Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
A Tarde
por Adalberto Meireles
Vem se juntar a "Dois Filhos de Francisco" como um dos melhores desta safra de biografias que tende a se tornar um filão, assim como os documentários e os musicais no teatro.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Almanaque Virtual
por Emmanuela Oliveira
No conjunto de delícias que o filme proporciona, um elemento bem saboroso é justamente o lado do ídolo que o grande público desconhece. A juventude no bairro da Tijuca com direito a uma bandinha de paróquia, sua incursão na TV Tupi pelo programa “Clube do Rock” e a viagem edificante, mas também transgressora, à Nova York.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinepop
por Pablo R. Bazarello
Essa é uma obra minuciosa, digna das melhores biografias, num aspecto técnico e de atuações. [...] Seu ponto fraco, que promete não incomodar muito, é a estrutura básica de qualquer filme do subgênero no qual é montada e o teor didático.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
"Tim Maia", de Mauro Lima, saiu melhor que a encomenda. É um dos poucos casos, a meu ver, em que o cinema conseguiu captar e reverberar a potência da arte de seu personagem.
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
Omelete
por Marcelo Forlani
A reconstituição histórica das ruas e figurinos e o drama todo por que Tim Maia passou são apresentados de forma hollywoodiana. E se George Sauma pesa demais a mão na sua imitação de Roberto Carlos, tanto Robson quanto Babu acertam o tom...
A crítica completa está disponível no site Omelete
Zero Hora
por Marcelo Perrone
Com notório esforço para dialogar com o grande público sem radicalizar no registro mais sombrio e nem derrapar no sentimentalismo moralista, combinando humor, drama e música espetacular, o filme resulta em um tributo afinado que, provavelmente, receberia o aval do exigente Tim.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
CineClick
por Júlia Fernandes
A produção visa mostrar a verdade nua e crua sobre a pesada trajetória do cantor e sua inconsequência para aproveitar a vida em detrimento da carreira.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cineweb
por Neusa Barbosa
O filme é eficiente em não satanizar os aspectos mais controversos de sua personalidade, o que é um mérito de seus dois excelentes intérpretes. Babu Santana até se arrisca, e se dá bem, interpretando com a própria voz algumas canções...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Cinema com Rapadura
por Wilker Medeiros
É uma cinebiografia absolutamente esquemática, da qual estamos acostumados a ver nas produções Globo Filmes [...]. Poderia ser vista como careta. É deveras cuidadosa e descreve bem sua história, mas está longe ter a fúria e o poder do cantor.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Correio Braziliense
por Ricardo Daehn
Bem emoldurado, com rigorosa direção de arte de Cláudio Amaral Peixoto, "Tim Maia" segue eficiente andamento de pouco risco, comum às biografias – em que há narrador em canal direto com a plateia. O problema é que insiste demais na, pouco a pouco, cansativa fórmula da comunicação.
A crítica completa está disponível no site Correio Braziliense
O Globo
por Mario Abbade
Apesar do resultado irregular, trilha, maquiagem e figurino são dignos de nota. No elenco, Babu Santana e, sobretudo, Robson Nunes, o Tim mais jovem, se destacam. Seus companheiros de cena, no entanto, soam mais caricaturas do que tipos convincentes.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Robledo Milani
Mauro Lima faz de "Tim Maia" um filme correto, porém sem coração. Está tudo lá, mas a sensação que fica é de que a soma dos fatores é menor do que cada um deles em separado.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
[Mauro Lima] colocou Cauã Raymond de narrador, não caprichou especialmente no visual (por vezes feio), mas o filme vai pegando ritmo e fôlego e se aproveita do ritmo contagiante de Tim.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Críticos.Com.Br
por Marcelo Janot
A sensação que o filme deixa [...] é a de desperdício de uma biografia fascinante tanto no aspecto humano quanto musical. Não nos permite entender por que Tim Maia foi um talento singular de nossa música e nem dá conta da sua complexidade humana.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
Da primeira à última cena de "Tim Maia", não assistimos, mas escutamos um narrador contar uma história, por meio de uma voz "over" que anuncia, rememora, explica e quase impede o personagem principal de existir.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
A Tarde
Vem se juntar a "Dois Filhos de Francisco" como um dos melhores desta safra de biografias que tende a se tornar um filão, assim como os documentários e os musicais no teatro.
