Se pensarmos em casais icônicos de Hollywood, com certeza, Richard Burton e Elizabeth Taylor estarão entre eles. Os dois se conheceram, em 1963, quando eram casados com outras pessoas, durante as filmagens de Cleópatra, filme de Joseph L. Mankiewicz. O caso se tornou um verdadeiro escândalo, mas resultou no casamento de ambos em 1964. Entre idas e vindas, Liz e Burton ficaram juntos por dez anos, tiveram uma filha, se casaram e se separaram duas vezes; mas, de alguma maneira, conseguiram se manter próximos até a morte de Burton, em 1984.
O telefilme Burton e Taylor, dirigido por Richard Laxton, fala sobre os bastidores da temporada da peça Private Lives, escrita por Noel Coward, e que os dois estrelaram em 1983. Este seria o último trabalho de Burton e Liz juntos e o que o telefilme mostra é que a peça que eles encenaram (e que retratava um casal divorciado que, durante a lua de mel com seus novos companheiros, descobrem que estão hospedados em quartos vizinhos do mesmo hotel e que ainda se amam) se confundia com a própria história deles. O que fica subentendido é que esta foi uma tentativa mal sucedida, ao final, de Liz de se reunir novamente com o seu grande amor.
Apesar de não ter muitas cenas polêmicas e nem abordar situações que mostrem o quão turbulento era o relacionamento entre Liz e Burton, a verdade é que Burton e Taylor prende a atenção da gente, especialmente pela maneira como a história é desenvolvida. A curta duração do telefilme foi um acerto, assim como a escolha de Dominic West e Helena Bonham Carter para os papeis principais. Ambos estão ótimos!