Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância) : críticas imprensa
Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância)
Média
4,1
publicações
A Tarde
Almanaque Virtual
Chicago Sun-Times
Cinema com Rapadura
Cinema em Cena
Cinemascope
Folha de São Paulo
New York Times
Papo de Cinema
Rubens Ewald
Screen International
The Hollywood Reporter
Variety
Zero Hora
Cineplayers
Cineweb
Cinepop
Estado de Minas
O Globo
Rolling Stone
Télérama
The Guardian
Cineplayers
Omelete
Revista Interlúdio
Critikat.com
Critikat.com
Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
A Tarde
por Bruno Porciuncula
"Birdman" é uma crítica ácida ao mundo das celebridades, daqueles tipos de filmes inteligentes que aparecem de dez em dez anos. Imperdível.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Almanaque Virtual
por Filippo Pitanga
Este foi Iñarritú evoluindo sua babel cinematográfica de filme-coral em uma mente-coral, onde todas os personagens e catarses e cenas são uma colagem de uma só coisa: cinema-arte.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Chicago Sun-Times
por Christy Lemire
Ele [o diretor] fez um filme que é tanto tecnicamente surpreendente como emocionalmente rico, intimista apesar de enorme, doloroso apesar de cativante, satírico apesar de adorável. É também a primeira vez que Iñárritu [...] parece estar realmente se divertindo [na direção].
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Cinema com Rapadura
por Thiago Siqueira
Contando com atores que, ao contrário dos intérpretes retratados no filme, não se furtam em explorar seus próprios problemas públicos para aprofundarem seus personagens, o cast de “Birdman” demonstra um desprendimento que apenas ressalta o homogêneo brilhantismo de sua performance...
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
[...] "Birdman" tem, como trunfo, uma performance espetacular de Michael Keaton, que, no processo de encarnar um personagem movido pelo ego e pela arrogância, mostra-se incrivelmente vulnerável e corajoso ao usar a idade e o próprio envelhecimento...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cinemascope
por Paulo Júnior
[...] o filme de González Iñárritu é uma obra de arte intocável que apresenta distintos temas para a reflexão do espectador. Não é um filme fácil de entender, mas é nesse ponto que está o seu mérito, pois exige que o espectador não apenas “compre” as mensagens trazidas...
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Folha de São Paulo
por Sérgio Dávila
"Birdman" é todo ele criatividade [...] Firma ainda uma grande parceria, de Iñárritu e Keaton. O diretor mostra bom humor insuspeito e sobre a outro patamar, e o ator nos relembra por que gostamos dele, apesar de "Batman". Sim, Thomson/Keaton, Birdman/Batman, nem tudo é por acaso.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
New York Times
por Manohla Dargis
"Birdman" começa com [...] Michael Keaton de boa em seu camarim [...], quero dizer, flutuando. É uma decolagem desestabilizante para um entretenimento engraçado, frenético, flutuante [...] em que o próprio Iñárritu decola alto, ainda mais alto.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Papo de Cinema
por Rodrigo de Oliveira
Uma impecável performance do diretor, que conseguiu não só comandar seus atores pela montanha-russa de emoções que é a história, mas também os conduzindo por marcas e deixas que fizeram possível uma empreitada dessas dar certo.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Keaton é uma unanimidade. Inteiramente exposto, sem maquiagem, sem artifícios, ele da um show e uma lição de vida, não confundir papel/personagem com ator. Ele ajuda a tornar o filme único e ainda mais extraordinário.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Screen International
por Mark Adams
Um filme magnífico e empolgante que não se encaixa em nenhum gênero. "Birdman" é uma proeza técnica, uma comédia de humor negro com um roteiro inteligente e cheia de boas atuações.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
"Birdman" voa muito, muito alto. As intensas amarras emocionais e os sentimentos irregulares de atores voláteis vêm à tona para efeito dramático áspero e tragicômico em um dos exemplos mais consistentes de tour de force visualmente fluido já visto no Cinema.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Peter Debruge
Um sucesso em todos os aspectos, do elenco à direção. O filme vai eletrizar a indústria, cativar tanto o circuito de arte quanto os grandes cinemas comerciais, detonar na temporada de premiações e dar um novo começo à carreira de Keaton.
A crítica completa está disponível no site Variety
Zero Hora
por Daniel Feix
[...] "Birdman" é um filme-espetáculo, que pega o espectador menos pelo conteúdo de suas reflexões e mais pelo caráter divertidamente extravagante com o qual as apresenta.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Cineplayers
por Cesar Castanha
"Birdman" funciona muito como uma música orquestrada. Há um crescimento de ritmo que atravessa o filme, começando com o leve ping-pong do tom cotidiano, provocando-se com alguns absurdos no decorrer da trama e da montagem e alcançando um clímax.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Neusa Barbosa
O que "Birdman" tem de mais interessante é a integridade de sua confecção. A câmera inquieta, nos bastidores de um teatro, segue personagens – especialmente o protagonista – de modo nervoso, em longos planos-sequência, o que cria uma correspondência total com sua instabilidade emocional...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Cinepop
por Raphael Camacho
O novo e inovador projeto do cineasta mexicano Alejandro González Iñarritu é uma crítica a uma sociedade que necessita dos aplausos e deseja algum dia se tornar um viral da tecnologia.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Estado de Minas
por Mariana Peixoto
[...] falar de prêmios e indicações não dá conta da magnitude de "Birdman". Produção que dialoga diretamente com a indústria do entretenimento e com as relações humanas, é um filme de camadas. [...] E o que se assiste é uma aula sobre Hollywood, suas carreiras construídas e destruídas ao sabor do ventos.
