Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Boston Globe
por Tom Russo
O thriller de montanhismo "Evereste" surpreende para um filme-catástrofe com elenco estelar, fundindo-se para entregar o tipo de drama contido esperado em filmes muito menores.
A crítica completa está disponível no site Boston Globe
Gazeta do Povo
por Anderson Gonçalves
Com um elenco de peso, que inclui Jason Clarke, Jake Gyllenhaal, Josh Brolin, Keira Knightley e Robin Wright, “Evereste” consegue imprimir um realismo assustador às cenas, que retratam em detalhes o drama vivido pelos alpinistas. Um filme tenso, que consegue angustiar e emocionar.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
Existem algumas boas razões para ver este robusto drama [...], começando por técnicas visuais de arregalar os olhos, [...] mas também incluindo vários personagens humanizados o suficiente para gerar preocupação real com os seus destinos, e uma atenção especial ao realismo que dá textura ao filme.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
The Playlist
por Erick Kohn
Kormákur, com a ajuda de um roteiro eletrizante e nada sentimental de William Nicholson e Simon Beaufoy, conseguiu inegavelmente ampliar as qualidades viscerais da difícil escalada, obtendo grande efeito.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Cinema com Rapadura
por Thiago Siqueira
A despeito do seu retrato otimista da humanidade – vide o esforço de todos nas tentativas de salvar os montanhistas desafortunados – “Evereste” é uma produção emocionalmente devastadora, com o próprio filme reconhecendo isso em seu terço final...
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Chicago Sun-Times
por Glenn Kenny
Um retrato detalhado e realista de alpinistas — de variadas experiências — enfrentando as piores condições possíveis, em alturas e climas que parecem concebidas para tacar um corpo humano para baixo.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
CineClick
por Pedro Tritto
Com um roteiro ágil e dinâmico, a trama foca somente no drama vivido pelos membros da fatídica excursão. Até aí tudo certo, já que isso ocorre de maneira segura e envolvente. No entanto, o longa passa por cima de outras questões importantes, como o negócio criado por Hall e seus concorrentes.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
O curioso é que, apesar de todas as suas virtudes técnicas, "Evereste" acaba sofrendo ao se ver obrigado a enfocar, depois de uma hora corretamente tensa, um terceiro ato que basicamente consiste de conversas e mais conversas via rádio e telefone.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cineweb
por Neusa Barbosa
As maiores emoções certamente pertencem a sequências de risco nas alturas e despenhadeiros, que as versões 3D e IMAX colocarão em melhor destaque. Quem tem vertigem pode não gostar muito, porque a altitude parece mesmo muito real nestes momentos.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Estado de Minas
por Julio Cavani
A carga melodramática fica praticamente restrita aos sentimentos das esposas e colegas dos alpinistas. [...] Outro diferencial de "Evereste" é a ausência de culpabilidade. Os acontecimentos trágicos são resultado do poder da natureza.
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
É inevitável a impressão de que vimos o mesmo épico de montanhismo de sempre, com outro elenco, e não "o" filme na escala do Evereste. [...] As imagens de escalada e os minutos no cume são de fato espetaculares, só que logo em seguida o filme despenca no abismo.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por André Miranda
‘‘Evereste’’ não é um filme de terror, nem de suspense, nem de ação. Se alguém perguntar o gênero, o mais correto é dizer que é um deslumbre trágico. A dor, acreditem, pode ser bonita. A morte, também.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Yuri Correa
O filme do realizador mediano Baltasar Kormákur não deixa de ser um exercício deslumbrantemente tenso e, de uma boa maneira, frustrante quando nos confronta com a forma cruelmente simples com que a realidade pode se apresentar.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
[...] "Evereste" não é o grande filme que almejava ser, mas ainda assim funciona - nem que seja para convencer você a não cometer a besteira de querer imitá-los.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Screen International
por Tim Grierson
O problema crucial de "Everest" [...] é empalidecer por comparação ao tentar capturar a mentalidade de seus calorosos personagens, resultando em um filme de sobrevivência maior em espetáculo do que em conexão humana.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Variety
por Justin Chang
Atingindo intermitentes rajadas de emoção entre um vagaroso, senão agonizante declive rumo à paralisia física e dramática, o maior e mais novo filme de estúdio norte-americano do diretor Baltasar Kormakur deve ter, com seu status de filme IMAX em 3D, um retorno digno nas bilheterias mundiais.
