A peça de teatro Fences foi apresentada na Broadway em 1987 e ganhou os prêmios do Tony Awards de melhor peça, melhor ator - para James Earl Jones - e melhor atriz coadjuvante - para Mary Alice. Um revival da trama também foi realizado em 2010, e colecionou prêmios como o Tony Awards de melhor revival para uma peça, melhor ator para Denzel Washington e melhor atriz para Viola Davis.
Fences é uma adaptação de uma peça de teatro de August Wilson, de 1983.
A peça ganhou o Prêmio Pulitzer de Drama em 1987.
August Wilson insistiu para que a adaptação de sua peça fosse dirigida por um homem afro-americano.
Terceiro filme dirigido por Denzel Washington.
Primeiro trabalho de August Wilson adaptado para o cinema.
Quando os estúdios da Paramount adquiriram os direitos do filme, Eddie Murphy foi cogitado para viver o personagem Cory. No entanto, devido a atrasos de filmagem, o ator teve que desistir do papel, já que estava muito velho para o personagem.
Apesar de August Wilson ter trabalhado por muito tempo na produção do roteiro do filme, o script ainda estava incompleto quando o escritor faleceu em 2005. Em janeiro de 2016, o Deadline Hollywood informou que o produtor Scott Rudin contratou Tony Kushner para finalizar o roteiro.
August Wilson recebeu uma indicação póstuma ao Oscar 2017 pelo roteiro do longa.
Viola Davis atuou em outro filme dirigido Denzel Washington: Voltando a Viver (2002).
Em Lila & Eve (2015), a personagem de Viola Davis tem um encontro com Denzel - o que neste caso quer dizer que ela fica em casa assistindo aos filmes estrelados por Denzel Washington. Um ano depois, ela interpretava a esposa do ator em outro filme.