No desenho original Mogli - O menino Lobo, da Disney, o personagem King Louie era um Orangotango. Já, nesta nova versão, ele é um Gigantopithecus, uma espécie muito mais imponente.
Os animais criados para o filme são fruto de um minucioso trabalho de pesquisa de movimentos e comportamentos dos animais reais. Após isso, um dossiê foi preparado para que cada ator pudesse executar os movimentos da melhor maneira possível na hora das filmagens - que foram realizadas usando a técnica de motion capture.
É a primeira vez que Kaa, a Cobra, é representada como um personagem feminino. O diretor Jon Favreau disse que a mudança foi motivada pelo excesso de personagens masculinos na trama.
Embora assustadoramente realistas, todos os cenários vistos no filme foram gerados por computação gráfica. O filme foi inteiramente gravado em estúdio.
A equipe de efeitos visuais do filme revelou que, devido ao tamanho o complexidade do personagem, o urso Baloo demandava praticamente cinco horas por frame para ter seu desenho renderizado para a versão final.
Por razões de mercado, a Disney adiou a estreia do filme em seis meses - de outubro/2015 para abril/2016.
O filme marca o primeiro trabalho juntos de Scarlett Johanson e Bill Murray desde o êxito de Encontros e Desencontros (2003).
Este é o terceiro filme produzido pela Disney em que Idris Elba atua no ano de 2016. Curiosamente, ele não aparece em nenhum deles, apenas dublando com sua imponente voz. Além de Mogli, ele bateu ponto no sensacional Zootopia e em um dos filmes mais aguardados do ano, Procurando Dory.