A crítica completa está disponível no site Variety
Washington Post
por Michael O'Sullivan
Filmado em IMAX 3D, o filme é uma orgia de sofrimento, uma experiência poderosamente incômoda que mexe muito mais com o seu estômago do que com as suas emoções.
A crítica completa está disponível no site Washington Post
Cinepop
por Octavio Caruso
A sensação que fica ao final é de uma profunda insegurança artística do realizador com relação ao fraco roteiro. Analisando quão sensível foi sua visão para o sobrevivente [...] no [seu] filme anterior, chega a ser frustrante constatar a pobreza no desenvolvimento dos personagens de "Evereste".
A crítica completa está disponível no site Cinepop
New York Times
por A. O. Scott
[Um filme] reconhecido por impressionantes time de estrelas e bravura técnica. O que definitivamente existe. Mas isso nunca parece chegar a lugar algum, tomando tempo e espaço sem conseguir sem especialmente memorável ou grandioso.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Omelete
por Marcelo Hessel
O que torna "Evereste" um filme absolutamente depressivo é que o diretor Baltasar Kormákur [...] esvazia de sentido as jornadas dos seus personagens, e não encontra nada em substituição para preencher esse vazio.
A crítica completa está disponível no site Omelete
The Guardian
por Peter Bradshaw
Um drama estranho e deprimente com bastante gelo, neve, barbas, montanhas, homens gritando instruções desesperadas para os outros através de suas barbas nevadas mais alto que ventos fortes e ensurdecedores.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Zero Hora
por Roger Lerina
Apesar das belas e assustadoras cenas de montanha – captadas no próprio Everest e nos Alpes italianos –, falta ritmo e tensão na montagem, imprescindíveis para que o público embarque na trama. "Evereste" é frustrante como uma subida que fica pelo meio do caminho.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
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Boston Globe
O thriller de montanhismo "Evereste" surpreende para um filme-catástrofe com elenco estelar, fundindo-se para entregar o tipo de drama contido esperado em filmes muito menores.
Gazeta do Povo
Com um elenco de peso, que inclui Jason Clarke, Jake Gyllenhaal, Josh Brolin, Keira Knightley e Robin Wright, “Evereste” consegue imprimir um realismo assustador às cenas, que retratam em detalhes o drama vivido pelos alpinistas. Um filme tenso, que consegue angustiar e emocionar.
The Hollywood Reporter
Existem algumas boas razões para ver este robusto drama [...], começando por técnicas visuais de arregalar os olhos, [...] mas também incluindo vários personagens humanizados o suficiente para gerar preocupação real com os seus destinos, e uma atenção especial ao realismo que dá textura ao filme.
The Playlist
Kormákur, com a ajuda de um roteiro eletrizante e nada sentimental de William Nicholson e Simon Beaufoy, conseguiu inegavelmente ampliar as qualidades viscerais da difícil escalada, obtendo grande efeito.
Cinema com Rapadura
A despeito do seu retrato otimista da humanidade – vide o esforço de todos nas tentativas de salvar os montanhistas desafortunados – “Evereste” é uma produção emocionalmente devastadora, com o próprio filme reconhecendo isso em seu terço final...
Chicago Sun-Times
Um retrato detalhado e realista de alpinistas — de variadas experiências — enfrentando as piores condições possíveis, em alturas e climas que parecem concebidas para tacar um corpo humano para baixo.