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
O Globo
por André Miranda
“Birdman” sugere esperança para um homem que busca se reinventar. A mensagem [...] é que sempre há tempo para novas aventuras, heroicas ou humanas. A naturalidade do texto de Raymond Carver se contrapõe harmoniosamente aos excessos de um cinema em que heróis voam.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Rolling Stone
por Peter Travers
"Birdman" navega entre a realidade e a fantasia. Na sequência em que ele levita no camarim e debate com a voz de Birdman, que argumenta que o ator é bom demais para os “mariquinhas” do mundo do teatro, notamos que esta é a atuação da vida de [Michael] Keaton.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Télérama
por Louis Guichard
Para além do teor de pesadelo, o cineasta tenta atingir uma forma de inocência, uma relação ingênua com a ilusão e a arte. Mas é tarde. Já conhecemos o resultado do jogo: zero para Hollywood, zero para a Broadway.
A crítica completa está disponível no site Télérama
The Guardian
por Xan Brooks
Seria redundante reclamar que "Birdman" é um filme sem alma? Talvez seja. Ele é um filme superficial, egocêntrico, sobre um homem superficial e egocêntrico; tenso e persistente do início ao fim.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Cineplayers
por Gabriel Papaléo
Um pequeno grande conto da farsa cinematográfica vira um megalomaníaco ensaio definitivo sobre a vida de artista; a grande virtude da ignorância, no final, é acreditar que falar um pouco de tudo é ter coragem.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Omelete
por Érico Borgo
"Birdman" é, assim, um exercício de estilo opressivo, devidamente abraçado pelo elenco. Um filme cujo discurso promete questões profundas, mas entrega apenas convenções datadas.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Revista Interlúdio
por Gilberto Silva Jr.
Mesmo que muitas situações e diálogos se apresentem minimamente interessantes ao longo dos dois terços iniciais de projeção, muita coisa vai se perdendo ao longo do filme. Não somente as idéias originais, mas também personagens,como o ator vivido por Edward Norton...
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Critikat.com
por Fabien Reyre
Preocupado demais em atravessar portas abertas [...] e ocupar o papel de grande moralista, Iñárritu esqueceu de fazer cinema, mas conseguiu representar toda esta profissão que ele tanto despreza.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Critikat.com
por Benoît Smith
"Birdman" passa por absolutamente todos os clichês do tema abordado no roteiro: ensaios de peças que não dão certo, antigos narcisismos, alcoólatras, maus pais... [...] "Birdman" consegue ser tão vazio que quase dá para esquecer seu truque formal, através do qual ele tenta provar a presença de um autor.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
A Tarde
"Birdman" é uma crítica ácida ao mundo das celebridades, daqueles tipos de filmes inteligentes que aparecem de dez em dez anos. Imperdível.
Almanaque Virtual
Este foi Iñarritú evoluindo sua babel cinematográfica de filme-coral em uma mente-coral, onde todas os personagens e catarses e cenas são uma colagem de uma só coisa: cinema-arte.
Chicago Sun-Times
Ele [o diretor] fez um filme que é tanto tecnicamente surpreendente como emocionalmente rico, intimista apesar de enorme, doloroso apesar de cativante, satírico apesar de adorável. É também a primeira vez que Iñárritu [...] parece estar realmente se divertindo [na direção].
Cinema com Rapadura
Contando com atores que, ao contrário dos intérpretes retratados no filme, não se furtam em explorar seus próprios problemas públicos para aprofundarem seus personagens, o cast de “Birdman” demonstra um desprendimento que apenas ressalta o homogêneo brilhantismo de sua performance...
Cinema em Cena
[...] "Birdman" tem, como trunfo, uma performance espetacular de Michael Keaton, que, no processo de encarnar um personagem movido pelo ego e pela arrogância, mostra-se incrivelmente vulnerável e corajoso ao usar a idade e o próprio envelhecimento...
Cinemascope
[...] o filme de González Iñárritu é uma obra de arte intocável que apresenta distintos temas para a reflexão do espectador. Não é um filme fácil de entender, mas é nesse ponto que está o seu mérito, pois exige que o espectador não apenas “compre” as mensagens trazidas...
Folha de São Paulo
"Birdman" é todo ele criatividade [...] Firma ainda uma grande parceria, de Iñárritu e Keaton. O diretor mostra bom humor insuspeito e sobre a outro patamar, e o ator nos relembra por que gostamos dele, apesar de "Batman". Sim, Thomson/Keaton, Birdman/Batman, nem tudo é por acaso.
