Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinética
por Victor Guimarães
Um poderoso espectro de desengano sobre o futuro, o esvaziamento pós-utópico de nossa época encontra um olhar inesperado. Filmar o suicídio de um anarquista em 1984 é uma das maneiras mais potentes de pensar o Brasil de 2013.
A crítica completa está disponível no site Cinética
Críticos.Com.Br
por Carlos Alberto Mattos
Uma encarnação perspicaz de um momento raramente abordado no cinema brasileiro pela perspectiva do ativismo estudantil. [...] Dialoga não só com os filmes “jovens” de Bertolucci, Assayas e Ken Loach, como também com a realidade brasileira do ano passado.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Folha de São Paulo
por Sérgio Alpendre
O grande trunfo do casal Marques e Hughes em "Depois da Chuva" é que não se contentam em mostrar apenas o rito de passagem de Caio. Eles assumem o risco e procuram entender o contexto de esperanças e a abertura gradual do Brasil para um processo democrático.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
A Tarde
por Adalberto Meireles
O comício, a ameaça nuclear, a primeira vítima de aids. O didatismo parece exemplar e necessário em um espaço estudantil. "Depois da Chuva" é um filme escolar, assim como a ação repetida de Caio de pular o muro para, quem sabe, alcançar a vida.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
CineClick
por Iara Vasconcelos
Ao mesmo tempo que resgata o espírito questionador da juventude, grupo que sempre foi apontado como a esperança de um futuro melhor, "Depois Da Chuva" expõe o sentimento de descrença latente que, infelizmente, parece estar longe de se afastar dos brasileiros.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cineweb
por Alysson Oliveira
As dúvidas e inquietações – até mesmo os equívocos – de Caio ecoam até hoje na juventude que toma as ruas. Por isso, é um filme que pulsa com o sangue juvenil da revolução – mesmo que essa seja abortada antes mesmo de começar.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
Marilia Hughes e Cláudio Marques fundem engenhosamente o quadro histórico e o romance de formação. Uma espécie de "A educação sentimental" em escala menor.
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
O Globo
por Rodrigo Fonseca
Mais do que uma revisão crítica das sequelas da ditadura militar, com um uso inteligente de imagens de arquivo, o drama baiano “Depois da chuva” é o resgate simbólico de uma época (e de uma geração) sob a qual o cinema brasileiro raramente reflete: os anos 1980.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Revista Interlúdio
por Heitor Augusto
"Depois da Chuva" é um filme atordoante. Muito. [...] Não me parece um filme perfeito, mas sua força é tão latente que nos dá vontade de esquecer de tudo e falar só do que é força no filme, não fraqueza.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Zero Hora
por Marcelo Perrone
Não apenas por apresentar um recorte histórico raro no cinema nacional, "Depois da Chuva" é um filme que chega em boa hora tanto para reviver as memórias de quem testemunhou aquele ano faiscante – e pode colocar passado e presente em perspectiva – quanto para os tão jovens quanto a Nova República.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Papo de Cinema
por Robledo Milani
Com um roteiro muito bem amarrado e uma competência técnica bastante pertinente, "Depois da Chuva" é hábil em escapar dos clichês juvenis tão comuns ao gênero, compondo uma obra adulta que consegue se comunicar com eficiência com os mais diversos tipos de público.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Omelete
por André Zuliani
"Depois da Chuva" reflete a vontade de mudança da juventude na época, e evidencia a falta de meios e ideias para fazê-lo. Em alguns momentos não consegue fugir dos clichês e peca na construção da história, como na insistência, por exemplo, de dar um par romântico para Caio.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Cineplayers
por Alexandre Koball
O filme não tem a pretensão de abraçar a discussão política como um todo, que é excessivamente abrangente e, convenhamos, impossível de ser abraçada [...] Com um ponto central tão superficial e mal conduzido, os coadjuvantes, que teriam chance de brilhar, não o fazem.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Cinética
Um poderoso espectro de desengano sobre o futuro, o esvaziamento pós-utópico de nossa época encontra um olhar inesperado. Filmar o suicídio de um anarquista em 1984 é uma das maneiras mais potentes de pensar o Brasil de 2013.
Críticos.Com.Br
Uma encarnação perspicaz de um momento raramente abordado no cinema brasileiro pela perspectiva do ativismo estudantil. [...] Dialoga não só com os filmes “jovens” de Bertolucci, Assayas e Ken Loach, como também com a realidade brasileira do ano passado.
Folha de São Paulo
O grande trunfo do casal Marques e Hughes em "Depois da Chuva" é que não se contentam em mostrar apenas o rito de passagem de Caio. Eles assumem o risco e procuram entender o contexto de esperanças e a abertura gradual do Brasil para um processo democrático.
A Tarde
O comício, a ameaça nuclear, a primeira vítima de aids. O didatismo parece exemplar e necessário em um espaço estudantil. "Depois da Chuva" é um filme escolar, assim como a ação repetida de Caio de pular o muro para, quem sabe, alcançar a vida.
CineClick
Ao mesmo tempo que resgata o espírito questionador da juventude, grupo que sempre foi apontado como a esperança de um futuro melhor, "Depois Da Chuva" expõe o sentimento de descrença latente que, infelizmente, parece estar longe de se afastar dos brasileiros.
Cineweb
As dúvidas e inquietações – até mesmo os equívocos – de Caio ecoam até hoje na juventude que toma as ruas. Por isso, é um filme que pulsa com o sangue juvenil da revolução – mesmo que essa seja abortada antes mesmo de começar.
Instituto Moreira Salles
Marilia Hughes e Cláudio Marques fundem engenhosamente o quadro histórico e o romance de formação. Uma espécie de "A educação sentimental" em escala menor.
O Globo
Mais do que uma revisão crítica das sequelas da ditadura militar, com um uso inteligente de imagens de arquivo, o drama baiano “Depois da chuva” é o resgate simbólico de uma época (e de uma geração) sob a qual o cinema brasileiro raramente reflete: os anos 1980.
Revista Interlúdio
"Depois da Chuva" é um filme atordoante. Muito. [...] Não me parece um filme perfeito, mas sua força é tão latente que nos dá vontade de esquecer de tudo e falar só do que é força no filme, não fraqueza.
Zero Hora
Não apenas por apresentar um recorte histórico raro no cinema nacional, "Depois da Chuva" é um filme que chega em boa hora tanto para reviver as memórias de quem testemunhou aquele ano faiscante – e pode colocar passado e presente em perspectiva – quanto para os tão jovens quanto a Nova República.
Papo de Cinema
Com um roteiro muito bem amarrado e uma competência técnica bastante pertinente, "Depois da Chuva" é hábil em escapar dos clichês juvenis tão comuns ao gênero, compondo uma obra adulta que consegue se comunicar com eficiência com os mais diversos tipos de público.
Omelete
"Depois da Chuva" reflete a vontade de mudança da juventude na época, e evidencia a falta de meios e ideias para fazê-lo. Em alguns momentos não consegue fugir dos clichês e peca na construção da história, como na insistência, por exemplo, de dar um par romântico para Caio.
Cineplayers
O filme não tem a pretensão de abraçar a discussão política como um todo, que é excessivamente abrangente e, convenhamos, impossível de ser abraçada [...] Com um ponto central tão superficial e mal conduzido, os coadjuvantes, que teriam chance de brilhar, não o fazem.