CineClick
Com um roteiro ágil e dinâmico, a trama foca somente no drama vivido pelos membros da fatídica excursão. Até aí tudo certo, já que isso ocorre de maneira segura e envolvente. No entanto, o longa passa por cima de outras questões importantes, como o negócio criado por Hall e seus concorrentes.
Cinema em Cena
O curioso é que, apesar de todas as suas virtudes técnicas, "Evereste" acaba sofrendo ao se ver obrigado a enfocar, depois de uma hora corretamente tensa, um terceiro ato que basicamente consiste de conversas e mais conversas via rádio e telefone.
Cineweb
As maiores emoções certamente pertencem a sequências de risco nas alturas e despenhadeiros, que as versões 3D e IMAX colocarão em melhor destaque. Quem tem vertigem pode não gostar muito, porque a altitude parece mesmo muito real nestes momentos.
Estado de Minas
A carga melodramática fica praticamente restrita aos sentimentos das esposas e colegas dos alpinistas. [...] Outro diferencial de "Evereste" é a ausência de culpabilidade. Os acontecimentos trágicos são resultado do poder da natureza.
Folha de São Paulo
É inevitável a impressão de que vimos o mesmo épico de montanhismo de sempre, com outro elenco, e não "o" filme na escala do Evereste. [...] As imagens de escalada e os minutos no cume são de fato espetaculares, só que logo em seguida o filme despenca no abismo.
O Globo
‘‘Evereste’’ não é um filme de terror, nem de suspense, nem de ação. Se alguém perguntar o gênero, o mais correto é dizer que é um deslumbre trágico. A dor, acreditem, pode ser bonita. A morte, também.
Papo de Cinema
O filme do realizador mediano Baltasar Kormákur não deixa de ser um exercício deslumbrantemente tenso e, de uma boa maneira, frustrante quando nos confronta com a forma cruelmente simples com que a realidade pode se apresentar.
Rubens Ewald
[...] "Evereste" não é o grande filme que almejava ser, mas ainda assim funciona - nem que seja para convencer você a não cometer a besteira de querer imitá-los.
Screen International
O problema crucial de "Everest" [...] é empalidecer por comparação ao tentar capturar a mentalidade de seus calorosos personagens, resultando em um filme de sobrevivência maior em espetáculo do que em conexão humana.
Variety
Atingindo intermitentes rajadas de emoção entre um vagaroso, senão agonizante declive rumo à paralisia física e dramática, o maior e mais novo filme de estúdio norte-americano do diretor Baltasar Kormakur deve ter, com seu status de filme IMAX em 3D, um retorno digno nas bilheterias mundiais.
Washington Post
Filmado em IMAX 3D, o filme é uma orgia de sofrimento, uma experiência poderosamente incômoda que mexe muito mais com o seu estômago do que com as suas emoções.
Cinepop
A sensação que fica ao final é de uma profunda insegurança artística do realizador com relação ao fraco roteiro. Analisando quão sensível foi sua visão para o sobrevivente [...] no [seu] filme anterior, chega a ser frustrante constatar a pobreza no desenvolvimento dos personagens de "Evereste".
New York Times
[Um filme] reconhecido por impressionantes time de estrelas e bravura técnica. O que definitivamente existe. Mas isso nunca parece chegar a lugar algum, tomando tempo e espaço sem conseguir sem especialmente memorável ou grandioso.
Omelete
O que torna "Evereste" um filme absolutamente depressivo é que o diretor Baltasar Kormákur [...] esvazia de sentido as jornadas dos seus personagens, e não encontra nada em substituição para preencher esse vazio.
The Guardian
Um drama estranho e deprimente com bastante gelo, neve, barbas, montanhas, homens gritando instruções desesperadas para os outros através de suas barbas nevadas mais alto que ventos fortes e ensurdecedores.
Zero Hora
Apesar das belas e assustadoras cenas de montanha – captadas no próprio Everest e nos Alpes italianos –, falta ritmo e tensão na montagem, imprescindíveis para que o público embarque na trama. "Evereste" é frustrante como uma subida que fica pelo meio do caminho.