Agente Zumbi?
O cinemão de hollywood é capaz de relacionar grandes personagens a grandes artistas ao longo da carreiras destes. É comum vermos um determinado ator atuando e lembrar automaticamente de um personagem famoso, quem nunca viu Daniel Radcliff em cena e fala: "olha o Harry Potter". Isso é comum devido a força que um personagem alcança na aceitação do público. No recente SURVIVOR, tal ocorrência reflete a projeção com os astros Pierce Brosnan e Milla Jovovich, respectivamente James Bond (007) e Alice (Resident Evil).
Bom, independente dessa nostalgia, aqui ambos estão em lados opostos na linha narrativa que mostra a agente Kate Abbott (Jovovich) da embaixada americana em Londres. Ela é responsável por avaliar casos suspeitos envolvendo expedição de passaportes. Dada sua perspicácia no assunto, um ocorrido a coloca como principal suspeita de um atentado terrorista, deixando-a em fuga para provar sua inocência ao passo que é perseguida pelo frio Nash (Brosnan). O ator faz o vilão conhecido como O Relojoeiro, um cara astuto e violento que faz uso de qualquer recurso físico para resolver problemas de seus contratantes.
A situação estilo gato e rato até rendem boas situações de fuga, embora raramente com tensão ou alta expectativa. As explicações que vão sendo dadas pelo roteiro são justas e amarram a trama de forma moderada e coerente, unindo pontas soltas de situações que vão surgindo aos poucos durante a projeção. É uma trama política interessante que tem como pano de fundo manipulação financeira que até convence, embora não seja o foco principal do enredo. As descobertas estilo O Fugitivo dão sustentação a história, embora requerem menos atenção do espectador para acompanhar cronologicamente o que está acontecendo.
Apesar de ter sido rotulado como filme de ação, seria um exagero considerá-lo assim, pois está mais mais um thriller de suspense do que ação, visto que grande parte de seus 90min são direcionados à parte investigativa. Temos os envolvidos do governo, de uma grande empresa, terroristas de fato e diversas motivações que funcionam bem, dosadas com um pouco de correria e tiroteios.
Tecnicamente é um filme bem produzido, com bom uso de seus recursos financeiros e edição funcional. O elenco também tem boas figuras para complementar o enredo, como Angela Bassett, Dylan McDermott, Robert Forster entre outros de menor porte. O diretor James McTeigue (V de Vingança) já comandou obras melhores, mas se esforça bem para ter um filme mediano mas funcional.
SURVIVOR entretém graças ao charme da dupla principal, confrontando-se são capazes de compor seus personagens de maneira divertida, tanto a inteligente e perspicaz Kate quanto o astuto e frio Nash. Está longe da audácia de ser um blockbuster, mas ainda sim consegue manter a atenção no desenrolar de sua divertida e razoável história.