Eden
    • Critikat.com
    • Chronic'art.com

Screen International

por Tim Grierson

Comovente e profundo da maneira mais bela e modesta, "Eden" de Mia Hansen-Love toca em um dos temas mais antigos da ficção - a triste transição do idealismo da juventude para a fase adulta - e encontra novo terreno para explorar.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Cinepop

por Raphael Camacho

Sem esconder as drogas e os vícios que assombraram, assombram e assombrarão a juventude deste planeta, o grande ponto alto desta fita francesa é tentar transformar o personagem principal em um espectador e avaliador de sua própria trajetória, o que aproxima o público da história.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Folha de São Paulo

por Giuliana de Toledo

"Você não pode continuar sendo DG", diz a mãe de Paul Valée [...], que não entende a profissão do filho nem ao menos para conseguir acertar a palavra DJ. É numa alternância de momentos de sucesso e, principalmente, de perrengues, que a vida do jovem é narrada no filme.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Marcelo Janot

Ao mesmo tempo em que [...] aproveita para contextualizar o surgimento de DJs produtores como o duo Daft Punk, o filme valoriza os pequenos detalhes, como uma séria discussão amorosa que é interrompida subitamente porque em instantes o DJ precisa subir ao palco e transmitir alegria para o público.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Guardian

por Paul MacInnes

Um estudo muito perspicaz sobre a música eletrônica e seu modo de vida [...] No entanto, para quem não se identifica com a mistura de batidas repetitivas, "Eden" também é um filme sobre os perigos de perseguir os seus sonhos.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Louis Guichard

É fascinante ver a cineasta reencontrar as marcas exatas dos seus roteiros precedentes. Ou seja, de novo a perda de si, como uma vertigem, e depois a lenta e incerta reconquista, na simplicidade e na solidão mais profundas.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Andrew Barker

Este retrato de um DJ tentando durante duas décadas ter sucesso no cenário musical francês é tão sensível em sua evocação das alegrias e das tristezas da vida artística [quanto "Inside Llewyn Davis"], e igualmente impecável em sua apresentação da música.

A crítica completa está disponível no site Variety

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

Diante do turbilhão de situações encabeçadas pelo protagonista Paul, há a armadilha que deixa o filme sujeito a resvalar no superficial. Mia Hansen-Løve, querendo mostrar o máximo possível, acaba esquecendo a profundidade no percurso.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Diário de Pernambuco

por Júlio Cavani

"Eden" é um filme aparentemente simples, centrado mais nos sentimentos do que em recursos inventivos de câmera ou montagem. O acompanhamento musical eletrônico já é tão estiloso que não é necessário buscar efeitos nos elementos técnicos cinematográficos.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Papo de Cinema

por Robledo Milani

"Eden" é o paraíso perdido, a chance de algo muito bom que se foi, sem chance de retorno, obrigando os sobreviventes a seguirem em frente e lidarem com as novas situações. Um tanto melancólico, é fato, mas ainda assim muito real.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cineweb

por Rodrigo Zavala

Como a narrativa temporal abarca mais de 20 anos, o diretora também não consegue presumir a hora de criar um anticlímax. Segue, como Paul, para o fim, sem entregar algo que realmente possa lhe dar algo envolvente, para além do comum e corrente.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Adrien Dénouette

A única derrota que a diretora consegue documentar é a sua própria impotência diante do banal. Incapaz de sublimar o seu material pobre, "Eden" se contenta em representar o lado anestesiado de "Depois de Maio", sendo apolítico, educado demais e aparentemente antissociológico.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Chronic'art.com

por Louis Blanchot

Problema: neste filme sobre o amanhã, distribuído ao longo de vários anos, todos estão sentindo as consequências de uma festa perpétua cujas portas permanecem fechadas ao espectador.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com