Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Emmanuela Oliveira
Bem distante da ação vertiginosa, sem perseguições nas vielas das favelas, tiros disparados ao extremo e música funk, "Alemão" está mais para o thriller, para a angústia do confinamento. É cinema que prioriza a psicologia e, de modo complementar, o desenvolvimento da personalidade de cada personagem.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Fragilizado também pela subtrama dispensável envolvendo o personagem de Antônio Fagundes, que busca trazer algum (melo)drama pessoal a um filme que não precisa de um, "Alemão" ainda assim é um longa eficiente, bem realizado e, sim, relevante. Mesmo que pareça inseguro quanto a isto.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Estado de Minas
por Ana Clara Brant
Sem dúvida, um dos grandes méritos está no elenco, mas o filme tem outros destaques, como roteiro, fotografia, direção e a trilha sonora [...]. Da leva de produções favela movie, "Alemão" traz à tona um novo olhar sobre o tema. Mais do que longa-metragem policial, ele fala de esperança, superação e – por que não? – de amor.
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
A Tarde
por João Carlos Sampaio
Amparada nos fatos reais para então desenvolver sua trama fictícia, a película sofre com alguns deslizes de verossimilhança na história. No entanto, as situações de ação e mesmo os elementos de drama policial estão muito bem encenados.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
Os atores são excelentes, Belmonte filma bem como sempre, com muita consciência da liberdade da câmera, mas as pontas soltas do texto comprometem um pouco a fruição. Não sei também se eu teria colocado cenas documentais das manifestações de junho...
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Cinema com Rapadura
por David Arrais
O filme, escrito por Gabriel Martins e Leonardo Levis, se desenvolve de maneira rasa e com grande indecisão sobre a abordagem que será dada ao tema. [...] O maior exemplo disso é aquele que deveria ser o vilão da trama, Playboy. Devido à falta de talento de [Cauã] Reymond, a única maneira encontrada de fazê-lo parecer uma ameaça real é manter o personagem com uma arma na mão sempre que surge em cena.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cineweb
por Neusa Barbosa
Contando com um elenco experiente, em que se destaca também Antônio Fagundes como o delegado Valadares, o diretor empenha-se na direção de seus atores. Mas, desde o começo, o roteiro, assinado por jovens profissionais com pouca experiência, vacila na definição dos personagens e na explanação de seus conflitos internos.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
Mais que atual, "Alemão", de José Eduardo Belmonte, é um filme urgente. Nisso reside sua força, mas decerto é também disso que resultam suas fragilidades. [...] Tão forasteiro ao cinema de ação como seus personagens são forasteiros à favela, o cineasta parece ter ficado mais com os cacoetes exteriores do que com a seiva do gênero. Alguém disse maldosamente, mas não sem um fundo de razão, que os atores parecem estar brincando de mocinho e bandido.
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
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Bem distante da ação vertiginosa, sem perseguições nas vielas das favelas, tiros disparados ao extremo e música funk, "Alemão" está mais para o thriller, para a angústia do confinamento. É cinema que prioriza a psicologia e, de modo complementar, o desenvolvimento da personalidade de cada personagem.
Cinema em Cena
Fragilizado também pela subtrama dispensável envolvendo o personagem de Antônio Fagundes, que busca trazer algum (melo)drama pessoal a um filme que não precisa de um, "Alemão" ainda assim é um longa eficiente, bem realizado e, sim, relevante. Mesmo que pareça inseguro quanto a isto.
Estado de Minas
Sem dúvida, um dos grandes méritos está no elenco, mas o filme tem outros destaques, como roteiro, fotografia, direção e a trilha sonora [...]. Da leva de produções favela movie, "Alemão" traz à tona um novo olhar sobre o tema. Mais do que longa-metragem policial, ele fala de esperança, superação e – por que não? – de amor.
A Tarde
Amparada nos fatos reais para então desenvolver sua trama fictícia, a película sofre com alguns deslizes de verossimilhança na história. No entanto, as situações de ação e mesmo os elementos de drama policial estão muito bem encenados.
Estado de São Paulo
Os atores são excelentes, Belmonte filma bem como sempre, com muita consciência da liberdade da câmera, mas as pontas soltas do texto comprometem um pouco a fruição. Não sei também se eu teria colocado cenas documentais das manifestações de junho...
Cinema com Rapadura
O filme, escrito por Gabriel Martins e Leonardo Levis, se desenvolve de maneira rasa e com grande indecisão sobre a abordagem que será dada ao tema. [...] O maior exemplo disso é aquele que deveria ser o vilão da trama, Playboy. Devido à falta de talento de [Cauã] Reymond, a única maneira encontrada de fazê-lo parecer uma ameaça real é manter o personagem com uma arma na mão sempre que surge em cena.
Cineweb
Contando com um elenco experiente, em que se destaca também Antônio Fagundes como o delegado Valadares, o diretor empenha-se na direção de seus atores. Mas, desde o começo, o roteiro, assinado por jovens profissionais com pouca experiência, vacila na definição dos personagens e na explanação de seus conflitos internos.
Instituto Moreira Salles
Mais que atual, "Alemão", de José Eduardo Belmonte, é um filme urgente. Nisso reside sua força, mas decerto é também disso que resultam suas fragilidades. [...] Tão forasteiro ao cinema de ação como seus personagens são forasteiros à favela, o cineasta parece ter ficado mais com os cacoetes exteriores do que com a seiva do gênero. Alguém disse maldosamente, mas não sem um fundo de razão, que os atores parecem estar brincando de mocinho e bandido.