New York Times
"Birdman" começa com [...] Michael Keaton de boa em seu camarim [...], quero dizer, flutuando. É uma decolagem desestabilizante para um entretenimento engraçado, frenético, flutuante [...] em que o próprio Iñárritu decola alto, ainda mais alto.
Papo de Cinema
Uma impecável performance do diretor, que conseguiu não só comandar seus atores pela montanha-russa de emoções que é a história, mas também os conduzindo por marcas e deixas que fizeram possível uma empreitada dessas dar certo.
Rubens Ewald
Keaton é uma unanimidade. Inteiramente exposto, sem maquiagem, sem artifícios, ele da um show e uma lição de vida, não confundir papel/personagem com ator. Ele ajuda a tornar o filme único e ainda mais extraordinário.
Screen International
Um filme magnífico e empolgante que não se encaixa em nenhum gênero. "Birdman" é uma proeza técnica, uma comédia de humor negro com um roteiro inteligente e cheia de boas atuações.
The Hollywood Reporter
"Birdman" voa muito, muito alto. As intensas amarras emocionais e os sentimentos irregulares de atores voláteis vêm à tona para efeito dramático áspero e tragicômico em um dos exemplos mais consistentes de tour de force visualmente fluido já visto no Cinema.
Variety
Um sucesso em todos os aspectos, do elenco à direção. O filme vai eletrizar a indústria, cativar tanto o circuito de arte quanto os grandes cinemas comerciais, detonar na temporada de premiações e dar um novo começo à carreira de Keaton.
Zero Hora
[...] "Birdman" é um filme-espetáculo, que pega o espectador menos pelo conteúdo de suas reflexões e mais pelo caráter divertidamente extravagante com o qual as apresenta.
Cineplayers
"Birdman" funciona muito como uma música orquestrada. Há um crescimento de ritmo que atravessa o filme, começando com o leve ping-pong do tom cotidiano, provocando-se com alguns absurdos no decorrer da trama e da montagem e alcançando um clímax.
Cineweb
O que "Birdman" tem de mais interessante é a integridade de sua confecção. A câmera inquieta, nos bastidores de um teatro, segue personagens – especialmente o protagonista – de modo nervoso, em longos planos-sequência, o que cria uma correspondência total com sua instabilidade emocional...
Cinepop
O novo e inovador projeto do cineasta mexicano Alejandro González Iñarritu é uma crítica a uma sociedade que necessita dos aplausos e deseja algum dia se tornar um viral da tecnologia.
Estado de Minas
[...] falar de prêmios e indicações não dá conta da magnitude de "Birdman". Produção que dialoga diretamente com a indústria do entretenimento e com as relações humanas, é um filme de camadas. [...] E o que se assiste é uma aula sobre Hollywood, suas carreiras construídas e destruídas ao sabor do ventos.
O Globo
“Birdman” sugere esperança para um homem que busca se reinventar. A mensagem [...] é que sempre há tempo para novas aventuras, heroicas ou humanas. A naturalidade do texto de Raymond Carver se contrapõe harmoniosamente aos excessos de um cinema em que heróis voam.
Rolling Stone
"Birdman" navega entre a realidade e a fantasia. Na sequência em que ele levita no camarim e debate com a voz de Birdman, que argumenta que o ator é bom demais para os “mariquinhas” do mundo do teatro, notamos que esta é a atuação da vida de [Michael] Keaton.
Télérama
Para além do teor de pesadelo, o cineasta tenta atingir uma forma de inocência, uma relação ingênua com a ilusão e a arte. Mas é tarde. Já conhecemos o resultado do jogo: zero para Hollywood, zero para a Broadway.
The Guardian
Seria redundante reclamar que "Birdman" é um filme sem alma? Talvez seja. Ele é um filme superficial, egocêntrico, sobre um homem superficial e egocêntrico; tenso e persistente do início ao fim.
Cineplayers
Um pequeno grande conto da farsa cinematográfica vira um megalomaníaco ensaio definitivo sobre a vida de artista; a grande virtude da ignorância, no final, é acreditar que falar um pouco de tudo é ter coragem.
Omelete
"Birdman" é, assim, um exercício de estilo opressivo, devidamente abraçado pelo elenco. Um filme cujo discurso promete questões profundas, mas entrega apenas convenções datadas.
Revista Interlúdio
Mesmo que muitas situações e diálogos se apresentem minimamente interessantes ao longo dos dois terços iniciais de projeção, muita coisa vai se perdendo ao longo do filme. Não somente as idéias originais, mas também personagens,como o ator vivido por Edward Norton...
Critikat.com
Preocupado demais em atravessar portas abertas [...] e ocupar o papel de grande moralista, Iñárritu esqueceu de fazer cinema, mas conseguiu representar toda esta profissão que ele tanto despreza.
Critikat.com
"Birdman" passa por absolutamente todos os clichês do tema abordado no roteiro: ensaios de peças que não dão certo, antigos narcisismos, alcoólatras, maus pais... [...] "Birdman" consegue ser tão vazio que quase dá para esquecer seu truque formal, através do qual ele tenta provar a presença de um autor.