Almanaque Virtual
No conjunto de delícias que o filme proporciona, um elemento bem saboroso é justamente o lado do ídolo que o grande público desconhece. A juventude no bairro da Tijuca com direito a uma bandinha de paróquia, sua incursão na TV Tupi pelo programa “Clube do Rock” e a viagem edificante, mas também transgressora, à Nova York.
Cinepop
Essa é uma obra minuciosa, digna das melhores biografias, num aspecto técnico e de atuações. [...] Seu ponto fraco, que promete não incomodar muito, é a estrutura básica de qualquer filme do subgênero no qual é montada e o teor didático.
Instituto Moreira Salles
"Tim Maia", de Mauro Lima, saiu melhor que a encomenda. É um dos poucos casos, a meu ver, em que o cinema conseguiu captar e reverberar a potência da arte de seu personagem.
Omelete
A reconstituição histórica das ruas e figurinos e o drama todo por que Tim Maia passou são apresentados de forma hollywoodiana. E se George Sauma pesa demais a mão na sua imitação de Roberto Carlos, tanto Robson quanto Babu acertam o tom...
Zero Hora
Com notório esforço para dialogar com o grande público sem radicalizar no registro mais sombrio e nem derrapar no sentimentalismo moralista, combinando humor, drama e música espetacular, o filme resulta em um tributo afinado que, provavelmente, receberia o aval do exigente Tim.
CineClick
A produção visa mostrar a verdade nua e crua sobre a pesada trajetória do cantor e sua inconsequência para aproveitar a vida em detrimento da carreira.
Cineweb
O filme é eficiente em não satanizar os aspectos mais controversos de sua personalidade, o que é um mérito de seus dois excelentes intérpretes. Babu Santana até se arrisca, e se dá bem, interpretando com a própria voz algumas canções...
Cinema com Rapadura
É uma cinebiografia absolutamente esquemática, da qual estamos acostumados a ver nas produções Globo Filmes [...]. Poderia ser vista como careta. É deveras cuidadosa e descreve bem sua história, mas está longe ter a fúria e o poder do cantor.
Correio Braziliense
Bem emoldurado, com rigorosa direção de arte de Cláudio Amaral Peixoto, "Tim Maia" segue eficiente andamento de pouco risco, comum às biografias – em que há narrador em canal direto com a plateia. O problema é que insiste demais na, pouco a pouco, cansativa fórmula da comunicação.
O Globo
Apesar do resultado irregular, trilha, maquiagem e figurino são dignos de nota. No elenco, Babu Santana e, sobretudo, Robson Nunes, o Tim mais jovem, se destacam. Seus companheiros de cena, no entanto, soam mais caricaturas do que tipos convincentes.
Papo de Cinema
Mauro Lima faz de "Tim Maia" um filme correto, porém sem coração. Está tudo lá, mas a sensação que fica é de que a soma dos fatores é menor do que cada um deles em separado.
Rubens Ewald
[Mauro Lima] colocou Cauã Raymond de narrador, não caprichou especialmente no visual (por vezes feio), mas o filme vai pegando ritmo e fôlego e se aproveita do ritmo contagiante de Tim.
Críticos.Com.Br
A sensação que o filme deixa [...] é a de desperdício de uma biografia fascinante tanto no aspecto humano quanto musical. Não nos permite entender por que Tim Maia foi um talento singular de nossa música e nem dá conta da sua complexidade humana.
Folha de São Paulo
Da primeira à última cena de "Tim Maia", não assistimos, mas escutamos um narrador contar uma história, por meio de uma voz "over" que anuncia, rememora, explica e quase impede o personagem principal de existir.