, aos poucos Jake Gyllenhaal engole o filme [...]. Magro e com os olhos esbugalhados, que parecem extensões da câmera que maneja, Gyllenhaal é convincente ao fazer render temas básicos do longa, entre os quais ética, transgressão de lei e misantropia.
Critikat.com
O filme adota um olhar que poderia ser chamado de pessimista. Neste sentido, ele é um verdadeiro sucesso. As derivas morais de Lou não são causadas pela modernidades, elas são o produto das gerações anteriores, que ele apenas reproduz e amplifica.
Estado de Minas
"O Abutre" é assustador – e desanimador – porque deixa para segundo plano o debate sobre a ética não apenas do jornalista, mas de qualquer cidadão. O diretor, que também assina o roteiro, optou pela sutileza. [Dan] Gilroy mostra, não discute.
Gazeta do Povo
Com uma fotografia elegante e perturbadora, um roteiro bem-feito e cenas de ação arrebatadoras, o longa se desenrola, talvez, da única forma que poderia: uma escalada de atos cada vez mais bárbaros [...], em uma espécie de exercício filosófico sobre um microcosmo em que não há ética.
New York Times
Sua busca por temas importantes é uma distração. "O Abutre" é um thriller urbano modesto eficiente, cheio de suspense e divertido à sua maneira [...] A atuação de Gyllenhaal, embora nem remotamente persuasiva, é disciplinada e meticulosa em bizarrice.
Omelete
A crítica da mídia que "O Abutre" faz de maneira tão profissionalmente voyeuristica é um olhar incisivo sobre quem efetivamente consome seu produto. Mais do que isso, é também um ensaio sobre extremismo, solidão e a obsessão sobre o que significa vencer.
Papo de Cinema
A ausência de moral e a obstinação violenta que cega até o mais racional dos envolvidos desperta questionamentos profundos, nunca ignorados, porém abordados de uma maneira longe da convencional. [...] Mas será a imagem de Gyllenhaal que ficará marcada na memória do espectador...
Revista Interlúdio
Grande parte do valor de "O Abutre", de Dan Gilroy, reside na performance de [Jake] Gyllenhaal, que confere ao personagem uma desafiadora complexidade, entre o doente e o calculista, entre a fragilidade de um solitário e a ganância de um egocêntrico.
Rolling Stone
Nesse filme noturno e soturno, [Dan] Gilroy manipula bem o espectador em uma trama moral e tensa. Funciona como perfeita tradução para a dubiedade ética tanto do jornalismo quanto das relações sociais de hoje, e o faz com precisão climática.
The Guardian
"O Abutre" é um filme indecente e divertido. Uma homenagem à maldade e uma celebração das trevas. [...] Gyllenhaal, magro e com os olhos arregalados, se parece com Nosferatu, mas tem a vulnerabilidade maníaca de Andy Kaufman.
The Hollywood Reporter
É uma atuação acrobática [de Jake Gylenhaal] num filme que oscila constantemente – às vezes de modo impressionante, outras de modo entediante – entre o neo-noir e a sátira contemporânea.
Télérama
Amoralidade violenta, mas também engraçada, para quem gosta de experimentar um humor muito sombrio. [... Dan Gilroy] filma Los Angeles como raramente se viu antes: uma cidade de luzes fracas, um organismo infectado pelo mais moderno dos monstros do cinema.
Diário de Pernambuco
Sombrio, predominantemente noturno, "O Abutre" é um bom filme policial, com direito a uma das melhores sequências de perseguição dos últimos tempos. Ao mesmo tempo, adentra em temas mais psicológicos, como a questão da ética e do humanismo nas relações profissionais, sobretudo no jornalismo.
Chronic'art.com
Se existe sátira em "O Abutre", ela ataca menos o mercado de imagens chocantes do que certa ideia do "business plan", obsessão maníaca que se transforma em loucura assassina.
Rubens Ewald
[Jake Gyllenhaal] desenhou seu rosto como o bicho, procurou piscar o mínimo possível [...]. Tudo isso o ajudou a compor um tipo detestável e carismático e que torna este filme modesto um trabalho interessante e curioso.
Screen International
Jake Gyllenhaal apresenta uma atuação dedicada e visceral [...] Infelizmente, o filme de estreia ousado de Dan Gilroy não consegue combinar as suas diferentes ambições, resultando em uma história que não satisfaz nem como estudo de personagem, nem como suspense amoral...
Variety
Um filme de estreia chocante, mas superficial [...] que não tem muito a dizer além da denúncia óbvia e gasta de fotógrafos dispostos a tudo para filmar e dessensibilizar a plateia - nós mesmos.